arte e viagem

Arte e Viagem: como a cultura enriquece seus roteiros

Para nós é impossível dissociar Arte e Viagem, por isso temos tratado o assunto em nossos livros e em muitos textos publicados neste blog, por verdadeiramente acreditarmos que a Arte é capaz de enriquecer qualquer roteiro de férias.

Em todos os nossos projetos editorias somos responsáveis também pela pesquisa e produção de imagens. E é por isso que parte de nosso trabalho é viajar em busca de informação e conteúdo de qualidade.

Dessa forma, ganhamos duas vezes, já que nossas viagens acabam servindo não só para enriquecer os nossos livros como, de quebra, temos sempre novos motivos para viajar.

Assim como a História, a Arte nos levou a estar e conhecer lugares com muito maior detalhamento, da mesma forma que nos proporcionou encontrar pessoas interessantes e fazer amigos por todo Brasil e pelo mundo.

Como Arte e Viagem se interligam em nossos livros

Para o projeto sobre do Barroco viajamos por Portugal de norte a sul e estivemos no Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Ouro Preto, Mariana, São João del Rei e Tiradentes.

Além de visitar as igrejas reproduzidas, neste projeto tivemos acesso ao acervo de diversas instituições importantes. E conversamos com especialistas em Arquitetura e Arte tanto na Europa como aqui, em nosso país.

Como resultado acabamos fazendo alguns amigos que compartilharam conosco dicas valiosas de lugares para visitarmos, indicações de restaurantes, pousadas e hotéis. E essas são as dicas que queremos repartir com você!

Arte e Viagem nos motivou a visitar lugares menos óbvios

Nosso interesse em Arte, sobretudo Arquitetura, nos motivou a viajarmos a lugares menos óbvios, como Riga, na Letônia, uma das cidades mais encantadoras em que estivemos.

Inclusive, foi onde fizemos um grande levantamento de edifícios Art Nouveau/Déco. E o fato de termos este interesse em particular nos fez descobrir construções menos conhecidas do grande público!

Exemplo: a Igreja Steinhof projetada por Otto Wagner em um hospital psiquiátrico fora do centro histórico e turístico de Viena. Por certo uma das mais lindas que conhecemos! Prova disso é que esse é um dos projetos que apresentamos em nosso livro sobre o Art Déco.

E estamos sempre em busca do novo, do menos conhecido

Também foi o nosso interesse pela Arte que levou ao interior da Hungria. Lugar que dificilmente teríamos visitado se não estivéssemos em busca de imagens para o nosso livro sobre o Neoclássico.

Da mesma forma que em nossos demais projetos, escolhemos apresentar nesse trabalho imagens desconhecidas do grande público, feitas em Londres, Berlim, Washington, Viena, Budapest, Praga, Copenhagen e no Brasil.

E também somos guiados pela História…

Isso foi o que nos moveu em nosso livro sobre a invasão holandesa do nordeste brasileiro, quando estivemos pelo interior da região alemã do Reno, berço da família Nassau e, é claro, pelo interior dos Países Baixos.

Por lá, também nos encantamos com a arquitetura enxaimel das casas medievais e com a tranquilidade das cidades menores. Por razão deste projeto tivemos acesso a reserva técnica de um dos maiores museus do mundo:

  • o Rijksmuseum, em Amsterdam, na Holanda. Uma experiência incrível!

E, com isso, cada vez mais, a Arte nos leva a querer saber mais, ver mais, conhecer novos lugares. Em outras palavras, viagens culturais, além de prazerosas, servem para enriquecer a sua conversa com os amigos, ou para entender um pouco mais sobre a mais comentada exposição do momento.

O que nos leva, portanto, a afirmar que procurar saber um pouco mais sobre Arte, a História de cada lugar, realmente valem a pena! Afinal, Arte e Viagem tem mesmo tudo a ver. E você, concorda?

Para ver nossas dicas sobre Arte, História, Arquitetura e Viagens é só nos acompanhar com posts semanais por aqui ou em nosso Instagram.

roteiroPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

12 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.