Contrate a Boutique de Viagem

Melhor vinho do mundo: existe? Confira a nossa opinião!

melhor-vinho

Existe, de fato, um único melhor vinho do mundo? Veja a opinião de um casal de viajantes que adora a bebida e que está sempre em busca de experiências enoturísticas, apesar de não sermos especialistas na área.

Nós somos apaixonados por viajar e tomamos vinho todos os dias!

Não, não passamos do recomendado e liberado pelo nosso médico. Não se preocupe!

Como somos adeptos do slow food (e do slow travel!) e gostamos de apreciar comida de verdade, sempre acompanhamos cada prato com uma taça de vinho, quase sempre tinto.

Por isso, já estivemos em dezenas de vinícolas, em diversos países, e cada uma delas têm o “seu” melhor. Leia até o final e entenda nosso ponto de vista.

Alguns exemplos do Velho Mundo

A França é a maior produtora do mundo, com três regiões de excelência: Bordeaux, Champagne e Borgonha, onde fica a famosa Cote d’Or — a charmosa rota que atravessa algumas das propriedades mais famosas da Europa.

Mas como escolher o melhor vinho da Borgonha? Você consegue responder se gosta mais de Pinot Noir ou Chardonnay?

Que tal ir a Beaune e tantar descobrir?

A Itália é outra grande produtora, e é impossível visitar a romântica Toscana e não se apaixonar por seus suaves Chianti e os deliciosos Brunello. Mas existe um único melhor ? Difícil chegar a um consenso.

Mesmo porque, alguns podem defender que preferem os vinhos produzidos na Sicília, por exemplo, local que se dedica a 19 tipos diferentes!

Prefere os brancos da Alemanha? Pode ser os tipo Riesling ou da uva Silvaner, da região da Francônia.

Gosta mais dos tintos austríacos? Nós achamos que o Blaufränkisch combina muito bem com a culinária de lá, mas muitos preferem os vinhos brancos Grüner Veltliner. São 35 tipos de uvas cultivadas só neste país!

Mas como não lembrar dos ótimos vinhos portugueses? Os da idílica região do Douro são mais famosos, mas nós preferimos os alentejanos. Quem está com a razão?

Uma das experiências inesquecíveis que tivemos foi um almoço com degustação da adega Esporão, para depois nos sentarmos à sombra de uma oliveira de mais de 1000 anos!

Ou, como não vibrar ao entrar pela primeira vez na Cartuxa e comprar uma garrafa do raríssimo Pera Manca?

E nem falamos dos vinhos espanhóis, ou, quem sabe do melhor do mundo em sua opinião

Vinhos Fortificados

O que é melhor: um bom vinho do Porto? Ou um Madeira?

Não conseguimos escolher qual é o nosso vinho fortificado preferido! Nem se gostamos mais do norte de Portugal ou de Funchal!

E, assim como não há um único melhor destino de viagem, é impossível escolher o melhor vinho, e nem estamos levando em consideração os espanhóis xerez ou os italianos marsala, nessa mesma linha, ou os únicos Tokay, da Hungria.

Se não, a lista não acaba…

A produção do Novo Mundo

Alguns enólogos preferem os vinhos do Novo Mundo e defendem a produção da África do Sul, Estados Unidos e Nova Zelândia. Contudo, não dá para não citarmos os vinhos argentinos e chilenos.

Nós já viajamos a Mendoza, a principal região produtora na Argentina, e não nos sentimos capazes de afirmar qual foi a melhor garrafa que tomamos por lá.

Há quem prefira os produzidos pelas gigantes, como Trapiche, ou aqueles que preferem as produções chamadas de boutique, como El Enemigo e Alfa Crux. Para escolher um único melhor, seria preciso ser apaixonado pelos Malbec, mas a região também é famosa por seus Chardonnay.

Você prefere tinto ou branco? Ou é fã de espumante?

Ou prefere o charme dos vinhos do Fim do Mundo?

Aqui, na América do Sul, nós preferimos os vinhos chilenos, sobretudo os brancos do Valle de Casablanca.

Mas como tomamos muito mais vinho tinto, é claro que consumimos mais garrafas de Cabernet, ou Merlot.

Por isso, para quem ama vinhos e viagens, nós recomendamos fortemente se hospedar na antiga casona da vinícola Santa Rita, bem perto de Santiago.

O lugar foi transformado em um pequeno hotel de charme, instalado em meio a um parque belíssimo!

Curte locais menos visitados? Que tal um pulinho até Carmelo, no Uruguai. Lá experimentamos alguns ótimos tannats, e recomendamos fortemente provar da enogastronomia da antiga Narbona.

Em terras uruguaias estão também as badaladas Bouza e Garzón, respectivamente perto de Montevidéu e Punta del Este.

É fã dos vinhos nacionais? Acho difícil encontrar consenso entre quem defenda a famosa produção do Rio Grande do Sul e quem prefira os produzidos no vale do São Francisco. E o Brasil é tão grande…

Nós somos mega fãs da produção do chamado Vale dos Vinhedos: são mais de 30 marcas divididas entre grandes produtoras como a Chandon e a Casa Valduga, muitas vinícolas boutique, como a Cave de Pedra, e a incrível Cave Geisse — seu forte são seus espumantes premiados internacionalmente.

Não existe mesmo um só melhor vinho do mundo

Bom, acho que todos concordamos com o fato de que não existe um único melhor, mas sim muitos, dependendo do gosto pessoal de cada um, das experiências pessoais e das oportunidades.

E, é claro que existem inúmeras outras regiões que produzem vinhos excelentes — não citadas aqui para não ficar um texto imenso. Confira o post que preparamos com 8 Rotas do Vinho na Europa.

Em nosso Instagram você vê imagens e descrições de algumas vinícolas que visitamos. Nos acompanhe! Assim fica por dentro de tudo de mais interessante que passa em nosso radar: tanto no mundo da enogastronomia, quanto no quesito viagens e experiências culturais.

E se já planejando as suas próximas viagens saiba que podemos ajudar. A Gallas & Disperati é também uma Boutique de Viagem e cuidamos de todos os detalhes de sua viagem, de forma personalizada.

É só entrar em contato conosco.