Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno: uma maravilha da América do Sul

O Perito Moreno é o mais famoso glaciar da Patagônia Argentina, que continua a aumentar, diariamente.

É imenso: maior em área que a cidade de Buenos Aires! É, por isso, uma das mais importantes reservas de água-doce de nosso planeta.

glaciar Perito Moreno
Uma vista do imenso glaciar de gelo azulado

Confira aqui todas as informações necessárias para conhecer o Perito Moreno, que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e já foi descrito como a Oitava Maravilha do Mundo.

Como chegar ao Perito Moreno

Só há duas maneiras a considerar:

  • vindo de carro ou ônibus de El Calafate, a cidade mais próxima, distante apenas 80 km;
  • vindo de carro ou ônibus de El Chaltén, que fica a 220 km.

Como preferimos a primeira opção, preparamos um post com todas as informações para uma viagem a El Calafate. Clique no link e confira.

Parque Nacional los Glaciares

Fica em Santa Cruz, uma das quatro províncias que formam a Patagônia Argentina. As demais são Neuquén, Rio Negro, onde está Bariloche, e a Terra do Fogo, onde está Ushuaia.

A Patagônia é a área mais meridional da América do Sul, uma região de ventos constantes — leve isso em consideração e prepare a sua bagagem: botas de trekking e jaquetas corta-vento são necessárias mesmo no verão.

( Se quiser ampliar seu roteiro e conhecer também o lado chileno confira o nosso post sobre Puerto Varas, e veja de perto o vulcão Osorno).

A atração principal do Parque Nacional los Glaciares é o Perito Moreno, mas há muito mais para ver por lá. Então reserve, ao menos, três dias para conhecer a região; se tiver disponibilidade saiba que cinco dias seriam ideais.

Outras atrações no Parque dos Glaciares

  • conhecer El Chaltén, o povoado que fica aos pés da montanha Fitz Roy e fazer ao menos a trilha até Chorillo del Salto, uma linda cachoeira. Ali você poderá ver também o glaciar Viedma e o Cerro Torre;
  • navegar pelo lago Argentino para observar o glaciar Upsala — e se encantar com os imensos blocos de gelo azul que passarão flutuando pelo caminho;
  • ir até Punta Bandeira e atravessar para conhecer a Estância Cristina — ideal para entender melhor sobre a imigração e para ver as belas paisagens e a vegetação da região.

O mais famoso glaciar da Argentina

Mas antes vamos esclarecer o que é um glaciar: é uma massa de gelo formada pela compressão de diversas camadas de neve, acumuladas ao longo do tempo. Também são conhecidos como geleiras.

bloco de gelo Perito Moreno
Um dos blocos de gelo que se destacam da imensa geleira e saem flutuando pelo lago.]

E o nome da principal atração do parque nacional é uma homenagem a Francisco Parcasio Moreno. Ele foi um cientista e explorador argentino que percorreu e estudou a Patagônia durante grande parte de sua vida: daí o nome Perito Moreno.

Dimensões do Perito Moreno

O paredão que avistamos tanto das passarelas quanto do barco tem cerca de 5 km de largura e chega a 60 metros de altura. Como toda a gigantesca estrutura vai se movimentando pouco a pouco a cada dia, de quando em quando se desprende um pedaço de gelo — caindo no lago com imenso estrondo.

É impressionante estar ali e observar a geleira, que tem uma cor azulada clara.

Existem três maneiras para aproveitar o Perito Moreno:

  • circulando pela imensa passarela, e aproveitando diferentes pontos para fotografar o glaciar. Ela é metálica, com corrimão, e bastante acessível;
  • fazer o chamado safári náutico e chegar mais perto do imenso paredão para ver de perto a ruptura: recomendamos o passeio, mas já vá sabendo que todos querem as mesmas fotos, e é cotovelada para todo lado;
  • optar pelo trekking sobre o Perito Moreno: ideal para os mais aventureiros. Não aceitam crianças até 12 anos, nem maiores de 65;
barco, lago e o Perito Moreno
O barco que nos levou ao Safari Náutico e lago sempre com blocos de gelo que se destacaram do paredão — da para ter uma ideia de sua dimensão.

Vale ressaltar que o parque tem ótima infra-estrutura: restaurante, lanchonete, banheiros e serviços de fotografia.

O melhor é visitar a região nos meses mais quentes: por isso preparamos também um post sobre visitar a Argentina no verão.

E se quiser conferir outros destinos no país, também já escrevemos sobre:

Caso esteja precisando de inspiração para encontrar destinos para a sua próxima viagem a Argentina poderá se interessar por:

Esperamos rever você por aqui em breve, ou em nosso Instagram: todas as semanas temos novidades em nossos canais.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.