A Alemanha é um dos 27 países que compõem a União Europeia e está situada na Europa Central. Oficialmente, é chamada de República Federal da Alemanha — ou, em alemão, Bundesrepublik Deutschland. É a quarta maior economia do mundo, dividida em 16 estados e suas respectivas capitais:
- Baden-Wurttenberg: Stuttgart;
- Baixa Saxônia: Hannover;
- Bavária: Munique;
- Berlim;
- Brandenburg: Potsdam;
- Bremen;
- Hamburgo;
- Hesse: Wiesbaden;
- Mecklenburg-Vorpommen: Schwerin;
- Renânia do Norte Vestfália: Düsseldorf;
- Renânia-Palatinado: Mainz;
- Saarland: Saarbrücken;
- Saxônia: Dresden;
- Saxônia-Anhalt: Magdeburg;
- Schleswig-Holstein: Kiel;
- Turíngia: Erfurt.
Se você prestou atenção à lista acima já entendeu que Berlim, Bremen e Hamburgo são cidades-estados.
Cidades e Estados Livres: o que muda?
Berlim é a maior cidade do país e sua cosmopolita capital. Bremen e Hamburgo mantêm o status de cidades-estado livres hanseáticas, resultante de sua importância histórica. Estados como Saxônia, Bavária e Turíngia são considerados estados livres.
O que isso muda na prática? Nada! Trata-se apenas de lugares antigos que têm a honra de preservar o “livre” em seus nomes oficiais.
Interessante, não é? Agora, vamos explorar um pouco mais sobre cada um dos 16 estados da Alemanha.
Os 16 estados alemães, em ordem alfabética
1 Baden-Württemberg
É a segunda região mais turística da Alemanha, conhecida por cidades encantadoras como Karlsruhe, Stuttgart e a adorável Heidelberg — famosa por abrigar a primeira universidade do país, fundada em 1386.
Este estado é lar de marcas mundialmente cobiçadas, como Mercedes-Benz, Porsche e Hugo Boss. Destacamos ainda a Floresta Negra (Schwarzwald), uma área de beleza natural incomparável.
2 Baixa Saxônia
O Ducado da Saxônia existe desde a Idade Média, e a sua capital, Hannover, é uma cidade com muito verde e conhecida como a “cidade dos jardins“.
Para descobrir as principais atrações turísticas e culturais de Hannover confira a publicação escrita pelo Alfredo. Ele também abordou a História de Hannover.
3 Bavária, ou Baviera
O maior dos 16 estados da Alemanha, com Munique como sua capital, é um dos favoritos dos turistas brasileiros. Famosa por sua cerveja e o amor pelo futebol, a Bavária é marcada pela alegria de seu povo.
Os Alpes, suas montanhas, florestas e rios fazem desta região um destino turístico atrativo. Confira nossas publicações sobre Nuremberg, Würzburg e Rothenburg ob der Tauber, além da encantadora Rota Romântica, um dos destinos mais tradicionais do país.
4 Berlim
Fantástica em todos os sentidos, Berlim é rica em história, possui belezas arquitetônicas e mais de uma centena de museus. É um destino que visitamos várias vezes e sempre desejamos voltar.
Confira nossas matérias sobre a linda capital alemã e para conhecer o melhor da capital alemã conte com a nossa Boutique de Viagem.
5 Brandemburgo
Fazendo fronteira com Berlim, Brandenburg é um estado que abriga mais de 3.000 lagos. Sua capital, Potsdam, é famosa pelo Palácio Sanssouci, construído em estilo Rococó.
Embora seja possível visitar em um dia, recomendamos uma estadia de pelo menos duas noites para aproveitar melhor o local.
Se não entende muitos sobre a cronologia da Arte e Arquitetura indicamos ler o nosso resumo sobre a História da Arte: ele é descomplicado e interessante.
6 Bremen
Assim como Hamburgo, Bremen é uma cidade-estado que foi um importante entreposto comercial na Idade Média e fez parte da Liga Hanseática. Die Hanse, ou a Hansa, consistia em uma associação de até 100 cidades, incluindo Antuérpia, Bruges, Estocolmo, Londres, Riga e Tallinn.
7 Hamburgo
A segunda maior cidade da Alemanha é um dos estados mais ricos do país, oficialmente chamada de Cidade Livre Hanseática de Hamburgo. Elegante e vibrante, Hamburgo é um destino turístico imperdível.
O Alfredo também escreveu um post explicando por que Hamburgo é conhecida como a Veneza do Norte.
Vale contar que Hamburgo é sede das renomadas revistas Der Spiegel e Die Zeit, e outro importante centro financeiro do país, e sede da mais antiga Bolsa de Valores alemã.
