filmes para viajar

Filmes para viajar: um seleção com 20 opções incríveis

Em primeiro lugar julgo ser importante informar que sou cinéfila desde menina e viajante há mais de 20 anos. Por isso resolvi juntar neste post as duas paixões: e preparei uma lista incrível com 20 filmes para viajar.

Vale assistir e, talvez, rever alguns deles.

Adoramos assistir a filmes que nos transportem para outro país: são informações para uma viagem futura, ajudam a nos lembrar do que já vivemos, nos ensinam um pouco sobre outras culturas que ainda não conhecemos. Podemos ver alguns destinos para os quais jamais iremos…

E, além de tudo isso, servem ainda para curtir o momento!

Lista TOP com 20 filmes para viajar

1. Antes do Amanhecer, dirigido por Richard Linklater

Narra o encontro romântico de dois jovens em uma viagem de trem de Budapest para Viena — dois de nossos destinos preferidos!

O filme fez tanto sucesso que a dupla original — Ethan Hawke e Julie Delpy — voltou e pode ser vista nas duas ótimas sequencias: Antes do Por-do-sol e Antes da Meia-Noite.

Para quem já viu, vale rever… E assistir as continuações.

filmes para viajar viena
O prédio da Secessão Vienense, um dos cartões postais de Viena

2. Encontros e Desencontros, dirigido por Sofia Coppola

Uma elegante visão de Tokio e dos problemas da vida contemporânea, com o excelente Bill Murray e a belíssima Scarlet Johansson.

Embora ainda não conheçamos o Japão, acho que o filme captou bem o espírito de sua capital. Me corrija quem já esteve por lá!

3. Paris pode esperar, de Eleanor Coppola

Inicialmente vale ressaltar que foi o primeiro longa da diretora. Ainda que ela seja esposa de Frances Ford Coppola e mãe de Sofia, mesmo assim é um feito.

Sobretudo ao pensarmos que ela já havia completado 80 anos quando rodou o projeto!

Quanto ao filme em si, é uma delícia de assistir! A dupla principal é extremamente carismática: Diane Lane e Arnaud Viard em um road trip de Cannes a Paris sem pressa. E eles nem são um casal quando iniciam a viagem!

As paisagens pelo caminho, os restaurantes — é realmente uma viagem gastronômica. Graças à esse filme Alfredo e eu estivemos em Vezélay, um dos lugares visitados pela dupla.

Inclusive, deixo ainda uma dica valiosa: não assista com fome!

filmes para viajar vezelay
O pequeno vilarejo histórico de Vezélay

4. Sob o sol da Toscana, dirigido por Audrey Weels

Difícil quem ainda não viu a este filme, que é uma delícia de assistir. A protagonista é de novo a carismática Diane Lane, mas a minha personagem preferida é a de Lindsay Duncan — e claro, a cena que ela repete Anita Ekberg em La Dolce Vita.

Aliás, existem diversos filmes para viajar a Roma. Mas, um deles é realmente especial: La Dolce Vita, dirigido por Fellini e que, além da estonteante Ekberg, conta ainda com Marcello Mastroianni — um clássico a não perder.

E é justamente a cena de Ekberg na Fontana di Trevi que nos leva ao próximo filme…

5. Elsa e Fred, dirigido por Marcos Carnevale

O filme argentino de 2005 fez tanto sucesso que alguns anos depois rodaram uma versão americana, com os excelentes Shirley MacLaine e Christopher Plummer nos papéis principais.

Mas o original é ainda mais sensível: uma estória delicada de amor maduro e do poder que a realização de sonhos tem em nossas vidas.

Sugiro assistir as duas opções; e depois nos conte qual é a que mais gostou!

6. Meia-Noite em Paris, dirigido por Woody Allen

Além de mostrar os lugares mais lindos da capital francesa ainda apresenta os principais artistas do início do século XX, e dá um pulinho no final dos anos 1800…

Owen Wilson está perfeito como o sortudo viajante no tempo, mas meu personagem preferido é o chatésimo sabichão de Michael Sheen — super divertido como aquele tipo que se auto intitula especialista em Arte, mas que só dá fora…

E o pior é que quase ninguém percebe! Quem nunca se viu em uma situação assim? Argh!

A imagem da parte superior do post é Paris, em um click feito em uma das pontes sobre o Sena.

