O nome da cidade vem de tempos ancestrais: Frankfurt am Main significa, em português, lugar onde os francos atravessavam o rio Meno a vau, a pé ou a cavalo.
É uma das mais importantes cidades da Alemanha e a quinta maior do país.
O centro antigo de Frankfurt
Frankfurt am Main, como todas as cidades grandes e médias da Alemanha, foi totalmente destruída na 2ª Guerra Mundial. O casario que vemos hoje é uma reconstrução, minuciosamente executada no pós-guerra, a partir de 1945.
O Römerberg Platz é o centro antigo da cidade onde se encontram a Prefeitura, a Catedral e um belo conjunto de prédios.
Ali também se encontram a Fonte da Justiça e a Igreja de São Nicolau. Bem próximo está a Kleinmarkthalle — o antigo mercado da cidade —ofertando não somente frutas, legumes, aspargos, queijos e guloseimas, mas também as belas flores da temporada.
Destaque para o comércio local
Destacam-se também nesta área, vitrinas de apurada qualidade estética, como a ilustrada abaixo. Estão presentes na região também as maiores grifes do mundo do luxo e da moda.
Uma cidade ao mesmo tempo cosmopolita e humana
Juntos dão o perfil da Frankfurt contemporânea: o centro financeiro da Alemanha, instalado em cidade premiada por sua qualidade de vida, classificada entre as 10 melhores do mundo para viver pela The Economist — a primeira é Viena.
Os museus de Frankfurt
Museumsufer
Em Frankfurt é possível visitar um grande número de museus, muitos deles concentrados no Museumsufer – conjunto de museus na margem do rio Meno – situado no lado oposto ao centro da cidade.
Dentre estes, destacamos:
- o Museum Angewantekunst: Museu das Artes Aplicadas, abrangendo do Barroco ao Art Nouveau – Déco — como é conhecido no Brasil o estilo que em alemão se chama Jugendstil.
Das Geldmuseum – o Museu do Dinheiro
O museu apresenta a história do dinheiro a partir do seu surgimento no mundo ocidental em 650 a.C., na Lídia e na Jônia, no reinado do rei Creso. E isso foi há mais de 2.500 anos.
A exposição é moderna e interessante: um bom acervo, vídeos e informações para todo tipo de público.
Recomendo não deixar de visitá-lo. O Geld Museum é tão interessante que publicamos um post só sobre ele. Confira.
E não se preocupe com o os ingressos: são gratuitos.
Conheça Frankfurt
Como Frankfurt é o ponto de chegada na Alemanha, por causa de seu imenso aeroporto internacional, muitos visitantes acham que é apenas um ponto de conexão para outros destinos.
Espero que este meu relato lhe garanta um motivo para querer ficar ao menos 2 dias na cidade.
E se gostar da região, confira meus outros posts da Alemanha:
É preciso deixar claro que existem duas cidades na Alemanha com o nome Frankfurt:
- Frankfurt am Main: normalmente só chamada de Frankfurt, é uma cidade globalizada, no centro-sul da Alemanha. Fica no estado de Hesse — perto da Renânia;
- Frankfurt an der Oder: uma pequena cidade, perto da fronteira com a Polônia.
Toda semana tem textos novos em nosso blog, e para ver outros destinos em que estivemos, nos acompanhe em nosso Instagram.
E, se quiser ampliar o seu roteiro de viagem por perto de Frankfurt considere conhecer a charmosa Rota Romântica: é uma das regiões mais bonitas da Alemanha e Fernanda e eu estivemos por lá em diversas oportunidades nos últimos 20 anos.
Conte com a nossa ajuda profissional
e você está considerando Frankfurt como seu próximo destino, conte com a nossa ajuda profissional! Na Boutique de Viagem Gallas & Disperati, sabemos que a cidade é muito mais bem aproveitada quando você tem informações de quem realmente conhece o local.
Oferecemos roteiros personalizados que destacam o melhor de Frankfurt, desde o esplendor histórico da Römer até as modernas torres da skyline da cidade. Vamos guiá-lo em uma viagem que revela a rica cultura, a gastronomia diversificada e as experiências únicas que Frankfurt tem a oferecer.
Entre em contato conosco e comece a planejar sua aventura em Frankfurt. Estamos ansiosos para ajudá-lo a descobrir tudo o que essa vibrante cidade alemã tem a oferecer!