viena arte musica

Viena é uma cidade cultural e para conhecê-la é preciso prestar atenção na Arte e Música

Você sabia que Viena é o principal destino para os amantes da boa música?

E que a cidade tem em seus museus um dos maiores e melhores acervos de arte da Europa?

Pois bem! Assim é a capital da Áustria e toda vez que visitamos esse pedacinho tão especial do planeta caímos de amores novamente.

Por isso separamos algumas dicas imperdíveis para quem pretende visitar a cidade. Confira abaixo!

Música em Viena 

Não deixe de assistir, ao menos, uma apresentação musical na cidade. São diversas as opções, desde um concerto em uma das muitas igrejas em meio ao seu passeio pelo centro histórico até a experiência inesquecível de assistir a uma apresentação da Orquestra Filarmônica.

Só depende do seu nível de interesse!

Saiba quais são as 3 principais casas de espetáculo

Você vai entrar no clima da cidade e logo vai entender que o vienense respira música!

Volksoper

Nós adoramos abrir a viagem com o uma ida a Casa de Ópera do Povo, ou Volksoper. Ela fica fora do centro, mas é fácil de chegar, inclusive usando transporte público.

Nós recomendamos fortemente assistir a uma opereta por lá, mas se programe com antecedência, pois os ingressos acabam em um piscar de olhos.

Staatsoper

Essa é a Ópera Estatal da cidade, luxuosa e com ingressos que podem chegar a pequenas fortunas, para quem fizer questão de estar nas melhores localizações, ou para quem for assistir a uma première.

Mas eles vendem ingressos com preços promocionais, e de última hora. E, se tiver sorte e estiver por lá no verão, poderá assistir à apresentação no imenso telão instalado no lado de fora da Staatsoper. Demais, né?

Musikverein

Essa é tida como a casa de espetáculos com a melhor acústica da Europa! É lá que acontecem os dois concertos mais concorridos do mundo: na noite do dia 31 de dezembro e na manhã de 1 de janeiro.

(Nós explicamos melhor sobre opções de fim de ano em Viena no post Réveillon em Viena).

Arte para todos os gostos 

Para os amantes da arte, Viena é recheada de museus e há exemplos maravilhosos de arquiteturas em diversos estilos: barroco, neoclássico, jugendstil… Impossível não se encantar!

Saiba quais são os nossos museus preferidos

Além do Hofburg, a antiga sede do governo imperial, e de instituições consagradas em qualquer roteiro para conhecer a cidade, como o Belvedere, ou o Augustina, nós indicamos uma opção menos óbvia: o MAK Museum.

Dedicado as Belas Artes é um espaço aonde é possível ver de perto as produções da Wiener Werkstätte, o movimento responsável pela renovação artística do movimento secessionista de Viena.

E, para completar o programa, não deixe de conhecer o belíssimo prédio da Secessão Vienense – um dos pontos mais visitados da cidade, que tem em seu interior um friso pintado por Gustav Klimt!

E se quiser apreciar mais obras de Klimt, e parar conhecer um museu bem menos lotado que o Belvedere, não deixe de ir ao Leopold Museum.

O acervo deles é simplesmente excelente: além de obras do grande mestre austríaco contam com trabalhos de outros gênios do mesmo período.

Mas como não se vive só de Arte e Música em Viena

Então, é bom lembrar que Viena também é conhecida por seus muitos cafés!

Os vienenses são imbatíveis nos doces, e são muitíssimas as opções. Desde a icônica Sacher Torte, o bolo de chocolate que fez a fama do chiquérrimo Hotel Sacher, ou os bolos, tortas, docinhos e lanches da Confeitaria Demel. Tudo é delicioso!

Experimente sentar nas mesas da calçada durante os meses mais quentes e apreciar o movimento. São cobiçadas, mas vale a pena esperar.

No inverno as atrações mudam um pouco — por isso fizemos um post especial para a estação, que é alta temporada por lá!

Viena é um das mais bonitas cidades da Europa

E vale ainda contar que a capital austríaca foi eleita em 2019, e pela décima vez consecutiva, a melhor cidade do mundo para se viver. Eles alcançaram 99,1 pontos (em 100) na pesquisa realizada pelo grupo da renomada revista The Economist.

E Viena merece! A cidade é linda, com muito verde, belas construções, baixíssima criminalidade, um eficiente transporte público e entretenimento para todos. Além de acesso à saúde e educação para todos.

Para se ter uma ideia do que é viver em Viena, Copenhagen — reconhecida pelos bons serviços públicos — está apenas na 9ª posição do citado ranking.

Para mais dicas de Viena veja outros posts aqui no blog, ou em nosso Instagram. Ou deixe aqui os seus comentários.

Abaixo preparamos um E-book gratuito sobre a Áustria. Não deixe de baixar!

Aliás, se quiser um roteiro completo para conhecer o que há de melhor na cidade confira nosso Guia Premium de Viena. O investimento é pequeno, mas as informações completíssimas!

Banner áustriaPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

10 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.