Frankfurt

Frankfurt, o centro financeiro da Alemanha, vale a visita

O nome da cidade vem de tempos ancestrais: Frankfurt am Main significa, em português, lugar onde os francos atravessavam o rio Meno a vau, a pé ou a cavalo.

Desde 450 a.C. os Celtas habitavam a região que foi conquistada pelos romanos, expulsos no ano 300. Carlos Magno faz referência à cidade em 794 e, em 1372, Frankfurt tornou-se cidade imperial livre — subordinada diretamente ao Imperador —  data considerada como a da sua fundação.

De 1562 a 1792 Frankfurt substituiu Aachen na coroação dos imperadores do Sacro Império Romano-Germânico. Outro fato que orgulha muito Frankfurt é ser a cidade natal do renomado escritor Johann Wolfgang von Goethe, nascido em 1749.

Frankfurt
Römerberg Platz, o Centro Histórico de Frankfurt, reconstruído após 1945

O centro antigo de Frankfurt

Frankfurt am Main, como todas as cidades grandes e médias da Alemanha, foi totalmente destruída na 2ª Guerra Mundial. O casario que vemos hoje é uma reconstrução, minuciosamente executada no pós-guerra, a partir de 1945.

O Römerberg Platz é o centro antigo da cidade onde se encontram a Prefeitura, a Catedral e um belo conjunto de prédios construídos com a técnica do “enxaimel” — que consiste em preencher uma robusta estrutura de madeira com tijolos bem queimados.

Ali também se encontram a Fonte da Justiça e a Igreja de São Nicolau. Bem próximo está a Kleinmarkthalleo antigo mercado da cidade —ofertando não somente frutas, legumes, aspargos, queijos e guloseimas, mas também as belas flores da temporada.

Destaque para o comércio local

Da mesma forma o visitante encontra em diversos pontos de Frankfurt um rico comércio de alta qualidade, atualizado nas suas ofertas aos clientes e contemporâneo na apresentação de seus produtos. Com isso recebe seus consumidores em amplas lojas de departamento.

Destacam-se também nesta área, vitrinas de apurada qualidade estética, como a ilustrada abaixo. Estão presentes na região também as maiores grifes do mundo do luxo e da moda.

Frankfurt-vitrine
Vitrina elegante e de alta qualidade estética, do centro comercial de Frankfurt am Main.

Uma cidade ao mesmo tempo cosmopolita e humana

Ao redor do centro histórico foram implantados modernos edificios de escritórios e moradias, projetados com grande apuro arquitetônico e impecável acabamento.

Juntos dão o perfil da Frankfurt contemporânea: o centro financeiro da Alemanha, instalado em cidade premiada por sua qualidade de vida, classificada entre as 10 melhores do mundo — a primeira é Viena e a nona Copenhagen.

Frankfurt
Vista de parte da área moderna da cidade, com edifícios contemporâneos apresentando arquitetura de alta qualidade. Um projeto implantado segundo normas que garantem a qualidade de vida da população na habitação e no trabalho.

Os museus de Frankfurt

Museumsufer

Em Frankfurt é possível visitar um grande número de museus, muitos deles concentrados no Museumsufer – conjunto de museus na margem do rio Meno – situado no lado oposto ao centro da cidade.

Dentre estes, destacamos o Museum Angewantekunst: Museu das Artes Aplicadas, abrangendo do Barroco ao Art Nouveau – Déco — como é conhecido no Brasil o estilo que em alemão se chama Jugendstil.

Neste museu você irá apreciar obras de arte com requinte técnico e conceitos atualizados de exibição de artes plásticas, ao alcance de visitantes dos mais diversos níveis culturais.  

Das Geldmuseum – o Museu do Dinheiro

Frankfurt-das-geld
Vista da instalação expondo a história do DINHEIRO À VISTA, com informações e conceitos sobre esta modalidade de pagamentos, cada vez menos utilizada.

O museu apresenta a história do dinheiro a partir do seu surgimento no mundo ocidental em 650 a.C., na Lídia e na Jônia, no reinado do rei Creso.

Inicialmente foram utilizadas pelotas de elétron — minério de ouro e prata da região — para facilitar o escambo de mercadorias comuns por um produto de valor concentrado, de volume e peso portátil e de utilidade geral da comunidade.

Posteriormente estas pelotas foram fundidas em rodelas de eléctron, prata e ouro, padronizadas no peso e na pureza. A garantia destes parâmetros era dada pelo rei Creso, marcando-as com o seu símbolo: cabeças de leão e touro justapostas.

Desta forma foi criada a MOEDA DE VALOR INTRÍNSECO com a FIDÚCIA do rei Creso, para o incremento das trocas indiretas.

2500 anos da História do Dinheiro

Dando um salto de 250 anos para Atenas, em 400 a.C., o museu apresenta o debate entre Platão e seu discípulo Aristóteles.

Aristóteles afirmava que a validade do dinheiro estava em seu valor intrínseco, já Platão defendia que o dinheiro era aceito pela sociedade não apenas pelo parâmetro defendido por Aristóteles mas, principalmente, na confiança em quem o emite e o garante.

Ou seja, em latim, a FIDÚCIA é a garantia do seu emissor.

Imaginavam que esta era uma discussão que nos remete à Antiguidade Clássica?

Afinal, o que é o dinheiro?

O museu apresenta desta forma a História do Dinheiro, exibindo os seus conceitos básicos — cada vez mais válidos no mundo de hoje — quando o dinheiro está se tornando exclusivamente digital e contábil.

Na sequência é apresentada uma narrativa completa da história do desenvolvimento do dinheiro na Europa.

Recomendo não deixar de visitar este museu. E não se preocupe com o os ingressos: são gratuitos! Mas não se esqueça: é necessário agendar previamente, pela internet. Saiba também que este museu fica próximo ao centro.

Conheça Frankfurt

Como Frankfurt é o ponto de chegada na Alemanha, por causa de seu imenso aeroporto internacional, muitos visitantes acham que é apenas um ponto de conexão para outros destinos.

Espero que este meu relato lhe garanta um motivo para querer ficar ao menos 2 na cidade.

E se gostar da região, confira meus outros posts da Alemanha:

É preciso deixar claro que existem duas cidades na Alemanha com o nome Frankfurt:

  • Frankfurt am Main: normalmente só chamada de Frankfurt, é uma cidade globalizada, no centro-sul da Alemanha. Fica no estado de Hesse — perto da Renânia;
  • Frankfurt an der Oder: uma pequena cidade, perto da fronteira com a Polônia.

Toda semana tem textos novos em nosso blog, e para ver outros destinos em que estivemos, nos acompanhe em nosso Instagram!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.