Dia 18 de maio é Dia Internacional dos Museus, uma data criada pelo Conselho Internacional dos Museus — ICOM — em 1977, para incentivar a visitação de seus acervos.
O ICOM é ligado à UNESCO — Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. E o IBRAM — Instituto Brasileiro dos Museus — também é ligado a estes organismos internacionais.
E como, para nós, conhecer os acervos dos museus dos destinos que visitamos é parte importantíssima em nossas viagens, não poderíamos deixar de preparar para você esta listagem, com os nossos preferidos na Europa.
Salve para seus próximos roteiros e aproveite!
Uma lista com os nossos preferidos, para comemorar o Dia Internacional dos Museus
Saiba de antemão que esta lista não tem a pretensão de incluir TODOS os museus europeus — seria preciso um post gigantesco. E pode ser que o seu preferido não esteja por aqui, nos desculpe.
Mesmo assim garanto que vale conferir o guia que preparamos. Está dividido por países que estão apresentados em ordem alfabética.
Para evitar que a lista ficasse grande demais restringimos aos países sobre os quais já escrevemos aqui no blog. Vamos lá?
Alemanha
A Alemanha é um dos nossos destinos preferidos de viagens onde já estivemos diversas vezes. Por isso aqui no blog temos posts de tantas cidades que visitamos por lá, algumas para as quais voltamos de tempos em tempos.
E o país concentra uma quantidade muito grande de acervos espetaculares. Por isso vale conferir em cada um dos destinos descritos abaixo aqui os museus mais interessantes:
- Berlim;
- Bremen;
- Colônia;
- Darmstadt;
- Dresden;
- Düsseldorf;
- Frankfurt: além do post sobre o destino vale conhecer o Geldmuseum e a História do Dinheiro;
- Hamburgo;
- Leipzig;
- Lübeck;
- Nuremberg;
- Wuerzburg.
Áustria
A Áustria foi por muito tempo um dos Impérios mais poderosos da Europa, governados pelos Habsburgos, por isso seus acervos também são excepcionalmente ricos e interessantes.
Na capital, Viena, estão alguns dos nossos museus preferidos no mundo: por isso preparei um post específico sobre o assunto, o qual você pode conferir em:
Mas existem diversos outros museus interessantes em outras cidades do país, e destacamos o seguinte, na cidade de Graz:
Kunsthaus Graz: Museu de Arte Contemporânea que é conhecido na cidade pelo simpático nome de “amigo Alien”.
Finlândia
Em uma visita à sua capital recomendamos conhecer, ao menos, os seguintes acervos:
- Design Museo;
- Ateneum.
Preparamos um post sobre Helsinki que é um guia caprichado para conhecer as principais atrações, onde contamos mais sobre os dois museus.
França
Paris
Uma listagem só com os museus em Paris já renderiam um textão, por isso incluímos abaixo apenas cinco — e deixamos de fora o gigantesco Louvre, por não acreditarmos que seja a melhor opção, apesar de seu acervo sensacional:
- Centro George Pompidou;
- Museu D’Orsay;
- Musée de l’Orangerie;
- Le Musée Rodin;
- Fondation Louis Vuitton.
Outras cidades francesas e as instituições que escolhemos para a nossa lista do Dia dos Museus
Mas a França não é só Paris e já escrevemos posts sobre algumas cidades e seus acervos fantásticos:
Mas ainda falta prepararmos posts sobre diversos destinos no país e um deles é Dijon, onde recomendamos conhecer:
- Museu de Belas Artes de Dijon, instalado no antigo palácio dos Duques da Borgonha.
Itália
Outro país com centenas de museus fantásticos espalhados por todas as regiões e como é um dos destinos de viagem mais queridos pelos brasileiros.
E para esta lista de acervos para comemorar o Dia Internacional dos Museus recomendamos apenas nossos TOP 3:
- Galleria degli Uffizi, em Florença;
- Galleria Borghese , em Roma;
- Ca’ Pesaro, em Veneza.
Portugal
Como não amar Portugal, que já foi eleito o melhor país da Europa para se visitar pela European Top Destinations. Tomara que a pandemia seja contida e que em breve possamos voltar a circular de forma livre e despreocupada.
Por isso preparamos os seguintes posts sobre este destino tão querido por nós onde encontrará diversas informações culturais:
Suíça: um país no coração da Europa
Em nosso post sobre Zurique nós já comentamos que nosso museu preferido na cidade é o Kunsthaus: o Museu de Arte, mas aqui indicamos mais um que vale ir para o seu roteiro:
- Museum für Gestaltung, dedicado ao design.
E para concluir
Viajar é descobrir o novo, abrir a cabeça para novas culturas, entender outras maneiras de viver e crescer com as descobertas e as experiências vividas.
Por isso, mesmo que você não seja apaixonado por Arte, dê uma chance a um dos museus listados acima em sua próxima viagem.
Vá para aproveitar e no seu tempo: não é preciso ser especialista! Treine seu olhar e reconheça as obras que mais lhe agradam. Com certeza irá valer a pena.
Ah! E se quiser entender de uma forma e descomplicada e cronológica a História da Arte é só ver o nosso post.
Indo viajar?
A Gallas & Disperati é também uma Boutique de Viagem e cuidamos de todos os detalhes das viagens de nossos clientes, entre em contato e aproveite mais os seus próximos destinos.
Esperamos você uma próxima vez, aqui ou em nosso Instagram.