viajar sem sair de casa

Filmes para viajar sem sair de casa? Veja a nossa lista de preferidos!

Em tempos de pandemia, a maioria de nós está no recomendado isolamento social, mas, que tal viajar sem sair de casa?

A ideia é aproveitarmos o momento para aprender, conhecer, saber mais. E quem sabe planejar com calma aquela viagem tão sonhada com tempo, porque a epidemia vai passar. Embora não saibamos quando…

Mas, levando em conta que a cada ano se lê menos no Brasil, optamos por apresentar uma lista de filmes imbatível. A grande vantagem é que você escolhe quem te acompanha nessa jornada: solo, em casal ou em família. Vamos lá?

Dicas para viajar sem sair de casa e se divertir

Estamos aprendendo a nos reinventar e a reavalidar as prioridades de cada um. Aqui em casa o nosso Plano A é nos manter a salvo, já que podemos nos dar ao luxo de permanecermos isolados.

Nossa rotina nem mudou tanto assim, visto que trabalhamos em Home Office há mais de 15 anos! O duro é não nos sentirmos seguros, é temer pela saúde dos que amamos e também daqueles que nem conhecemos. De certo, só estaremos a salvo quando todos estiverem!

Uma lista de filmes preferidos para viajar sem sair de casa!

Cinéfila desde menina e viajante há quase 20 anos, resolvi fazer essa lista para dar uma graça extra a esses tempos tão difíceis. Acredito que precisamos ter e seguir com os nossos sonhos e, por isso, que tal assistir a um filme que te transporte para outro país? Para uma viagem futura? Para lembrar do que já vivemos? Ou, só para curtir o momento!

A seguir, a nossa lista de imperdíveis:

Antes do Amanhecer, dirigido por Richard Linklater

Narra o encontro romântico de dois jovens em uma viagem de trem de Budapest para Viena — dois de nossos destinos preferidos! O filme fez tanto sucesso que a dupla original — Ethan Hawke e Julie Delpy — voltou e pode ser vista nas duas ótimas sequencias: Antes do Por-do-sol e Antes da Meia-Noite. Para quem já viu, vale rever…

Encontros e Desencontros, dirigido por Sofia Coppola

Uma elegante visão de Tokyo e dos problemas da vida contemporânea, com o excelente Bill Murray e a belíssima Scarlet Johansson. Embora ainda não conheçamos o Japão, acho que o filme captou bem o espírito de sua capital. Me corrija quem já esteve por lá!

Paris pode esperar, de Eleanor Coppola

Inicialmente vale ressaltar que foi o primeiro longa da diretora. Ainda que ela seja esposa de Frances Ford Coppola e mãe de Sofia, mesmo assim é um feito. Sobretudo ao pensarmos que ela já havia completado 80 anos quando rodou o projeto!

Quanto ao filme em si, é uma delícia de assistir! A dupla principal é extremamente carismática: Diane Lane e Arnaud Viard em um road trip de Cannes a Paris sem pressa. E eles nem são um casal no filme!

As paisagens pelo caminho, os restaurantes — é realmente uma viagem gastronômica. Graças à esse filme Alfredo e eu estivemos em Vezelay, um dos lugares visitados pela dupla.

Não assista com fome!

Meia-Noite em Paris, dirigido por Woody Allen

Além de mostrar os lugares mais lindos da capital francesa ainda apresenta os principais artistas do início do século XX, e dá um pulinho no final dos anos 1800… Owen Wilson está perfeito como o sortudo viajante no tempo, mas meu personagem preferido é o chatésimo sabichão de Michael Sheen — super divertido como aquele tipo que se auto intitula especialista em Arte, mas que só dá fora…

E o pior é que quase ninguém percebe! Quem nunca se viu em uma situação assim? Argh!

Antes de Partir, ou The Bucket List, dirigido por Rob Reiner

Imperdível para quem curte viagens e cinema. Ver Jack Nicholson e Morgan Freeman juntos se divertindo para cumprir a Bucket List é bom demais!

Albergue Espanhol, dirigido por Cédric Klapisch

Ideal para quem ama ou quer conhecer Barcelona. A estória começa com Xavier, o perdido personagem do francês Romain Duris, desembarcando na capital da Catalunha sem falar espanhol. Narra como jovens de diversos países se encontram durante o Erasmus (programa de intercâmbio europeu). Também teve duas sequencias: Bonecas Russas e Enigma Chinês.