7. Antes de Partir, ou The Bucket List, dirigido por Rob Reiner

Imperdível para quem curte viagens e cinema. Ver Jack Nicholson e Morgan Freeman juntos se divertindo para cumprir a Bucket List é bom demais!

Não dá para contar mais sem dar spoiler.

8. Albergue Espanhol, dirigido por Cédric Klapisch

Ideal para quem ama ou quer conhecer Barcelona. A estória começa com Xavier, o perdido personagem do francês Romain Duris, desembarcando na capital da Catalunha sem falar espanhol.

Narra como jovens de diversos países se encontram durante o Erasmus (programa de intercâmbio europeu). Também teve duas sequencias: Bonecas Russas e Enigma Chinês.

Vale assistir aos três!

E de Barcelona vamos aos filmes de um dos maiores cineastas da atualidade:

9. Filmes para viajar à Espanha com o diretor Pedro Amodóvar

Não dá para escolher um só: para ver diversos cenários espanhóis, entender um pouco mais de seu povo e da cultura do país é preciso fazer uma imersão nos melhores títulos deste diretor tão especial.

Além de Almodóvar todos os seus trabalhos contam com atores impecáveis e seus personagens inesquecíveis.

Estes são os nossos preferidos:

  • Volver;
  • Tudo sobre minha mãe;
  • Fale com Ela;
  • Mulheres à beira de um ataque de nervos;
  • Julieta.

10. Um bom ano, dirigido por Ridley Scott

Uma trilha sonora impecável e a transformação de um crápula em um cara bacana.

Russel Crowe, Marion Cotillard e o ótimo Albert Finney como o tio que todos gostariam de ter tido. E tudo se passa no centro financeiro de Londres e na bucólica Provence. Um charme!

11. Adeus Lenin, dirigido por Wolfgang Becker

Um dos meus filmes preferidos de todos os tempos: conta a estória do jovem que tenta proteger a mãe doente, e comunista, das mudanças na Alemanha após a queda do muro de Berlin.

Daniel Brühl e Katrin Sass dão um show!

12. Cinema Paradiso, dirigido por Giuseppe Tornatore

Um dos filmes mais delicados e sensíveis que assisti, se passa entre Roma e uma cidade fictícia na Sicília. Impossível não se apaixonar, e não cantarolar por dias a música tema, do grande Ennio Morricone.

Prepare a caixinha de lenços…

Aliás, qualquer filme com trilha sonora de Morricone vale ser visto! E a trilha salva, para sempre!

13. Para Roma com Amor, dirigido por Woody Allen (sim, nós adoramos os seus filmes!)

Roma é uma das cidades mais bonitas e interessantes do mundo, mas é impossível conhecê-la com algumas poucas viagens.

O filme mostra uma série de personagens se perdendo por suas ruelas, circulando pelos principais cartões-postais da Cidade Eterna.

Roberto Benigni, Penélope Cruz, Alec Baldwin e o próprio Allen estão no elenco.

14. A Noviça Rebelde, dirigido por Robert Wise

Lançado em 1965 foi o filme da minha infância. Assisti dezenas de vezes e me apaixonei por uma cidade que eu só conheceria em nossa lua-de-mel, e que me pareceu ainda mais bonita e interessante.

Ideal para quem gosta de música e para ver, ou para rever a linda Salzburg. Julie Andrews e Christopher Plummer jamais se livraram de seus personagens: Maria e capitão Von Trapp.

Plummer, que deixou este mundo aos 91 anos, seguiu atuando e pouco antes foi eleito um dos homens mais bonitos de todos os tempos. De certo que é algo para poucos!

Também aproveito para reafirmar que adoramos a Áustria,  um dos países que buscamos conhecer cada vez mais. Estivemos em uma ocasião em Hof bei Salzburg, atualmente um hotel onde foi filmado o primeiro dos três filmes Sissi, com Romy Schneider.

filmes para viajar sissi
Uma das construções do excelente hotel Schloss Fuschl, que serviu de locação do clássico Sissi

15. Un plus une, do diretor Claude Lelouch

Uma comédia romântica muito simpática que tem como ator principal o carismático Jean Dujardin. Um tempo agradável para ver mais da Índia, sem sem em um filme de Bollywood.

16. Diário de Motocicleta, do brasileiro Walter Salles

Ideal para ver as belas paisagens da América do Sul e a aventura do então estudante de medicina Che Guevara e seu amigo Alberto Granado.

