Reveillon em Viena

Reveillon em Viena. Saiba por que vale muito a pena!

Viena conquistou pela décima vez seguida em 2019 o posto de melhor cidade do mundo, o inverno é alta temporada por lá e passar o Reveillon em Viena é algo para se fazer, ao menos, uma vez na vida!

O Reveillon em Viena é um acontecimento! Planejado para que todos possam aproveitar, de acordo com as suas possibilidades, a noite de 31 de dezembro é conhecida pelo nome de Noite de São Silvestre, ou Silvesterabend.

Viena é uma das cidades mais lindas do mundo! Reconhecida pela ótima qualidade de vida para a sua população, é um dos lugares mais seguros da Europa. Só por isso já vale ser visitada em qualquer época do ano, não é mesmo?

A cidade tem ainda uma programação intensa no final de ano e é destino de milhares de pessoas. Quer saber o motivo? Continue lendo!

Saiba que no inverno a neve está quase sempre presente em Viena, e se estiver pensando em visitar a cidade nesta época, confira o nosso post sobre o assunto.

A musical Viena

Dezembro e janeiro são meses de alta temporada na cidade, quando acontecem muitos dos principais eventos vienenses — quase todos ligados a música.

O mais famoso e aguardado é o Concerto de Ano Novo do Musikverein – reconhecido o melhor espaço acústico em todo o mundo, construído em estilo Neoclássico (e reproduzido em nosso livro Do Reino Unido ao Império). 

Vale avisar que é tão concorrido que os lugares chegam a ser vendidos por verdadeiras fortunas, comercializados com um ano antes de antecedência, em um sistema de leilão online, sendo o concerto televisionado e transmitido em tempo real para vários países.

Impressionante, não é mesmo?

As opções do Hofburg

A nossa escolha para o dia 1º de janeiro é participar do Concerto de Ano Novo do Hofburg – menos caro e concorrido. Ainda assim está sempre lotado e para o qual também é preciso comprar ingressos com meses de antecedência, realizado no salão principal desse que é o Palácio Imperial, sede do poder Habsburg.

É nesse mesmo palácio que acontecem diversos bailes a rigor durante todo o ano, sobre os quais se destaca o da Noite de São Silvestre, o mais encantador Reveillon em Viena: Silvester Ball.

Mais informações sobre o Silvesterball

Começa as seis da tarde, tem coquetel no lobby do palácio, abertura das escadarias para acesso aos diversos salões de baile, onde os convidados serão divididos de acordo com os tickets adquiridos.

Há possibilidade desde uma simples entrada por volta das 10 da noite até opções com lugar marcado e jantar completo, em vários pratos, harmonizados com vinhos e espumantes austríacos e europeus.

Tudo é decorado majestosamente, e as diferentes orquestras tocam desde valsas e árias de óperas e operetas famosas até samba. Aliás, não acaba antes das 4 da manhã…

Os convidados são vienenses, austríacos e cidadão de todo o mundo!

Todos estão vestidos a rigor e a organização respeita o modo de vestir no país de cada convidado: smokings e vestidos black tie para a maioria, mas também se vê lindos quimonos japoneses, sáris indianos, homens vestindo kilt e mulheres do leste europeu com seus vestidos de noiva.

É preciso respeitar as tradições vienenses e os vestidos femininos são preferencialmente de mangas longas, ou se pode usar luvas acima dos cotovelos. Militares usam os seus uniformes de gala e a cor branca é reservada as debutantes, que se apresentam nesta noite.

É uma experiência tão especial que já a vivemos em três oportunidades!

Que tal aprender a dançar valsa

Para quem quiser é possível fazer aulas na mais tradicional escola de valsa vienense, a Tanzschule Elmayer, ou Escola de Dança Elmayer.

Esqueça a valsa que conhecemos aqui ou a que aparece no quadro “Dança dos Famosos” do Faustão. A valsa vienense é muito mais elegante e harmoniosa, mas ninguém vai te olhar feio se não souber os passos perfeitamente. E, afinal, todos acabam se divertindo no Reveillon em Viena.

Ópera ou opereta?

Se estiverem nesta época na cidade não deixe de assistir a, pelo menos, uma montagem de ópera ou opereta. A diferença entre a primeira e a segunda é que as operetas são mais leves, demoram menos tempo e acabam sendo mais fáceis de curtir.

De uma maneira simplista pode-se dizer que as operetas são as mães dos musicais.

A suntuosa Ópera Estatal da cidade é outra grande experiência a ser vivida. Mas esteja preparado, pois são cerca de 4 horas de espetáculo!

Para todos os gostos, o imperdível mesmo é ver uma operetta na Volksoper, ou Opera do Povo. Menos caras, nada elitistas, estas apresentações estão sempre lotadas e são sempre inesquecíveis.

E ainda tem a gastronomia vienense…

De certo que Viena é ainda conhecida por seus muitos cafés charmosos, por seus doces que tiram qualquer um do regime e pelo prato que leva o nome da cidade: wiener schnitzel.

Embora pouco conhecidos por aqui, a Áustria produz ainda excelentes vinhos brancos e tintos, além disso, tem ótimos restaurantes e museus incríveis, além de palácios e igrejas que são verdadeiras obras de arte.

Viena foi o centro de um dos maiores impérios do mundo ocidental, sede do poder da família Habsburg por quase mil anos.

Dicas Importantes

Se decidir passar o Reveillon em Viena e não tiver smoking, ou não quiser alugá-lo aqui no Brasil, não se desespere!

várias casas na cidade que alugam a vestimenta, assim como vestidos femininos e luvas longas. Veja com o concierge do seu hotel, ou pergunte ao staff do Hofburg.

Ademais, eles podem também providenciar ingressos para concertos, óperas e operetas e ajudar na marcação de lugares para jantar.

Você também pode fazer isso pela internet, é só se organizar e gastar um tempinho.

E, para facilitar a vida de quem gostaria de saber mais sobre Viena, nós preparamos um roteiro premium sobre a cidade para você!

Aqui em nosso blog você irá encontrar sempre dicas fora do óbvio e experiências testadas e aprovadas. São conteúdos pensados para você viajar melhor, e mais!

Toda semana postamos novas matérias. E se quiser ver mais imagens e dicas sobre Viena ou outras cidades em que estivemos, é só nos acompanhar em nosso Instagram!

banner austriaPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

5 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.