roteiro de viagens

Roteiro de viagens: um check list em 13 passos

Para fazer um bom roteiro de viagens é preciso seguir alguns passos: siga o nosso check list e aproveite mais as suas próximas viagens!

E pensando em tantos amigos digitais que tem nos pedido ajuda preparamos este check listsomado a uma série de informações que facilitarão o processo para você.

Ah, e não deixe de conferir os outros links que indicamos abaixo, pois complementam o assunto.

A seguir vamos explicar cada tópico, e dar alguns exemplos. Mas, antes, vamos já registrar tudo que você deve considerar:

Check list para seu roteiro de viagens:

  1. escolha o destino, ou destinos;
  2. defina quanto tempo vai durar a sua viagem;
  3. quando ir: melhor época x quando você pode ir;
  4. tenha os seus objetivos de viagem claros;
  5. estipule um orçamento da viagem;
  6. escolha a hospedagem;
  7. resolva o meio de locomoção;
  8. programação no destino: o que fazer;
  9. cheque toda documentação necessária para viagem;
  10. defina como serão feitos os pagamentos;
  11. esteja assegurado;
  12. se organize: para não deixar de realizar os seus sonhos;
  13. tenha um plano de ausência: para que tudo permaneça em ordem enquanto estiver fora.

E o mais importante: leve em conta que tudo deve ser pensado de forma a adequar o seu roteiro de viagens aos seus interesses.

1. Destino

Muita gente começa o seu planejamento comprando as passagens aéreas, mas isso pode gerar gastos e deslocamentos desnecessários.

O ideal é começar escolhendo para onde irá, sobretudo se for viajar para mais de um destino.

Uma vez definidas as cidades que irá conhecer ficará mais fácil de resolver como chegar, como irá se deslocar entre os destinos e quais são as melhores opções.

Só vale começar pelas passagens aéreas se for aproveitar uma super promoção de bilhetes, ou se for emitir as passagens com milhas. De qualquer forma: pense antes para onde deseja ir.

Nada pior do que perder tempo precioso com longas e desnecessárias conexões. Ou pior, gastar mais com a locomoção entre um destino e outro do que o inicialmente esperado…

Não se esqueça também de:

Descobrir, ao menos em linhas gerais, quais dos principais pontos do destino se ajustam ao que você gosta e às suas expectativas.

Pois, só assim será possível determinar quanto tempo ficar em cada cidade, como se locomover e onde se hospedar.

Não deixe também de fazer uma rápida pesquisa para conhecer um pouco mais da história e da cultura do país a ser visitado, bem como da região de seu interesse.

Se estiver em busca de inspiração temos um post bem interessante com alguns destinos de sonho.

2. Quanto tempo irá ficar?

Tampouco dá para comprar passagens de avião sem essa informação. E, mesmo se for de carro ou trem, é bom saber quanto durará a sua hospedagem — para não ser surpreendido caso resolva ficar mais.

Isso não quer dizer que não possa deixar uma folga — só recomendo que faça isso de forma estratégica.

Cheque as possibilidades de antemão e confira se não há algum evento especial nos dias de sua estada. Isso evitará que tenha problemas com disponibilidade, ou maior variação de preço.

3. Quando ir?

Nem sempre é possível conciliar a melhor época para aproveitar um destino com a sua disponibilidade para viajar, pelos mais variados motivos.

De nada adiante sonhar em conhecer as badaladas praias espanholas e desembarcar no país em pleno inverno!

Ou sonhar em assistir aos concertos em Viena e estar na capital austríaca durante as férias da temporada.

Então: saiba o que pretende ver e fazer — e cheque se é possível durante o tempo que tem disponível. Lembre-se: programação é tudo para garantir o sucesso de seu roteiro de viagens!

4. Quais são os seus objetivos?

Não deixe para resolver quando chegar ao destino!

Pode parecer estranho, mas muita gente primeiro embarca, depois vai descobrir o que quer ver por lá. E isso, se pensarmos um pouquinho, não faz sentido!

Então tenha em mente antes o quer ver no destino, o que interessa a vocêsó assim a viagem será verdadeiramente um prazer e você não corre o risco de ver ou fazer algo que não tenha nada a ver com quem você é e com as suas expectativas.

5. Orçamento: sem ele, como organizar o seu roteiro de viagens?

Esse item é tão importante que fizemos um post super completo para ajudá-lo a controlar os seus gastos de viagem. Não deixe de conferir!

6. Hospedagem

Uma regra geral é: quanto maior a antecedência da marcação, menores os custos com hospedagem.

Seis meses é uma antecipação excelente — só precisa ser maior em datas especiais, como alguns destinos de Reveillonou para eventos muito concorridos.

Mais algumas dicas valiosas

Ao reservar a hospedagem com antecedência alguns buscadores permitem que você escolha a opção que garante cancelamento gratuito.

Além disso, você poderá resolver se quer pagar adiantado, parcelado, ou no check-outVeja o que lhe convém!

O cancelamento gratuito garante não só o melhor preçomas também a sua estada no local escolhido. E se os planos forem modificados ou se você achar um local melhor, uma promoção ou preço mais atrativo depois de feita a reserva, é só cancelá-la. Simples!