Um bom ano, dirigido por Ridley Scott

Uma trilha sonora impecável e a transformação de um crápula em um cara bacana. Russel Crowe, Marion Cotillard e o ótimo Albert Finney como o tio que todos gostariam de ter tido. E tudo se passa no centro financeiro de Londres e na bucólica Provence. Um charme!

Adeus Lenin, dirigido por Wolfgang Becker

Um dos meus filmes preferidos de todos os tempos: conta a estória do jovem que tenta proteger a mãe doente, e comunista, das mudanças na Alemanha após a queda do muro de Berlin. Daniel Brühl e Katrin Sass dão um show!

Cinema Paradiso, dirigido por Giuseppe Tornatore

Um dos filmes mais delicados e sensíveis de todos os tempos, se passa entre Roma e uma cidade fictícia na Sicília. Impossível não se apaixonar, e não cantarolar por dias a música tema, do grande Ennio Morricone.

Prepare a caixinha de lenços…

Aliás, qualquer filme com trilha sonora de Morricone vale ser visto! E a trilha salva, para sempre!

Para Roma com Amor, dirigido por Woody Allen (sim, nós adoramos seus filmes!)

Roma é uma das cidades mais bonitas e interessantes do mundo, mas é impossível conhecê-la com algumas poucas viagens. O filme mostra uma série de personagens se perdendo por suas ruelas, circulando pelos principais cartões-postais da Cidade Eterna.

Roberto Benigni, Penélope Cruz, Alec Baldwin e o próprio Allen estão no elenco.

A Noviça Rebelde, dirigido por Robert Wise

Lançado em 1965 foi o filme da minha infância. Assisti dezenas de vezes e me apaixonei por uma cidade que eu só conheceria em nossa lua-de-mel, e que me pareceu ainda mais bonita e interessante.

Ideal para quem gosta de música e para ver, ou para rever a linda Salzburg. Julie Andrews e Christopher Plummer jamais se livraram de seus personagens: Maria e capitão Von Trapp. Aliás, Plummer, que já completou 90 anos, segue atuando e acaba de ter sido eleito um dos homens mais bonitos de todos os tempos. É algo para poucos!

Adoramos a Áustria e fizemos um E-book caprichado.

E, como estamos em tempos de maratonar, não poderíamos deixar de indicar:

Duas séries que também fazem viajar sem sair de casa

The Crown

Uma das maiores produções dos últimos tempos, impecável em cada detalhe. Para quem gosta de biografias, narra a vida da rainha Elizabeth II e de sua família, em belíssimas locações em Londres, outras cidades da Grã-Bretanha, EUA e até na África!

Vale ver as três temporadas disponíveis. Todo o elenco é excelente!

O tempo entre costuras

Baseado no livro best seller da espanhola Maria Dueñas, tem uma única temporada que se passa em Tânger, Madri e Lisboa. Ideal para quem curte romance, além do figurino excepcionalmente bem cuidado e elegante.

É claro que existem outros filmes e várias séries que se encaixariam por aqui. Mas buscamos indicar apenas os nossos preferidos, e onde é possível realmente ver um pouco de cada um dos destinos apresentados. Afinal, esse era o intuito desse post!

Porque verdadeiramente acreditamos que saber um pouco mais sobre a cultura de cada local nos prepara para quando formos conhecer, de fato, cada um dos destinos de nossas viagens. E, se não formos, ao menos teremos uma boa ideia de como é.

Então, quem vem conosco nessa jornada?

Desejamos que fique bem, se proteja, e curta a nossa ideia de viajar sem sair de casa.

Para ver por onde estivemos o saber mais sobre o nosso jeito de viajar: veja o nosso Instagram!

roteiroPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

8 Comentários

  1. O tempo entres costuras é uma série maravilhosa. O filme a Noviça rebelde é um clássico que marcou um dos feriados de fim de ano quando eu era criança. A sua lista é rica e fiquei entusiasmada em assistir a cada uma das recomendações. Obrigada pelas sugestões.

    1. Que bom! É para isso mesmo que criei a lista! O figurino de “O tempo entre costuras” é sensacional, não é?!

  2. Adorei as dicas de filmes, tds inesqueciveis ,inteligentes e com excelentes atores. 👏👏👏👏👏👏

    1. Que linda Mami! Herdei de você a paixão pelo cinema!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.