Lübeck: Um Patrimônio Histórico e Cultural
Fundada em 1114, Lübeck recebeu o alvará de cidade em 1160. Inicialmente conhecida como a Cidade das Sete Torres e a Mãe da Hanse, Lübeck desempenhou um papel vital na Liga Hanseática.
A Hanse, ou Liga Hanseática, operou de maneira significativa desde o século XII até os dias atuais, promovendo o bem-estar social e econômico de seus membros por meio do livre comércio, da paz e da colaboração mútua.
Desde 1987, a cidade velha de Lübeck, que abriga mais de mil monumentos, é reconhecida como Patrimônio Cultural da UNESCO e se tornou um destino indispensável para quem deseja conhecer melhor a Alemanha.
Pontos de Interesse em Lübeck
Salve estes locais que não podem faltar em qualquer roteiro de viagens a esta encantadora cidade no norte da Alemanha:
Holstentor
O Holstentor, visto na imagem principal do post, é o portal central remanescente de um conjunto de três, dos quais dois foram demolidos no século XIX. É um exemplo impressionante do estilo Gótico em Alvenaria e fazia parte das muralhas defensivas de Lübeck. Hoje, apenas outro remanescente, o Burgtor, ainda se ergue.
Katharinenkirche: A Igreja/Museu de Santa Catarina
A Igreja de Santa Catarina de Lübeck remonta a 1356, quando era parte da abadia do mosteiro dos Franciscanos, ativos na cidade de 1215 a 1531.
Após a Reforma de Martinho Lutero, que começou com a publicação de suas teses em 1517 e foi implantada em Lübeck em 1531, a igreja passou por grandes transformações.
Hoje, a Katharinenkirche funciona como uma igreja/museu dentro do conjunto arquitetônico do antigo mosteiro, que também abriga a escola primária Katharineum e a antiga Biblioteca de Lübeck.
Imagens Destacadas na Igreja
Na imagem abaixo, temos St. Jürgen (São Jorge), baseada em uma escultura de Bernt Notke de 1489, na Suécia. Esta é uma réplica em gesso da obra original, feita por Alfred Ohlson. A peça foi oferecida como presente por Hamburgo e Bremen em comemoração à independência de Lübeck do Império, em 1926.
ALLERHAEILIGENALTAR, o Altar de Todos os Santos, é uma obra realizada em Lübeck, no final do século XV.
Detalhes das Imagens Religiosas
Para aqueles que se interessam por imagens religiosas, explico a cena:
No grupo de quatro painéis centrais, no alto à esquerda, estão José, Maria, o Menino Jesus, Anna e Joaquim; à direita, estão os Reis Magos.
Na parte inferior à esquerda, vemos onze santas femininas, possivelmente incluindo Santa Úrsula e suas virgens. À direita, há uma representação de dez mil mártires despencando sobre espinhos.
No painel lateral direito superior aparecem Apolônia e João Batista. Abaixo, estão Margarida e Lourenço.
No painel lateral direito inferior, estão representadas Catarina de Siena e Stillentin. Abaixo, encontram-se Valentim e Siríaco.
Marienkirche: Próxima à Câmara Municipal
A Marienkirche — Igreja de Santa Maria — foi construída entre 1277 e 1351 como um símbolo do poder e da prosperidade de Lübeck.
Considerada o melhor exemplo do estilo Gótico de Alvenaria da região do Mar Báltico, a igreja pertence à Igreja Evangélica-Luterana da Alemanha do Norte.
Devido à sua importância, a Marienkirche merece um post exclusivo. Fernanda preparou um artigo dedicado à igreja:
Thomas Mann e seu Romance Buddenbrooks
Um dos lugares mais visitados na cidade é a Buddenbrookshaus, um museu no que teria sido a residência dos Buddenbrook, uma construção de 1758.
Ele Ganhou um Nobel e é um dos grandes nomes da literatura mundial.
Rathaus, a Prefeitura de Lübeck
O edifício da Prefeitura é o coração da cidade desde os tempos mais remotos. A sua construção foi realizada ao longo dos períodos em variados estilos construtivos, desde o Gótico, passando pela Renascença e hoje até apresenta partes construídas no estilo Moderno da arquitetura dos anos 1950.
Heiligen Geist Hospital, o Hospital do Espírito Santo
Este hospital é um bom exemplo para entender a preocupação da sociedade medieval rica de Lübeck com o bem estar dos necessitados, doentes e idosos.
O edifício foi construído e mantido durante séculos pelos abonados da cidade para também garantir um teto aos idosos e desabrigados. Poderíamos copiar aqui no Brasil, não é?
Até 1970 o grande salão do andar térreo ainda abrigava as cabinas, de cerca de 3 m², do asilo de idosos. Hoje, anualmente, este local abriga uma das mais conhecidas feiras natalinas do norte da Alemanha.
Lübeck Marzipan, a guloseima da cidade
Se não for alérgico a amêndoas, não deixe de provar esta delícia. É super tradicional e conto sobre a origem do marzipan de Lübeck em outro post.
Mais motivos para conhecer Lübeck?
Conheça a Lübeck de Thomas Mann. Perto dali ainda tem Travemünde, o balneário à beira do Mar Báltico conhecido como a St. Tropez da Alemanha!
Agora que você tem tudo que precisa para sonhar com uma viagem a Lübeck lembramos que este conteúdo faz parte de uma série de textos que venho escrevendo sobre a nossa experiência na Alemanha.
Se ainda não leu, vale conferir também estes outros posts:
- Cidades na Alemanha;
- Aachen;
- Berlim;
- Bremen;
- Colônia;
- Darmstadt;
- Düsseldorf;
- Frankfurt;
- Hamburgo;
- Rothenburg ob der Tauber;
- Wuerzburg.
Para ver outros 30 países em que estivemos e mais dicas de viagens misturadas a Arte e História, nos acompanhe aqui no blog ou em nosso Instagram.
Até o próximo destino!