viaje para copenhague

Viaje para Copenhague com a ótima série Borgen

Viaje para Copenhague com a série Borgen e conheça um pouco deste destino incrível.

Borgen foi eleita uma das melhores series europeias de todos os tempos: ganhou prêmios importantes como o Emmy, Bafta, o da Academia Britânica, o Prix italiano e saiu vencedora também em Monte Carlo.

É uma produção dinamarquesa e está disponível na Netflix desde o final de 2020 — mas as três temporadas foram gravadas entre 2010 e 2013.

E agora, em 2021, está em curso as gravações da esperada quarta temporada, a qual deve ir ao ar só em 2022 — já estamos esperando ansiosos por aqui.

Um pouco sobre a Dinamarca

O Reino da Dinamarca é um dos países escandinavos, reconhecido por ser um estado de bem-estar social e por ter as menores taxas de desigualdade.

E a série mostra exatamente isso: uma cultura em tudo muito diferente da nossa, sendo uma excelente oportunidade para conhecer mais do funcionamento desta sociedade nórdica.

Borgen, o palácio

A sede do governo dinamarquês é o palácio Christiansborg, mais conhecido por lá por Borgen. É o único do mundo que agrega, na mesma construção, os três poderes: Parlamento, Supremo Tribunal e o Gabinete do Primeiro Ministro.

E algumas partes do Borgen, como as salas de recepção mais festivas, são usadas também pela Família Real dinamarquesa. Parte de tudo isso está aberto a visitação pública e pode ser conhecido pelos viajantes.

Fica bem no centro de Copenhague, em uma ilhota chamada Slotsholmen, ligada a capital pela Ponte de Mármore, a Marmorbroen — um lugar elegante e cenário que aparece diversas vezes ao longo da série.

A imagem que aparece na parte superior deste post é um detalhe de uma das colunas da Marmorbroen.

Borgen, a série

A trama se desenvolve em torno da personagem principal, Birgitte Nyborg, uma atuação impecável da atriz Sidse Babett Knudsen.

Um golpe do destino a coloca à frente do governo e Birgitte se torna a Primeira Ministra. A primeira temporada mostra o seu aprendizado rápido no reconhecimento de aliados e para a defesa daqueles que pretendem tomar o seu lugar.

O interessante são os princípios de Birgitte, e a vontade real de deixar seu país melhor do que antes — mesmo que isso custe muito no lado pessoal. E vou parar por aqui para não dar spoilers

Além de Birgitte, seus ministros e opositores, a trama mostra como a família da protagonista enfrenta as mudanças com a chegada ao poder — e aí vale prestar atenção em como as diferenças sociais são realmente pequenas na Dinamarca.

Outro núcleo importante é o da mídia: também lá eles têm problemas com detratores, sensacionalismo e questões éticas. Mas, ao compararmos com o que é noticiado no Brasil em apenas uma semana, são questões muito diferentes.

O assessor de imprensa Kasper Juul é um dos personagens ambíguos e mais carismáticos, a cargo do ator Pilou Asbaek, que participa de produções de outros países — como Game of Thrones.

As jornalistas idealistas Katrine Fonsmark e Hanne Holm, respectivamente as atrizes Birgitte Hjort Sorensen e Benedikte Hansen, são daquelas que adoramos acompanhar e que nos fazem torcer por elas. São figuras que nos parecem muito reais.

E sem menosprezar tantos outros, não dá para não citar o sempre correto Bent Sejro de Lars Knutzon, e o Michael Laugesen de Peter Mygind. Laugesen é aquela cara que está sempre do lado errado e vai além de qualquer limite do bom senso.

Vale muito assistir!

viaje para copenhague
À esquerda a Bolsa de Valores com seu telhado verde e, à direita, o imponente Borgen.

Aprenda com Borgen

Além de entender como funciona a política de coalisão dinamarquesa e saber mais de sua sociedade, Borgen tem ainda ótima fotografia e um ritmo envolvente. Acabou se tornando a série preferida do Alfredo, e ele a tem recomentado a todos.

A profundidade dos personagens é um ponto alto em Borgen: tudo tem um porque, e as costuras entre todas as relações são muito bem feitas.

Um diferencial interessante é prestar atenção à frase que antecede cada um dos 30 episódios: são citações ligadas ao tema do capítulo. Frases de Maquiavel, Lincoln, Shakespeare e outros. Adoramos a seguinte:

“Alguns trocam de partido para defender seus princípios;

outros de princípios para defender seu partido“.

Churchill

Não dá para não comparar com a política nacional…

Viaje para Copenhague com a série

Além do Chistiansborg a série mostra algumas residências, o ambiente de estações de TV, restaurantes e um pouco da cidade e do país — se já esteve por lá irá reconhecer várias locacões.

cozinha local viaje para copenhague
A culinária dinamarquesa é baseada em peixes e frutos do mar, quase sempre acompanhados de ovos. A louça também é bem característica: preste atenção à série e reconheça.

Se ainda não foi, terá uma boa ideia de como é a vida nesta capital — onde vivem pouco mais de 600 mil pessoas. Em toda a Dinamarca são menos de 6 milhões de habitantes em 42.925 km² — uma área um pouco menor que o estado do Rio de Janeiro.

E indicamos ainda dois lugares em Copenhague que valem ser vistos:

  • o complexo Amalienborg: 4 palácios de fachadas semelhantes onde vive a família da rainha Margrethe. Ficam em uma praça, e no fundo está a Marmorkirken — a elegante igreja que é uma das obras que apresentamos em nosso livro sobre o Neoclássico;
  • a Bolsa de Valores de Copenhague: construída em 1625 e que fica bem pertinho do Borgen.
Marmorkirken, viaje para Copenhague
A Mormorkirken, que se destaca em meio a praça do complexo Amalienborg.

Para viajar sem precisar sair de casa

E, se curte viajar sem sair de casa — o que, por conta da pandemia, temos feito bastante nos últimos meses, confira estes três posts que preparamos:

Esperamos que aproveite a série e Viaje para Copenhague: a temporada 4 de Borgen vem aí!

Antes de terminar, se quiser ver o que escrevemos sobre outros destinos no norte da Europa, indicamos também:

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.