Nos papeis principais estão Gael García Bernal e o excelente Rodrigo de la Serna, mais conhecido no Brasil por seu papel como Palermo em La Casa de Papel.

As imagens são lindíssimas, e confesso que me emocionou ver em Bariloche a réplica da motocicleta usada pela dupla: La Poderosa.

viajar sem sair de casa
Eu e La Poderosa, perto de onde a dupla atravessou de moto para o Chile

Eles circulam pela Argentina, Chile, Peru e Venezuela.

17. Trem Noturno para Lisboa, dirigido por Bille August

O papel principal é do ótimo Jeremy Irons e a história se passa na Suíça mas, principalmente, na linda Lisboa.

O filme é excelente e o elenco estrelado, com destaque para Bruno Ganz, Charlotte Rampling, Lena Olin e August Diehl.

filmes para viajar Lisboa
O Palácio da Fronteira, um lugar que adoramos em Lisboa

18. Queens, ou Dancing Queens, de Helena Bergström

Um dos últimos filmes que assistimos e está disponível na Netflix. Trata-se de uma produção sueca sensível e inteligente; uma história de superação e amizade.

A personagem principal, Dylan, vive em um idílico vilarejo de pescadores, e se muda para Gotemburg.

Como a Suécia está em nossos planos de viagem assim que for possível voltar a viajar, adoramos!

E é da lá que vem também o próximo título.

19. I Love You, A Divorce Comedy, dirigido por Johan Brisinger

É o título em inglês do original JAG ÄLSKAR DIG, EN SKILSMÄSSOKOMEDI. Um filme divertido e leve que tem como cenário a belíssima Estocolmo, capital da Suécia.

Um casamento morno, conflitos com filhos adolescentes e as complicações de novos relacionamentos. Da mesma forma que o anterior, está disponível na Netflix.

20. Filmes para viajar a Argentina com o ator Ricardo Darín

A Argentina é um dos destinos mais procurados aqui na América do Sul e não dá para não pensar nos sempre ótimos filmes estrelados por Darín. Se é com Darín, vale ver.

Mas, aqui estão algumas recomendações para viajar pelos filmes ao país hermano:

  • O Segredo dos Seus Olhos, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e é infinitamente melhor que a versão americana — que também vale ser vista;
  • O Filho da Noiva: já vá providenciando um bom tiramisù para não ficar sonhando com o “tiramisù Norma”;
  • Nove Rainhas;
  • A Odisseia dos Tontos;
  • Neve Negra — que se passa na Patagônia.

Curtiu a nossa lista de filmes para viajar?

De fato, acabei me empolgando e indicando muito mais que os 20 títulos prometidos… Mas, acredito ser sempre melhor entregar a mais que o combinado…

E seguindo no mote de viajar sem sair de casa criamos estes outros materiais que podem interessar:

E para finalizar, acompanhe os mais de 200 destinos em que estivemos pelo mundo: Instagram.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

9 Comentários

  1. AMEI OS FILMES AQUI INDICADOS. JÁ ASSISTI VÁRIOS , POIS SOU APAIXONAFA POR FILMES. O PRIMEIRI FOI NOVIÇA REBELDE VOM MEUS IRMÀOS E COM MINHA AMAFA MÃE. SAUDES DELA QUE ESTÁ NO CÉU E BONS TEMPIS QUE NÃO VOLTAM MAIS. UM ABRAÇO AO CADAL MARAVILHOSO!!!!

    1. Ei querida Julia! Também tenho uma memória carinhosa do filme a Noviça Rebelde, um dos filmes que assistia com a minha avó.
      Com ela vi também Sissi e tantos outros — e mesmo quando nossos entes queridos não estão mais, guardamos estes momentos
      preciosos. Bom que gostou da nossa lista!

  2. Adorei a lista de filmes!!! Já vi alguns filmes entre eles A noviça rebelde, Meia noite em Paris entre outros…Sob o Sol da Toscana já pesquisei mas não encontrei disponível para assistir. Valeu pela lista!!!!

    1. Olá Maria Helena, que bom que gostou!
      Agradecemos o gentil retorno. Temos muitos posts aqui em nosso blog com destinos de viagens, dê uma olhadinha.
      Sempre misturamos cidades com alguma coisa cultural. Até uma próxima!

  3. Gostei demais das sugestões de filmes. Hoje já vou começar assistir. Gosto muito de viajar também. Contemplar belas paisagens!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.