Quem está sonhando com uma viagem à Europa deve ter em mente que é preciso se organizar muito bem: tanto para evitar decepções, e perrengues, quanto para aproveitar o que o continente tem de melhor.
É por isso que decidimos compartilhar a nossa experiência: já estivemos juntos em mais de 30 países nas últimas duas décadas. E foram dezenas de viagens para a Europa.
Então, confira as dicas e informações que separamos para facilitar a sua programação e desfrute as suas escolhas!
Uma primeira viagem para Europa?
Ponto número um: é impossível conhecer tudo em uma única e primeira viagem. Por mais que possa parecer “caber” no roteiro de viagem visitar uma cidade por dia, isso NÃO é verdade!
Outra questão a se levar em conta: entenda que, ao escolher visitar muitas cidades em diferentes países irá gastar bastante com os deslocamentos — e isso vale para recursos e tempo. Então, tampouco recomendamos incluir mais que três países em cada plano de viagem.
Se for a sua primeira viagem ao exterior a dica básica é: simplifique. Sugerimos começar com Portugal e Espanha — assim não terá grandes problemas com a língua e a cultura local, e vai se preparando para conhecer sem sustos outros países no futuro.
Aqui indicamos alguns posts sobre as duas principais cidades portuguesas, onde estivemos mais de dez vezes (e sempre queremos voltar):
Documentação e cia: um check list descomplicado
Para uma viagem a Europa é fundamental que tenha:
- seu passaporte com validade posterior a 6 meses após o embarque;
- um Seguro Viagem em dia. Confira se o seu cartão de crédito lhe dá direito a este benefício ou contrate uma boa agência de viagem (nós oferecemos o serviço).
Mas, como passageiros menos frequentes acabam tendo dificuldades e muitas dúvidas nesta etapa, resolvemos publicar um material muito mais completo sobre o assunto: documentos para viajar de avião.
Que tal uma mãozinha para montar seus próprios roteiros de viagem?
Nem sempre fomos viajantes experientes. Começamos a viajar como você: cheios de vontade de conhecer o mundo e com dúvidas na hora de programar cada uma das nossas viagens.
Nesses mais de 20 anos erramos e acertamos; e aprendemos muito. Aliás, foi só depois disso que nasceu este blog, na certeza de poder contribuir para que outras pessoas aproveitem o melhor de cada lugar visitado.
Antes de continuar, identifique o seu perfil de viajante: assim será capaz de entender o que faz sentido para você. E leia:
E qual é a melhor maneira de se locomover em sua viagem para Europa?
Bom, infelizmente não podemos oferecer uma resposta simples: depende!
A melhor maneira de se locomover em uma viagem para Europa será consequencia da escolha dos destinos, seu perfil de viajante e, também, do seu orçamento de viagem.
Mas, não se aflija! Preparamos duas matérias bem interessantes e completas sobre o assunto:
Quando ir à Europa?
Aqui a escolha é só sua: e o primeiro item a considerar é quando você pode ir. De uma maneira muito geral é alta-temporada no verão e baixa no inverno.
Mas, isso não é uma regra: por exemplo, em Viena, a capital da Áustria, uma das épocas mais festivas, caras e procuradas é no final de ano — portanto, em pleno inverno europeu.
Se puder escolher, outono e primavera na Europa são épocas menos concorridas, e com clima mais ameno. Estas são matérias publicadas aqui no blog sobre esta temática:
- primavera na Europa;
- fim de ano fora do Brasil;
- Réveillon no exterior;
- Réveillon em Viena;
- Viena no inverno;
- curta o Dia de Reis na Europa.
E outra dúvida: o que levar na bagagem em uma viagem para Europa?
De novo, sem resposta fácil. A mala de viagem deve ser feita de acordo com os locais visitados, tipo de hospedagem e, é claro, ajustada a cada estação!
A única constante é que você vai precisar de muito menos roupa do que pode imaginar. Atente-se à franquia liberada em seu ticket aéreo, ao que consegue carregar no trem e é importante que a mala, em si, seja o mais leve possível.
E mais uma dica especial: tudo que é importante deve ir com você, em sua bagagem de mão.
A escolha dos destinos
Seja para quem fará uma primeira viagem para Europa, ou para quem já esteve lá, a escolha dos destinos é sempre primordial para o sucesso da programação.
Sugerimos olhar sempre no mapa, e checar as distâncias entre as cidades a serem visitadas. E, mais uma dica especial: assim como na hora de fazer as malas, comece mais amplo, e vá tirando algumas opções. Assim aproveitará mais e melhor cada local.
Em busca de inspiração para as suas próximas viagens? Também podemos ajudar! Não deixe de ler os seguintes posts:
- 15 maiores cidades da Europa;
- destinos românticos: 12 lugares para viajar com o seu amor;
- lugares para viajar no Peru;
- conheça alguns dos melhores hotéis da Europa;
- 14 lugares para viajar que valem a visita;
- pensando na próxima viagem? Nós temos as melhores dicas para você.
E para ter mais informações sobre alguns dos países europeus em que estivemos confira:
- Alemanha;
- Áustria;
- Dinamarca;
- Escócia;
- Finlândia;
- França;
- Hungria;
- Itália;
- Letônia;
- Países Baixos;
- Portugal;
- Suíça.
Cada um dos posts contém links que irão direcionar você a diversas cidades. Aproveite!
Precisa de ajuda para a sua viagem para Europa?
Viajar para a Europa é uma oportunidade incrível de explorar uma rica tapeçaria de culturas, história e paisagens deslumbrantes. Desde as charmosas ruas de Paris até as majestosas montanhas dos Alpes, cada país oferece experiências únicas.
Se você está pronto para descobrir tudo o que a Europa tem a oferecer, a Boutique de Viagem Gallas & Disperati ajuda os nossos clientes a criar roteiros personalizados que destacam as delícias culturais e as principais atrações de cada destino.
Entre em contato e comece a planejar uma experiência inesquecível.
E mais algumas últimas recomendações para sua viagem para Europa
Lembre-se: você precisa dormir, para ter pique e aproveitar a sua Eurotrip. Então, nada de programar viradas malucas em aeroportos com muitas escalas de avião, procure não dormir no trem (a não ser que seja trem leito, para longos destinos) e não conte o dia de partida e da chegada como úteis.
Saiba que irá gastar tempo na alfândega, podem ocorrer atrasos e, havendo conexões, pode ser até que você chegue, e sua bagagem não! Então deixe sempre uma folga confortável, para evitar maiores problemas (e custos desnecessários).
Sugerimos conferir também uma matéria super completa com os melhores acessórios para viajar: confira quais são essenciais!
E vale ler também a matéria que publicamos com dicas simples e fáceis de seguir para aumenta as suas chances de conseguir upgrades em hotéis. Elas funcionam!
O que não fazer
Não desperdice tempo no que você não gosta: a viagem é sua, não importa o que os outros dizem.
Em hipótese alguma gaste mais do que pode: vai ser pior para resolver na volta.
Refreie aquela vontade louca de levar o seu armário junto com você: viaje leve! O que não significa que deve andar todos os dias de agasalho, ou com a mesma roupa.
Se arrume um tantinho: ou vai se penalizar quando detestar TODAS as suas fotos. Para ajudar também já publicamos algumas dicas essenciais para Fotos de viagem: garanta ótimos clicks.
E Não viaje sem um Seguro Saúde
Gosta de nossos conteúdos? Nos acompanhe. Por aqui ou em nosso Instagram @gallasdisperati.
Esperamos você mais vezes!