Banner-roteiroPowered by Rock Convert

7. Como pretende se locomover?

Mais um tópico que exigirá bastante atenção e que deve ser resolvido o quanto antes em seu roteiro de viagens: por isso estude as distancias entre os destinos, e quais são as melhores opções — sempre levando em conta o seu jeito de viajar, seu orçamento e a sua disposição.

Para ajudar temos mais dois posts bem completos, explicando tudo que deve saber para escolher entre alugar um carro, ou e viajar de trem. Também vale dar uma conferida em Planejamento de Viagem, com considerações sobre passagens, documentos e afins.

O planejamento é importante porque pode fazer com que diminua os gastos, ou aumente o conforto: você sabia que ao comprar os tickets de trem com dois ou três meses de antecedência da viagemencontrará um valor consideravelmente menor?

Nós já viajamos em classe executiva pagando o mesmo que em classe econômica — um luxo que vale a programação, não é mesmo?

8. O que fazer em sua viagem

Objetivos estipulados, viagem marcada, hospedagem resolvida. Tudo resolvido? Ainda não!

O que pretende ver/conhecer naquela cidade?

Vai a cidades grandes e muito turísticas como Paris ou Roma e quer visitar os museus — é prudente comprar os bilhetes antecipadamente, sob pena de passar horas nas filas, ou simplesmente não visitá-los.

Pretende assistir a um jogo no Camp Nou em Barcelona? Sem se organizar para comprar os ingressos, nada feito.

Adora restaurantes badalados e estreladosSem reservas, quase nunca será possível.

E por aí vai.

Então, repito mais uma vez: se organize, pense no que te interessa e se programe! Só assim a sua viagem terá a sua cara!

E lembre-se de levar ainda em consideração ao organizar o seu roteiro de viagens

Tem restrições alimentaresPreferências? Viaja com crianças pequenas? Tem alguma necessidade especial?

É ainda mais importante pesquisar e se planejar.

Gastar este tempo antes de embarcar vai diminui consideravelmente os temíveis perrengues. Vale a pena!

9. Documentação necessária

Depende do destino e tipo de viagem. Mas em Planejamento de Viagem encontrará tudo que precisa saber. Não esqueça de checar também as datas de validade dos seus documentos (carteira de motorista, passaporte, se seu RG está ok, vencimento de cartões e etc.).

10. Pagamentos

Uma vez estabelecido o orçamento é preciso organizar os pagamentos: milhas, cartões de crédito e débito, dinheiro.

Tem um tópico descomplicando a questão dos pagamentos em Planejamento de Viagens.

11. Seguros

Não viaje sem seguro: é muito arriscado!

Alguns países europeus que assinaram o Tratado de Schengen exigem esta documentação, com um valor mínimo para liberar a entrada de estrangeiros no país.

Cheque se seu cartão de crédito lhe dá direito ao seguro — os melhores do mercado garantem essa vantagem, sem cobrar nada por ela!

12. Realize os seus sonhos

Toda vez que iniciamos um roteiro de viagens temos sonhos a realizar. Talvez seja apenas conhecer um destino que já tenha visto tantas vezes nos filmes preferidos, ver ao vivo aquela obra de arte que apenas conhece dos livros, visitar a cidade dos antepassados ou ver ao vivo uma partida do time preferido.

Não importa: procure realizar os sonhos!

ajuste-os à sua realidade! Por exemplo: sonha em ficar no Ritz em Paris, mas seu orçamento te impede. Leve uma roupa bacana, se produza, coloque seu perfume preferido e vá ao bar: tome um drink, ou um café.

Assim, terá tido, ao menos, o gostinho de ter estado lá!

13. Tenha um plano de ausência

Por último, mas não menos importante, se organize para que tudo continue funcionando no período em que estiver fora.

Tem bichos de estimação: quem irá cuidar deles? Vão para um hotelzinho? Confira se estão vacinados, deixe a alimentação garantida, brinquedos e tenha a certeza de que estarão bem.

Crianças ou adolescentes? Quem ficará com eles? Deixe tudo anotado para o responsável: médicos, principais atividades. Alguém de confiança que esteja disponível em caso de um problema maior.

Plantas em casa? Jardim? Piscina? Veja o que precisa ser feito, nem que seja só regar.

Organize aquela pequena reforma ou a pintura que vem protelando há um tempo para ocorrer enquanto estiver fora; leve o carro para manutenção — aproveite o tempo que estará fora para fazer coisas que se tornam mais complicadas na rotina do seu dia a dia.

E nem preciso comentar para deixar as contas organizadas, dinheiro no banco para emergência, e avise seu gerente que estará fora.

Imprevistos sempre podem acontecer.

E agora que chegou ao final do nosso check list para ajudar a organizar seu roteiro de viagens, sugerimos ficar de olho em nossas redes sociais. Ali, mostramos um pouco de tudo que vimos pelo mundo.

É só nos acompanhar! Aqui no blog ou em nosso Instagram.

E se precisar de mais ajuda, baixe gratuitamente o E-Book que preparamos para você. É só clicar no banner laranja acima ou aqui, em “Faça Seu Próprio Roteiro“.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

9 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.