museu dorsay

Dia Internacional dos Museus: acervos fantásticos na Europa

Dia 18 de maio é Dia Internacional dos Museus, uma data criada pelo Conselho Internacional dos Museus — ICOM — em 1977, para incentivar a visitação de seus acervos.

O ICOM é ligado à UNESCO — Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. E o IBRAM — Instituto Brasileiro dos Museus — também é ligado a estes organismos internacionais.

Neste ano de 2021, em meio à pandemia, o tema a ser debatido é:

  • O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar.

E como, para nós, conhecer os acervos dos museus dos destinos que visitamos é parte imporatantíssima em nossas viagens, não poderíamos deixar de preparar para você esta listagem, com os nossos preferidos na Europa.

Salve para seus próximos roteiros e aproveite!

Uma lista com os nossos preferidos, para comemorar o Dia Internacional dos Museus

Saiba de antemão que esta lista não tem a pretensão de incluir TODOS os museus europeus — seria preciso um post gigantesco. E pode ser que o seu preferido não esteja por aqui: nos desculpe.

Mesmo assim garanto que vale conferir o guia que preparamos. Está dividido por países que estão apresentados em ordem alfabética.

Para evitar que a lista ficasse grande demais restringimos aos países sobre os quais já escrevemos aqui no blog. Vamos lá?

Alemanha

A Alemanha é um dos nossos destinos preferidos de viagens onde já estivemos diversas vezes. Por isso aqui no blog temos posts de tantas cidades que visitamos por lá, algumas para as quais voltamos de tempos em tempos.

E o país concentra uma quantidade muito grande de acervos espetaculares. Por isso vale conferir em cada um dos destinos descritos abaixo aqui os museus mais interessantes:

Preparamos um E-Book gratuito com informações e dicas da Alemanha e um Roteiro Premium de Berlim.

dia internacional dos museus
A Casa Museu Ernst Fuchs, em Viena

Áustria

A Áustria foi por muito tempo um dos Impérios mais poderosos da Europa, governados pelos Habsburgos, por isso seus acervos também são excepcionalmente ricos e interessantes.

Na capital, Viena, estão alguns dos nossos museus preferidos no mundo: por isso preparei um post específico sobre o assunto, o qual você pode conferir em:

Mas existem diversos outros museus interessantes em outras cidades do país, e destacamos o seguinte, na cidade de Graz:

Kunsthaus Graz: Museu de Arte Contemporânea que é conhecido na cidade pelo simpático nome de “amigo Alien”.

Em nosso site você encontra um E-book grátis sobre a Áustria e um Roteiro Premium para conhecer a sua belíssima capital: Viena

Finlândia

Em uma visita à sua capital recomendamos conhecer, ao menos, os seguintes acervos:

  • Design Museo;
  • Ateneum.

Preparamos um post sobre Helsinki que é um guia caprichado para conhecer as principais atrações, onde contamos mais sobre os dois museus.

França

Paris

Uma listagem só com os museus em Paris já renderiam um textão, por isso incluímos abaixo apenas cinco — e deixamos de fora o gigantesco Louvre, por não acreditarmos que seja a melhor opção, apesar de seu acervo sensacional:

A Fundação Louis Vuitton: o prédio foi projetado pelo arquiteto Frank Gehry

Outras cidades francesas e as instituições que escolhemos para a nossa lista do Dia dos Museus

Mas a França não é só Paris e já escrevemos posts sobre algumas cidades e seus acervos fantásticos:

Mas ainda falta prepararmos posts sobre diversos destinos no país e um deles é Dijon, onde recomendamos conhecer:

  • Museu de Belas Artes de Dijon, instalado no antigo palácio dos Duques da Borgonha.

Itália

Outro país com centenas de museus fantásticos espalhados por todas as regiões e como é um dos destinos de viagem mais queridos pelos brasileiros preparamos dois E-books gratuitos com cidades italianas:

E para esta lista de acervos para comemorar o Dia Internacional dos Museus recomendamos apenas nossos TOP 3:

  • Galleria degli Uffizi, em Florença;
  • Galleria Borghese , em Roma;
  • Ca’ Pesaro, em Veneza.
A antiga residência Art Déco da Fundação Serralves, no Porto — um dos nossos lugares preferidos na cidade.

Portugal

Como não amar Portugal, que em 2021 foi eleito o melhor país da Europa para se visitar pela European Top Destinations. Tomara que a pandemia seja contida e que em breve possamos voltar a circular de forma livre e despreocupada.

Por isso preparamos os seguintes posts sobre este destino tão querido por nós onde encontrará diversas informações culturais:

E ainda oferecemos mais um E-book gratuito sobre nossas três cidades preferidas por lá e nosso Roteiro Premium sobre Lisboa.

Uma das salas da Kunsthaus, em Zurique — um museu com um acervo interessantíssimo e que nunca está lotado.

Suíça

Em nosso post sobre Zurique nós já comentamos que nosso museu preferido na cidade é o Kunsthaus: o Museu de Arte, mas aqui indicamos mais um que vale ir para o seu roteiro:

  • Museum für Gestaltung, dedicado ao design.

E para concluir

Viajar é descobrir o novo, abrir a cabeça para novas culturas, entender outras maneiras de viver e crescer com as descobertas e as experiências vividas.

Por isso, mesmo que você não seja apaixonado por Arte, dê uma chance a um dos museus listados acima em sua próxima viagem.

Vá para aproveitar e no seu tempo: não é preciso ser especialista! Treine seu olhar e reconheça as obras que mais lhe agradam.

Com certeza irá valer a pena.

E para incentivar e despertar o interesse para conhecer novos acervos pelo Brasil e pelo mundo iremos compartilhar em nosso Instagram imagens e informações, nesta semana que se segue ao Dia Internacional dos Museus.

Acompanhe, compartilhe e deixe as suas impressões.

Ah! E se quiser entender de uma forma e descomplicada e cronológica a História da Arte é só ver o nosso post.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.