Colonia Alemanha

Colônia, uma das melhores cidades para viajar na Alemanha

Dicas e impressões de um arquiteto com avós de Colônia e Düsseldorf — dois destinos imperdíveis na Alemanha.

Colônia, na origem Colonia Claudia Ara Agripinensis, foi fundada pelos romanos no século I como capital da Germânia Inferior.

Em 462 foi conquistada pelos Francos e, na Idade Média, tornou-se um dos principais membros da Liga Hanseática.

Na 1ª Guerra Mundial foi ocupada pelos franceses e ingleses e, na 2ª Grande Guerra, Colônia foi uma das cidades mais bombardeadas da Alemanha. A estrutura da cidade foi quase completamente destruída e sua população foi reduzida em 95% – por mortes e evasão.

A bem sucedida restauração no pós- guerra preservou edifícios históricos e implantou uma bela paisagem urbana em Köln, o nome alemão de Colônia, hoje a 4ª maior cidade da Alemanha.

Melhores opções para chegar à Colônia, na Alemanha

Saindo do Brasil a melhor opção para chegar à Colônia é a partir do Aeroporto de Frankfurt.

Dalí você pode complementar a viagem por trem, muito confortável, percorrendo apenas 150 km em 1h20. Outra opção é partir de Paris, objetivo turístico de muitos brasileiros, também viajando de trem, por cerca de 500 km, em 3h30.

Como o turista deve entender o traçado da cidade

Colônia foi reconstruída a partir do seu centro histórico, do Kölnerdom, a magnífica catedral gótica, iniciada no ano 313 e concluída apenas em 1880.

Deste ponto, que aparece na foto acima, visto de uma agradável confeitaria, a Café Reichard, alcança-se a pé um grande número de pontos de interesse turísticos, comerciais e culturais.

Daí a vantagem de se hospedar nas proximidades, onde também está localizada a Estação Ferroviária. Assim, somente é necessário tomar táxi quando e se visitar destinos mais distantes.

Considerando uma estadia de poucos dias, estes destinos distantes não são muitos, pois praticamente encontra-se tudo do que mais interessa ao turista dentro de um raio de cerca de 1200 m da catedral.

Destinos Comerciais: compras em Köln

As principais ruas comerciais de Colônia são a Hohe Strasse e a Schildergasse.

A primeira inicia próximo do Café Reichard acima referido e termina 680 metros depois, formando um “T” com a segunda, Schildergasse.

Nestas ruas o turista encontra tudo: desde um imenso supermercado de eletrônicos do mundo todo, o Media Markt, onde o cliente levando um carrinho se serve nas gôndolas e, apenas caso necessário, conta com auxilio de monitores.

Ali você vai encontrar de tudo que se pode imaginar de produtos eletrônicos a preços atraentes.

Tentações também não faltam nas grandes lojas de renomadas marcas da refinada indústria alemã, como os utensílios domésticos da WMF, porcelanas da Villeroy & Bosch e tudo mais para satisfazer os desejos do consumidor.

Para finalizar as compras, não se pode deixar de ir até a rua Glockengasse, 4, sede original da famosa  4711 Kölnischwasser — a mais famosa água-de-colônia do mundo. Ali você pode comprar seus produtos deliciosamente perfumados ou, até mesmo, fazer uma visita guiada às suas instalações.

Na volta ao hotel, no fim de tarde do verão, ainda claro até às 20h00, é lícita uma pausa para rememorar as visitas do dia, apreciando a bela e imponente catedral, a quarta mais alta do mundo.

Ou, caso também queira conhecer a mais tradicional cervejaria da cidade, atravessar a praça e ocupar um mesa na choperia Früh, fundada em 1904, onde se bebe a famosa cerveja Kölsch na calçada, no balcão ou com opção em restaurante simples ou refinado.

Desta cerveja consomem-se 380.000 hectolitros por ano!

colonia alemanha
Fernand Lèger: Os mergulhadores — óleo, carvão sobre tela, 1942 — Ludwig Museum

Destinos culturais: museus

Museum Wallraf-Richartz

Iniciado em 1824 e aberto ao público em 1861. O edifício atual é de 2001, projeto do arquiteto Oswald Mathias Ungers. 

Um dos três maiores da cidade, o museu apresenta obras dos períodos: Gótico, Renascentista, Barroco e Impressionista em instalações requintadas e tecnicamente corretas.

Museum Kolumba

Fundado em 1853 pela Associação de Arte Cristã para a Arquidiocese de Colônia, em 1989 passou para o patrocínio desta.

O edifício atual, projeto do arquiteto Peter Zumthor, foi inaugurado em 2007.

Construído sobre a igreja românica de Santa Kolumba, destruída na 2ª Guerra, o museu exibe as ruínas em seu subsolo.

A proposta deste museu é contrapor o antigo ao novo, e a fusão do espaço interno ao externo. O acervo abrange obras da antiguidade tardia até hoje.

Museum Ludwig

Instituição independente, instalado em 1976 ao lado da Catedral de Colônia, abriga o acervo de arte moderna do Museu Wallraf-Richartz, em edifício construído pela Cidade de Colônia.

Com projeto dos arquitetos Peter Bussmann e Godfrid Haberer o edifício foi inaugurado em 1968 e abriga um acervo que abrange obras a partir de 1900: Expressionismo, Surrealismo, Pop Art e expoentes do modernismo — Marc Chagal e 900 trabalhos de Picasso, além de obras da vanguarda russa.

Colonia Alemanha
Ponte Hohenzollern: vista do Museu Ludwig. Construída em 1911, destruída em 1945 e reconstruída em 1948. Próxima a Estação Ferroviária, com 409 metros, oferece belas visões sobre a cidade e sua catedral.

Para quem quer saber mais da região

Colônia tem fácil acesso ferroviário a outros destinos na Alemanha. Para quem tiver mais tempo no destino recomendamos visitar também Düsseldorf e Aachen, que ficam a menos de 1 hora de trem.

A região, a Renânia, é belíssima e também é fácil viajar de carro, ou fazer passeios pelo Reno. Estamos preparando mais conteúdos sobre cidades próximas, como Düsseldorf e Aachen.

Até lá, para ver mais imagens de Colônia, da Alemanha, e demais destinos em que estivemos, siga-nos no Instagram!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

11 Comentários

  1. Ótima estreia! O post fez- me lembrar das vanguardas europeias e viajar novamente pelas aulas de Literatura. Muita história e arte em um só lugar.

    1. Que bom Daniele! Ficamos felizes que tenha aproveitado! 😉

  2. Adorei as dicas

    1. Que bom! Toda semana tem assunto novo por aqui!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.