Argentina no verão: melhores destinos

É verão na Argentina ao mesmo tempo que no Brasil, entre 21 de dezembro e 20 de março, e saiba que essa é a melhor época para conhecer os destinos mais ao sul, na belíssima Patagônia.

Confira os motivos e o que não deve faltar em sua programação de viagem ao país hermano!

Não é por que a maioria vai no inverno que é melhor

Em viagem nem sempre o que funciona para os outros é o melhor para você, ou para nós. Por isso é bom sempre levar em consideração o que você gosta, o que você procura.

Muita gente não gosta de frio, não tem roupas adequadas ao inverno argentino — bastante mais severo que o nosso — e mesmo assim embarca para uma viagem nos meses de junho e julho.

Ao chegar lá mal consegue colocar o pé na rua, se irrita com a falta de luz e acaba não aproveitando como deveria.

Você e eu conhece quem já passou por isso…

Então deixe de “seguir a manada” e faça diferente: aproveite o país hermano com sol, muita luz, dias longos e paisagens ainda mais bonitas.

E se pretende incluir uma ida ao extremo sul do continente será a melhor época: onde ainda haverá um pouco de frio e neve nos picos mais altos!

Melhores destinos para o Verão na Argentina

É alta temporada na Patagônia entre novembro e março — os melhores meses para conhecer esta região tão especial da América do Sul.

Patagônia Argentina

São três os principais destinos a serem visitados, os dois primeiros servidos por aeroportos internacionais, e para os quais preparamos posts bastante completos:

  • Bariloche;
  • El Calafate;
  • Ushuaia, que técnicamente está na Província da Terra do Fogo, mais conhecida como Fim do Mundo.

Mas você pode ampliar a visita para cidades vizinhas, conforme o seu interesse e o tempo disponível para a viagem.

Saiba o que não perder em cada uma destas cidades:

Bariloche: o melhor destino para curtir a Argentina no verão

San Carlos de Bariloche é a cidade mais importante da Província do Rio Negro, tem a sua economia totalmente baseada no turismo e fica perto da Cordilheira dos Andes — a fronteira com o Chile.

Sua arquitetura foi fortemente influenciada pelos imigrantes alemães e no verão você poderá apreciar as florestas, que são vastas e estarão esplendorosas, muito verdes e onde o clima é ameno.

Normalmente faz sol e pode ventar bastante à noite — mas é bom estar preparado para uma rápida e forte virada de tempo: já vivenciamos temperaturas perto de 10 ou 12 graus em pleno janeiro!

E mais: não deixe de fazer um passeio pelo belíssimo lago Nahuel Hualpi.

El Calafate

argentina no verao
O Perito Moreno, em uma manhã nublada de verão: ainda é azul

É a sede para conhecer o mais lindo e famoso glaciar da Patagônia: o Perito Moreno! Ele é maior do que a cidade de Buenos Aires e um dos grandes espetáculos da natureza.

Mas a região tem muitas outras atrações, que explicamos melhor em nosso post sobre El Calafate.

Ushuaia, a capital da Terra do Fogo

No extremo sul da Argentina fica esta pequena e encantadora cidade: ela é capital da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlàntico Sul.

Ushuaia se desenvolveu em torno de um presídio — não se preocupe, faz décadas que foi desativado!

A população é pequena, são menos de 60 mil habitantes, e é a cidade mais austral do mundo: é de lá que partem os navios de expedição a Antártica.

É impressionante navegar pelo Canal do Beagle e ver as colônias de pinguins, lobos do mar e tantos outros animais marinhos, e não se pode deixar de fazer um passeio pelo Trem do Fim do Mundo, cuja origem também está ligada ao presídio.

É bom frisar que mesmo no verão você deverá levar roupa de frio, com corta-vento e botas impermeáveis — bastante úteis em Calafate e de alta necessidade em Ushuaia.

Embora seja no verão a melhor época para se visitar esta porção mais ao sul da Argentina, sobretudo em Ushuaia ainda estará bastante frio, vento intenso e você poderá encontrar a parte mais alta das montanhas completamente cobertas de neve!

argentina no verao
Colônia de Lobos Marinhos no Canal do Beagle, Ushuaia.

A capital do país: Buenos Aires

Não é alta-temporada por lá e os Portenhos estarão em férias — por isso a cidade estará bem tranquila nesta época do ano e os preços de hotéis e restaurantes estarão mais amigáveis.

Mas é bom saber que faz um calorão intenso em Buenos Aires, sobretudo nos meses de dezembro e janeiro — então uma boa pedida pode ser visitar os museus da capital ou os shoppings e galerias com ar condicionado durante o dia e deixar para caminhar à noite.

Também pode ser uma boa visitar a Colonia de Sacramento, no Uruguai: para isso é só atravessar de barco (os buques) o Rio da Prata.

não esqueça de levar seu passaporte, ou RG com o documento recebido na entrada na Argentina, ou não conseguirá embarcar.

Mendoza, a cidade dos vinhos

A não ser que você ame o verão eu não recomendo ir a Mendoza nesta temporada do ano, pois como as temperaturas são bem altas, não é a época mais adequadas para as muitas provas de vinho que você terá a sua escolha.

Afinal a região é mundialmente famosa pela produção de Malbecs e outros tintos.

Acredito que a primavera e o outono sejam mais adequadas — ou mesmo o inverno, para quem curte destinos bem gelados!

Pronto para planejar uma viagem perfeita para a Argentina?

Tomara que sim! E se for no verão, melhor ainda! Para facilitar a sua vida preparamos um check list com 13 passos para você criar os seus roteiros.

Depois nos conte o que achou!

E para ver as mais de 200 cidades em que já estivemos, é só nos acompanhar no Instagram, e para mais dicas e informações descomplicadas de viagens volte mais vezes ao nosso blog!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

6 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.