o que ver no porto

O que ver no Porto? Descubra os Melhores Lugares!

Hoje trazemos algumas dicas de o que ver no Porto, a principal cidade ao norte de Portugal, ótimo destino para quem gosta de arte, belezas naturais, boa comida e ótimos vinhos!

Antes de mais nada acho válido explicar que  tenho paixão por viajar e que adoro montar roteiros, pois é a maneira que encontramos de aproveitar da melhor forma possível cada um dos dias da nossa viagem.

O Porto é uma cidade a beira do rio Douro, a belíssima região onde são produzidos alguns dos melhores vinhos portugueses, além dos afamados vinhos do Porto.

Quer saber mais? Continue lendo!

O que ver no Porto?

Centro da principal e mais afamada região vinícola do país, uma das opções é fazer passeios de barco pelo rio ou ir de trem até as cidades vizinhas, como Pinhão e Régua, com vistas de tirar o fôlego. É possível ainda atravessar o rio Douro e conhecer as adegas em Vila Nova de Gaia!

Para quem gosta de vinhos…

Caso você ainda não tenha ouvido falar do Vinho do Porto é preciso conhecer uma das adegas que produzem este vinho único, de sabor pronunciado e maior teor alcoólico. Não deixe de fazer um dos tours nas afamadas casas Ferreira, Real Companhia Velha, Graham’s, Taylors, Croft…

E ainda que você já aprecie esta bebida tão característica da região norte de Portugal, que tal ir a um dos restaurantes das adegas, e ter uma experiência gastronômica completa?

Também é possível visitar uma das marcas de vinho da região do Douro, ou mesmo se hospedar em uma delas.

E para conhecer a cidade…

As margens do rio Douro, chamada de Ribeira, são o lugar ideal para apreciar a beleza da cidade, com inúmeros restaurantes e lugares para se hospedar. Por isso está sempre cheia de gente e é um dos lugares mais animados da cidade. Nós sempre preferimos ficar no centro antigo, lugar ideal para iniciar as andanças pelo Porto, que é bastante irregular. Então, se prepare com sapatos confortáveis para subir e descer ladeiras.

E para quem, como nós, gosta de Arte e Arquitetura…

Em primeiro lugar, esteja sempre com sua câmera ou celular a postos, pois a cidade é por demais fotogênica!

o que ver no porto
Vista de uma das laterais revestidas de ouro na Igreja de São Francisco. A imagem principal, acima, é dos casarios no cais da Ribeira.

E, para quem gosta de arte barroca o Porto guarda um dos maiores tesouros no estilo em Portugal: trata-se da Igreja de São Francisco, capaz de embasbacar o mais cético dos mortais. A decoração interior desta igreja, que atualmente é um museu, impressiona e é conhecida por ser totalmente revestida de ouro brasileiro: vindo da região das Minas Gerais. Ela fica ao lado do Palácio da Bolsa, e foi um dos destaques do nosso projeto O Barroco no reinado de D. João V.

Se quiser ver mais sobre este estilo, há também no Porto a Igreja de Santa Clara, igualmente revestida de ouro. Ali o visitante não vai encontrar tantos turistas, mas sim um exemplo do refinamento do barroco português. E destacamos ainda a Igreja de São Bento da Vitória, bem no coração do centro histórico da cidade.

E não deixe de prestar atenção nos azulejos da cidade: são lindos e fazem ótimos fundos para as suas fotos!

Se a sua preferência artística for para períodos mais recentes da história, há um exemplo muito simpático de Art Nouveau no Café Majestic. Por lá, você pode tomar um café, chá da tarde, almoçar ou jantar. Está sempre aberto e quase sempre lotado, e não aceita reservas.

Para ver um elegante exemplar do Art Déco português recomendamos ir até Serralves, construção instalada em um lindo parque, para abrigar uma coleção de arte contemporânea. Essa construção é um dos destaques do nosso livro sobre o Art Déco.

Um lugar curioso…

De certo que indicações de o que ver no Porto não estaria completa sem indicarmos uma visita a Livraria Lello! Pois, se você, como nós, adora livros, dê uma passada lá! Fica na Rua das Carmelitas: uma das mais lindas bookshops pelo mundo afora. E se você é fã da saga Harry Potter saiba que foi justamente a escadaria da Livraria Lello que inspirou a autora J. K. Rowlings a bolar a escada de Hogwarts. Mas, prepare-se: são centenas de turistas diariamente por ali!

E para ver além do Porto

Saiba também que a cidade é lugar ideal de partida para visitar outras cidades portuguesas! Nós adoramos Guimarães, Amarante, Vila Real e tantas mais. É só escolher, de acordo com a vontade e interesse de cada viajante. Veja o nosso post com mais dicas de cidades para conhecer em Portugal.

Então, agora que você já saber o que ver no Porto, conta pra gente o que mais te chamou atenção! Nós somos fã dessa cidade!

PS – Para mais sobre Portugal, Lisboa ou sobre tantas outras cidades que visitamos veja o nosso Instagram!

PortugalPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

6 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.