Contrate a Boutique de Viagem

Filmes e Viagens: locações que serviram de cenário para outros destinos

filmes e viagens Aconcagua

Já escrevi aqui no blog que filmes e viagens são duas paixões. Por isso, desta vez, resolvi apresentar títulos que foram filmados em cenários diferentes dos destinos indicados — e que quase ninguém ficou sabendo.

Aliás, esta é a magia do cinema!

Filmes que não foram filmados nos destinos do roteiro

1. O Fotógrafo de Mauthausen

O filme é dirigido por Mar Taragona e no papel principal está o sempre ótimo Mario Casas.

É baseado em fatos reais e conta a história de um espanhol que lutou na Guerra Civil e acabou prisioneiro em um Campo de Concentração austríaco perto da cidade de Linz, o de Mauthausen.

Para sobreviver se tornou o fotógrafo do diretor do campo e ao saber que a Alemanha perdeu a guerra fez de tudo para salvar os negativos.

Suas imagens foram algumas das primeiras que serviram para comprovar ao mundo os horrores praticados pelos nazistas.

As filmagens não ocorreram na Áustria, mas sim na Espanha e nos arredores de Budapest.

2. O Menino do Pijama Listrado

Na mesma temática do anterior, é uma estória de um menino que se muda de Berlim com a família para viver perto do Campo de Concentração de Auschwitz, na Alemanha. Seu pai é o diretor do campo, mas a criança vive alheia ao que acontece por lá.

Acaba fazendo amizade com um dos meninos que vive no campo — que ele imagina estar usando um pijama listrado, sem entender que o garoto é um dos prisioneiros e que usa, na verdade, um uniforme.

O final é desconcertante. A atriz Vera Farmiga faz a mãe do personagem principal.

Não foi filmado em Auschwitz, mas sim no mesmo cenário que serviu para o campo de concentração de Mauthausen, na Hungria.

3. O Perfume, a história de um assassino

Baseado no romance de Patrick Süskind a história se passa na França, mas as cenas tanto do Mercado de Peixes quanto de Grasse foram filmadas em Barcelona e Girona — ambas na Espanha.

filmes e viagens Barcelona
Um dos locais mais fotografadas do Bairro Gótico de Barcelona: carrer del Bisbe — a rua do Bispo. Fica perto da antiga Catedral.

4. Sete anos no Tibet

Para diminuir os custos de produção e facilitar os deslocamentos de toda a equipe, grande parte foi filmada na província de Mendoza, na Argentina.

A base da equipe foi em Uspallata, uma cidadezinha em que estivemos de passagem e onde há diversas imagens da filmagem, e várias fotos de Brad Pitt.

filmes e viagens cafe em Uspallata
Um registro de nossa pausa em Uspallata, entre a cidade de Mendoza e o início da subida do Aconcágua — é de lá a vista que aparece na parte superior do post.

A região fica no caminho do Aconcágua é bastante similar a da paisagem tibetana.

E a cena da estação onde o alpinista austríaco embarca para a sua jornada foi feita em La Plata — saiba que foi preciso fazer um acordo e indenizar os comerciantes da região para que a equipe tivesse autorização para fazer as filmagens por lá.

5. Dr. Jivago

Um dos filmes preferidos da minha mãe, foi produzido por Carlo Ponti e dirigido por David Lean. É um clássico, e um dos filmes mais caros do período.

A equipe não só não obteve permissão para filmar na Rússia como o filme seguiu proibido por lá até meados dos anos 1990.

Foi filmado na Espanha em um ano que houve pouquíssima neve. Isso fez com que a produção atrasasse e foi preciso pintar folhagens de branco e cobrir com pó de mármore e gesso a paisagem.

O palácio de neve era, na verdade, coberto de cera e parafina

Imaginem o quanto os atores sofreram com as roupas para o inverno russo: durante todo o tempo maquiadores precisavam estar a postos para retocar a maquiagem.

6. Neve Negra

É uma das obras que recomendamos em nossa lista de filmes para viajar.

Embora a estória se passe na Patagônia, o filme precisou ser filmado no Parque Nacional de Andorra, nos Pirineus.

Desta vez a culpa foi da agenda dos atores. Ricardo Darín não estava livre no inverno argentino e as filmagens precisaram ser transferidas para a Europa.

7. The Revenant, O Regresso

O filme levou três Oscar‘s e finalmente premiou Leonardo DiCaprio com uma estatueta.

Mas as gravações foram tumultuadas e a neve acabou no Canadá. A solução foi transferir as locações para o Ushuaia, no sul da Argentina e acabar de filmar por lá.

filmes e viagens Ushuaia
Inverno em Ushuaia: nós estivemos lá no verão e a foto acima não é nossa. Foi feita pela equipe do barco que nos levou pelo Canal do Beagle até a Ilha dos Pinguins.

8. O Fabuloso Destino de Amelin Poulain

É claro que as ruas de Paris e o café foram filmados na capital francesa. Mas, o que pouca gente sabe é que TODAS as cenas internas foram gravadas em um estúdio na cidade de Colônia, Na Alemanha.

Vale contar que alguns objetos do peculiar apartamento de Amelie são obra do artista alemão Michael Sowa — como, por exemplo, os quadros acima da cama da protagonista.

9. Evita

Um blockbuster de 1996, dirigido por Alan Parker e com Madonna no papel principal. O elenco trazia ainda Antonio Bandeiras e o sempre impecável Jonathan Price, no papel de Perón.

Acontece que para os argentinos Evita é coisa seríssima, e houveram diversos tumultos na cidade contrários a Madonna interpretar a tão amada primeira dama do país.

A solução? Apenas parte do filme foi gravado em Buenos Aires — a equipe passou algumas semanas em Budapest, onde foram filmadas ruas e monumentos.

Aliás, Budapest é famosa por se passar por outras cidades: já se passou por Paris, Berlim, São Petesburgo…

Para saber mais sobre Budapest, Viena e Praga leia o post que preparamos sobre estas três capitais fantásticas.

Filmes e Viagens: sempre rendem um bom assunto

Aliás, para que curte conhecer outros lugares, séries, documentários, livros e filmes são ótimas fontes para viagens futuras. É uma sensação incrível conhecer lugares com os quais sonhamos.

E, por isso, para ver outras recomendações sobre esse mesmo tema, confira também:

Lembrou de algum outro filme que não foi rodado no destino da estória? Conte para nós — vamos adorar ampliar a lista.

E para ver outros lugares, dicas e informações de onde estivemos é só nos acompanhar em nosso Instagram. Até lá!