cidades na Alemanha

Cidades na Alemanha: destinos sensacionais para a sua viagem

São mais de 11.000 cidades na Alemanha, o país que é a quarta maior economia do mundo e tem a maior população da União Europeia, com mais de 80 milhões de habitantes.

Além de importante destino de viagem, a Alemanha tem mais de 30% de sua área ocupada por bosques e florestas e um altíssimo IDH — Índice de Desenvolvimento Humano. Enquanto Brasil ocupa a posição de número 84 os alemães estão na posição 6, em um total de 189 países.

As paisagens são tão variadas quanto os costumes da população diferem de região para região, e o turismo é um setor em franca expansão.

Palácios, castelos, cidades vibrantes e outras que parecem pertencer ao passado são algumas das muitas opções na Alemanha.

E como o país é verde! Bem cuidado, a população é respeitosa e mesmo gentil com os estrangeiros. As estradas são seguras e bem sinalizadas, o transporte público eficiente e muito bem dimensionado e a gastronomia vai muito além da cerveja e das salsichas — um autêntico clichê.

(O palácio da imagem acima é o Herrenhausen, em Hannover).

Um país dividido em 16 estados

Berlim é a capital do país e também a do estado de Berlin-Brandenburg.

Bremen e Hamburgo são cidades-estado, independentes desde o tempo da Liga Hanseática.

Além destes três estados, existem mais 13 — com as suas respectivas capitais:

  1. Baden-Wurttenberg: Stuttgart;
  2. Baixa Saxônia: Hannover;
  3. Bavária: Munique;
  4. Brandenburg: Potsdam;
  5. Hesse: Wiesbaden;
  6. Mecklenburg-Vorpommen: Schwerin;
  7. Renânia do Norte Vestfália: Düsseldorf;
  8. Renânia-Palatinado: Mainz;
  9. Saarland: Saarbrücken;
  10. Saxônia: Dresden;
  11. Saxônia-Anhalt: Magdeburg;
  12. Schleswig-Holstein: Kiel;
  13. Turíngia: Erfurt.

As 5 maiores cidades na Alemanha

A capital, Berlim, é a mais populosa do país e um dos destinos que Alfredo e eu mais amamos visitar no mundo. Já estivemos lá algumas vezes, mas sonhamos em voltar!

Hamburgo, as margens do rio Elba, tem o segundo porto mais movimentado da Europa e é onde está o maior PIB do país. É uma cidade elegante com uma gastronomia bem cuidada, e muito saborosa.

Munique é um dos destinos mais visitados pelos brasileiros, mas acredite: há muito mais para ver na cidade, e na bavária, do que apenas as suas concorridas cervejarias.

Colônia é uma das muitas cidades fundadas pelos romanos e tem mais de 2000 anos de História. E lá também onde fica o monumento mais visitado da Alemanha: a Catedral de Colônia.

Frankfurt não é só o coração financeiro do país e onde está um dos maiores aeroportos internacionais do continente. Vale a pena conhecer os seus muitos e ótimos museus.

5 destinos culturais no país

Leipzig é uma das cidades mais interessantes na Alemanha, extremamente ligada à Cultura: Artes e Música. É lá que fica o Völki — um dos maiores e mais elegantes monumentos Art Déco do mundo.

Cidades-alemanha
Interior do monumento conhecido como Völki: seu nome completo é Völkerschlachtdenkmal — um dos lugares mais visitados de Leipzig.

Dresden era a joia barroca do país e por isso foi destruída pelos Aliados nos últimos dias da II Guerra Mundial. Mais de 75 anos se passaram e isso ficou para trás: tudo foi reconstruído e a cidade voltou a brilhar, e a atrair milhares de turistas anualmente.

Nuremberg: uma cidade medieval que guarda construções e acervos museológicos surpreendentes. Vale ser conhecida em qualquer estação do ano.

Potsdam, pertinho de Berlim, é uma cidade tranquila com belíssimos palácios e seus jardins aprazíveis e bem cuidados. Mas não ouse fazer só um bate-volta: o destino merece mais da sua atenção!

Würzburg, uma das cidades mais importantes da Rota Romântica, fica na Francônia, norte na Bavária, e é berço de uma importante produção vinícola. Além disso tem a antiga Residenz — construção magnífica que é um dos melhores exemplos do Barroco no país.

5 cidades na Alemanha que encantam a qualquer visitante

Aachen é outro destino antiquíssimo e a sua catedral é muito importante para a nacionalidade alemã. Fica pertinho da fronteira com a Holanda e a Bélgica.

Heidelberg é onde está a universidade mais antiga do país, fundada em 1386! Um dos locais mais charmosos e animados a ser conhecido.

Lübeck também pertenceu a Liga Hanseática e tem um centro histórico bem preservado e interessante. É de lá que vem uma iguaria nacional: o marzipan!

Bremen é puro charme! A cidade transformou o antigo bairro medieval dos pescadores em um distrito boêmio, ocupado por galerias, lojas simpáticas, cafés e restaurantes. Um must conhecer!

Rothenburg ob der Tauber: uma cidade medieval murada, quase toda em estilo enxaimel. Uma das cidades mais visitadas na Alemanha!

5 destinos menos conhecidos que merecem estar em sua lista

Darmstadt é mais uma das cidades na Alemanha com acervos impressionantes em seus museus. Para que gosta de joias e do estilo Art Nouveau/Déco vale a visita, nem que seja em um passeio de um único dia. Há ainda um bairro feito por uma colônia de artistas só com construções Jugendstil.

Augsburg existe desde 15 a.C e é uma cidade belíssima: construções antigas e bem preservadas são motivos de sobra para conhecer o destino que é a sede administrativa da Suábia, e fica na Bavária.

cidades-alemanha augsburg
Salão magnífico no Schaezlerpalais — um palácio lindo em Augsburg.

Magdeburg é onde fica a catedral gótica mais antiga da Alemanha. Importante desde os tempos medievais e é tida como a cidade de Otto, o primeiro Imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

Garmisch-Partenkirchen é uma das cidades alpinas, conhecida por suas belas paisagens e destino badalado no inverno. Pertinho dali fica o ponto mais alto da Alemanha: o Zugspitze, com 2960 metros de altitude.

Travemünde é um bairro afastado de Lübeck, a poucos minutos do centro da cidade e a beira do Mar do Norte. Lugar de veraneio dos alemães da região é também ponto de partida para atravessar por mar à Dinamarca, Suécia e aos Países Bálticos.

Para saber mais: nossos posts sobre algumas cidades na Alemanha

Agora que você já tem uma boa ideia do país indicamos a seguir nossos posts que tratam exclusivamente de cada destino.

Em cada um deles irá encontrar informações relevantes e interessantes de cada cidade, a saber:

É claro que há muito mais para ser visto na Alemanha, um destino fácil de ser percorrido seja em carro ou trem. Aventure-se por este país encantador e não irá se arrepender!

E caso queira incluir outros países em seu roteiro de viagem saiba que a Alemanha faz fronteira com a Áustria, Suíça, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Polônia, República Tcheca e com a Dinamarca.

E antes de nos despedir, se você tiver interesse em ver imagens destes e de outros destinos em que estivemos, com dicas e informações diárias, é só nos acompanhar em nosso Instagram.

Assim como aqui em nosso blog: toda semana colocamos no ar um novo assunto!

Banner AlemanhaPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

6 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.