o que ver na italia

Quer saber tudo o que ver na Itália? Nós contamos o que você não deve perder!

Impossível responder de forma resumida a pergunta O que ver na Itália?… Justamente porque este é um dos países mais interessantes e lindos para se visitar. Também acredito que não seja possível conhecer em apenas uma viagem todos os lugares de sonho: não dá para “fazer a Itália” em uma única visita.

Aliás, para quem já leu meus outros textos com dicas de viagem já sabe que somos slow travelers. Mas, para saber as nossas recomendações sobre o que ver na Itália, é só continuar conosco!

Se está planejando uma viagem à Itália prepare-se para ter que escolher. Nós recomendamos começar com as maravilhosas Roma, Florença e Veneza, deixando o sul e o litoral para uma próxima vez. 

Assim, será possível conhecer minimamente cada um destes tesouros, e ainda terá um tempinho para perder-se pelas estradas charmosas da Toscana, ou do Vêneto. E, assim, será possível incluir cidadezinhas encantadoras como Siena, Pisa, Montalcino, ou quem sabe,  entre os vilarejos em volta ao belíssimo Lago di Garda.

A escolha do seu roteiro, como em qualquer viagem, deve obedecer aos seus anseios e ao seu modo de encarar a vida! Não recomendamos aquele tipo de viagem em que se passa rapidamente por tudo e, depois, nem se sabe ao certo onde encaixar cada uma das atrações visitadas…

Ora, é claro que depende das escolhas de cada um, mas acho difícil entender quem passa de um destino a outro em tão pouco tempo, só para contar que já “esteve” naqueles lugares. Não dá para comparar com a experiência de ficar mais tempo em cada lugar escolhido, e ter a satisfação de viver alguns dias que ficarão para sempre registrados na memória. Mas, gosto não se discute e não tem resposta certa; depende de cada um.

TOP 3 na Itália

Para quem se interessa por arte Florença é o primeiro destino

É a capital do Renascimento, sede de um poder ancestral que patrocinou o desenvolvimento da Arte e da Arquitetura, um verdadeiro museu a céu aberto. E, ainda de quebra, está na Toscana: um dos principais centros vinícolas do país! Se seu interesse é moda, e já tendo estado em Milão, Florença é conhecida há séculos como o principal lugar na manufatura de couro — Salvatore Ferragamo e Bottega Veneta são ótimos exemplos desta excelência!

Um mínimo para estar em Florença: 5 dias! E tenha a certeza de que irá embora querendo voltar… Mas, se estiver considerando circular pelas charmosas e românticas estradinhas da Toscana, reserve ao menos mais uma semana, escolha uma cidade sede e faça visitas diárias, escolhendo não mais que três cidades. Nós destacamos:

  • Siena é uma ótima escolha para se hospedar, e de lá é fácil chegar a San Gemignano e Montalcino — um must para quem gosta de bons vinhos.
  • Se preferir Pisa, pode incluir Lucca e Pistoia.

Para ver Veneza e conhecer um pouco mais do Vêneto

Eu acho Veneza uma das cidades mais interessantes da Europa, onde também irá precisar gastar uns 5 ou 6 dias de suas férias. É um lugar único, apesar das hordas diárias de visitantes, e você terá que escolher entre hospedar-se na ilha, ou em volta dela.

Há diversas opções de preços e estadias: na última vez escolhemos ficar na Isola de San Clemente, hóspedes do requintado Kempinski. Para nós foi a escolha acertada, todo dia íamos e voltávamos de barco para Veneza, circulávamos até sentirmos que nossas pernas estavam bambas e voltávamos para a tranquilidade do nosso hotel. Foi excelente, pois era longe da turbulência e estávamos instalados com conforto e elegância. Conclusão: foi inesquecível.

Para quem gosta de música recomendo fortemente assistir a uma apresentação no Teatro La Fenice — que, aliás, é lindo e foi totalmente reconstruído após ter ardido em chamas.

Se tiver pelo menos mais 4 dias não deixe de incluir Verona em seu roteiro, mas não espere muito da Casa da Julieta, pois ela é muito posterior ao tempo de Shakespeare — lembrando que Romeu e Julieta é uma obra de ficção

No entanto, Verona é mesmo belíssima, e muito antiga! Foi fundada pelos celtas, tornou-se colônia romana com o nome de Augusta, e hoje ainda é possível visitar o ancestral anfiteatro romano, onde há diversas apresentações na primavera e verão. Uma das iguarias locais é a mortadela e a carne de cavalo — muito apreciada e servidas em quase todos os restaurantes.

Mas, outra opção, pode ser visitar o Lago de Garda: cheio de cidades lindas e charmosas.

Mas como não incluir Roma em nossas dicas do que ver na Itália?

Roma é tão grandiosa que terá que esperar por postagens só suas – porque há muito para contar! É só pensarmos na imensa quantidade de filmes que a elegeu como cenário para entender que não dá para resumi-la a um único parágrafo

E para finalizar…

A culinária na Itália é realmente um caso à parte! Ocupa posição de destaque no dia a dia da população. E como é bom comer na Itália! Se ganhar uns quilinhos for um problema para você, se prepare: faça um regime antes  da viagem para ter uma folga ou queime muitas calorias andando a pé pelas cidades. Mas não deixe de aproveitar da ótima gastronomia.

Afinal, é preciso muito mais do que um único post com dicas sobre O que ver na Itália!

Em nosso Instagram tem muito conteúdo sobre o que vimos de melhor na Itália, dê uma conferida! Também preparamos um eBook sobre Roma, Veneza e Florença que está demais! E é gratuito, como os outros! É só clicar no banner. Então, que tal conferir e nos deixar a sua opinião?

ItáliaPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

9 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.