8 Hesse
A capital de Hesse é Wiesbaden, enquanto Frankfurt am Main, sua maior cidade, é o centro financeiro do país. Na capital, também publicamos uma matéria sobre o Geldmuseum, explorando a história do dinheiro.
Outro destino que recomendamos entrar em sua lista de lugares para conhecer é Darmstadt, já que é fácil acessá-la a partir de Frankfurt, onde está localizado o maior aeroporto da Europa.
Também vale comentar sobre a pequena e idílica Dillenburg, lugar de nascimento do João Maurício de Nassau, figura de destaque em nosso livro sobre O Brasil Holandês.
9 Mackemburg-Pomerânia Ocidental
É um dos estados alemães banhados pelo Mar Báltico e sua capital é Schwerin. Dali é muito fácil embarcar em balsas até a Dinamarca — uma viagem que já fizemos, e adoramos.
10 Renânia do Norte-Vestfália
O estado mais populoso da Alemanha, com a charmosa Düsseldorf como capital. Conhecida por Bonn, a antiga capital da Alemanha Ocidental, a região abriga importantes estatais como Deutsche Welle e Deutsche Post. Não perca a oportunidade de visitar Colônia e Aachen.
Confira nossos posts sobre a Catedral de Colônia, que é o monumento mais visitado da Alemanha, e a Catedral de Aachen, um símbolo do nacionalismo alemão.
Confira nossos posts sobre Colônia e a antiquíssima Aachen. Veja o que já publicamos destes locais:
- Colônia: o post inaugural do Alfredo aqui no blog;
- Catedral de Colônia: o monumento mais visitado da Alemanha;
- História da água-de-colônia;
- Aachen, uma cidade de mais de 2000 anos;
- Catedral de Aachen: um símbolo do nacionalismo alemão.
11 Renânia Palatinado
Mainz é a capital, enquanto Koblenz é o principal destino turístico, localizada na confluência dos rios Reno e Mosela. Os cruzeiros pelos rios são uma ótima oportunidade para explorar a região e seus encantadores vilarejos.
12 Sarre
O estado de Sarre, cujo nome em alemão é Saarland, tem como capital Saarbrücken. Sua localização próxima à França é uma vantagem, mas é uma região que ainda não exploramos em profundidade.
13 Saxônia
Um dos estados mais antigos da Alemanha, a Saxônia foi um Ducado na Idade Média e mais tarde se tornou um Reino. Aliaram-se à França contra a Prússia, na Batalha das Nações e o estado foi dissolvido na República de Weimar e nos tempos da Alemanha Oriental.
A capital, Dresden, é frequentemente chamada de “Florença do Norte”, enquanto Leipzig, sua maior cidade, tem se tornado cada vez mais popular, e é um destino tão atraente que atualmente é conhecido por Hypezig.
14 Saxônia-Anhalt
Conhecido como Alta Saxônia, este estado tem Magdeburg como capital, onde se encontra a mais antiga igreja em estilo gótico da Alemanha, que figura na nossa lista das Top Catedrais Góticas a serem conhecidas.
15 Schleswig-Holstein
Em português é Eslévico-Holsácia, o mais ao norte dos 16 estados da Alemanha e sua capital é a cidade de Kiel. O principal destino é, sem dúvida, a fotogênica cidade medieval de Lübeck. Imperdível fazer, ao menos, um bate-volta até Travemünde. Confira o que já escrevemos sobre estes locais:
- Lübeck: a cidade hanseática medieval;
- Marzipan de Lübeck;
- Viagem a Lübeck;
- Travemünde: uma praia no Mar Báltico.
16 Turíngia
A Turíngia é o mais central dos Estados da Alemanha e sua capítal é Erfurt, onde existem nada menos que 25 igrejas e 15 mosteiros!
A região é privilegiada por florestas e também tida como berço do Classicismo Alemão, por ter reunido na importante cidade de Weimar nomes como de Johann Wofgang von Goethe e Friedrich Schiller.
Ali também é sede da icônica Bauhaus — a mais importante escola de arquitetura e design do século XX.
Mais sobre a Alemanha?
Agora que já conhece os 16 estados alemães, pode ter ficado com vontade de saber mais sobre o país. Pensando nisso deixamos a indicação de mais três últimos posts:
Vai viajar? Lembre-se de que é fundamental contratar um seguro viagem, um dos serviços prestados pela nossa Boutique de Viagem, uma agência completa que além de ser especialista em roteiros personalizados garante todo o suporte necessário para a sua experiência.
Esperamos rever você em breve aqui no blog ou em nosso instagram @gallasdisperati. Até mais!