cidades na franca

Cidades na França: destinos sensacionais além de Paris

Sim, Paris é incrível, mas existem outras cidades na França que merecem a sua atenção.

Para nós, algumas delas são ainda mais interessantes que a capital do país. Saiba quais são e o que há de melhor em cada uma delas!

Um panorama geral

A França é o maior país da União Europeia e a terceira maior economia do continente — atrás de Alemanha e Reino Unido. Faz fronteira com Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, Bélgica e Luxemburgo.

Para se ter uma melhor noção de seu tamanho usamos a comparação feita pelo The Economist que informa ser a área continental francesa apenas um pouco maior que a do estado da Bahia.

A população é de 67 milhões de habitantes e o país é dividido em 18 regiões, 5 delas Ultramarinas.

Ao todo são 96 departamentos, 329 distritos — ou arrondissements, 3879 cantões e 36.571 municípios.

França, o destino turístico mais visitado do mundo

A França é o país que mais recebe visitantes em todo o mundo: são mais de 80 milhões ao longo do ano. E os motivos são muitos!

Várias centenas de museus espalhados pelas cidades na França, uma das melhores gastronomias, grandes vinhos, paisagens belíssimas e construções que se destacam e fazem parte do Patrimônio da Humanidade.

7 cidades na França que adoramos

Paris é o principal destino do país, e merece um post só seu, que faremos mais adiante. Aqui vamos apresentar algumas opções menos óbvias e que podem ser incluídas em seu próximo roteiro de viagens:

cidades ba franca Nancy
Vista parcial da Place Stanislas, o coração do centro histórico de Nancy.

Nancy

Foi a capital da Lorena, sede de um Ducado e, junto com Paris, tornou-se o principal centro do movimento Art Nouveau. Por isso, para quem gosta de arte e arquitetura saiba que a cidade é um excelente destino na França.

Atualmente faz parte do departamento Meurthe-et-Moselle e é uma importante região industrial do país. E Nancy é também um reconhecido polo gastronômico — o que na França, é assunto seríssimo.

No centro histórico eles têm até uma rua apelidada de “Gourmet”. São vários ótimos estabelecimentos, que também podem ser encontrados nas proximidades.

O coração da cidade é a Place Stanislas — tida como uma das mais lindas praças do mundo. E é mesmo!

São 4 pavilhões e as áreas são protegidas por imensos portões de ferro com dourado, adornados por bonitas fontes. Em um dos pavilhões está o Museu de Belas Artes de Nancy — um dos mais antigos do país e com um acervo de respeito.

E ainda tem o Musée de l’École de Nancy. O espaço é fantástico, instalado há mais de 50 anos na propriedade que pertenceu ao patrono do movimento Art Nouveau na cidade, Eugène Corbin.

Dijon

Dijon é a capital histórica da Borgonha e da belíssima Côte d’Or, uma das principais regiões viníferas francesas.

Importante culturalmente concentra construções desde o Românico, Góticas, Renascentistas — como as diversas obras em estilo enxaimel do centro antigo.

É também a terra da mostarda, que ali ganha ares de protagonista, e do delicioso pain d’epices: um bolo macio e aerado com especiarias. Provamos com recheio de cassis, de laranja e de framboesa (todos divinos!).

Reims

Voce sabia que as duas catedrais góticas mais importantes da França são a de Chartres e a de Reims?

E que foram justamente estas duas catedrais que deram origem ao que ficou conhecido como estilo Gótico? Pois é!

Reims é uma de nossas cidades preferidas na França, cheia de construções lindíssimas, ótimos restaurantes, museus com acervos fantásticos e um clima festivo. É a capital da região da Champagne!

Quando os romanos chegaram ao local, há mais de 2000 anos, já eram um importante centro comercial e já produziam vinhos.

A principal atração da cidade é sua catedral medieval: Notre-Dame de Reims, construída no século XIII.

idades na franca vezelay
Uma das ruelas estreitas de Vézelay, um dos locais mais românticos da Borgonha.

Vézelay

É um pequeno vilarejo no alto de uma colina na Borgonha, no departamento de Yonne. É um famoso centro de peregrinação há mais de mil anos!

Toda a região é perfeita para ser percorrida com calma, com tempo para apreciar cada pequena cidade, parando quando der vontade. O ideal é estar de carro por ali.

Faz parte do longo Caminho de Santiago de Compostela e sua principal atração é a Basílica de Santa Maria Madalena – um antigo mosteiro beneditino que começou a ser construído nas primeiras décadas do ano 1000.

Na praça em frente à Basílica há hoteis e restaurantes, sempre com atendimento cordial e ótima gastronomia. Ideal para uma escapada romântica a dois!

cidades na franca beaune
Praça em Beaune, o centro de venda dos vinhos da Borgonha, na Côte d’Or.

Beaune

É onde são realizados os leilões anuais de vinho produzidos na Borgonha.

A cidade é puro charme, repleta de lugares especiais para comer e saborear alguns dos melhores vinhos europeus.

O Hospice de Beaune, onde são realizados os leilões, é uma das obras góticas mais alegres que conhecemos e um dos monumentos mais importantes da França.

Foi criado como um hospital para pobres e necessitados há mais de 550 anos!

E o casal de fundadores legou à cidade uma obra com continuidade assegurada: parte do valor arrecadado com a produção de vinhos local — de algumas das mais renomadas e caras marcas do mundo — vai para a fundação: que hoje tem um hospital moderno e continua a atender a população.

Eles também são responsáveis pela conservação do Hospice de Beaune e a renda obtida com ingressos e locação de espaços reverte para o próprio complexo.

Genial, não é?!

Carcassonne

Carcassonne é a maior das cidades totalmente muradas da Europa.

São 3 km de muralhas, em alguns lugares em linhas duplas, mais de 50 torres e uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa.

Fica no sul da França, próxima a fronteira com a Espanha.

As muralhas foram construídas para proteger o Château Comtal, que começou a ser construído em 1130 para a família Trencavel.

O conjunto é robusto e impressiona, e parte da diversão é andar pela muralha, que tem uma galeria fechada.

Carcassonne é uma cidade dividida em duas: a parte intramuros, onde está a linda Basilica de Saint Nazaire, na chamada Cité; e outra parte fora das muralhas, mais recente.

Mont Saint-Michel

Um dos lugares mais visitados do país é uma ilha rochosa com uma cidadela toda murada. Fica na Normandia, com uma bela abadia na parte mais alta!

A história da igreja e abadia remonta ao ano 708: há mais de 1300 anos!

A maré vai e vem, e atualmente um istmo liga Saint Michel ao continente: um dos lugares mais incríveis em que estivemos. Um destino de contos de fadas.

Quais cidades na França você prefere?

São muitos os destinos interessantes na França, também gostamos muitíssimo de:

  • Strasbourg e Colmar, na Alsácia;
  • Annecy, também conhecida como a pequena Veneza;
  • A linda região dos castelos do Loire;
  • Saumur, onde se produz ótimo espumante…

E ainda tem a região da Provence, Bordeaux, Lyon e tantos outros lugares que pretendemos conhecer. Então vamos ficando por aqui.

Para ver mais imagens que fizemos nestas cidades francesas, e em muitas outras em que estivemos pelo mundo, é só nos acompanhar em nosso Instagram: os posts são diários por lá!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

14 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.