Preparamos uma lista imperdível com Top 7 catedrais góticas para você conhecer em suas próximas viagens à Europa.
Mas, antes de começar, é bom deixar claro que o estilo Gótico é uma arquitetura que nasceu com as catedrais — para entender melhor e saber mais é só ler o post que preparamos sobre o assunto.
E agora vamos a lista com Top 7 catedrais góticas:
- Catedral de Colônia;
- Catedral de Magdeburg;
- Catedral de Viena;
- Catedral de Praga;
- Catedral de Segóvia;
- Catedral de Barcelona;
- Catedral de Bruxelas.
Kölner Dom, a Catedral de Colônia
Não dá para fazer qualquer lista sem incluir a maior catedral gótica da Europa. A Kölner Dom é também o monumento mais visitado da Alemanha e é conhecida no país como a rainha das catedrais.
Já fizemos um post completo de lá, então não vamos nos estender neste post — clique nos links acima para conferir todas as informações.
Magdeburger Dom, a Catedral de Magdeburg
Com o nome completo de Dom zu Magdeburg St. Maurituis und Katharina esta construção é a primeira em estilo gótico em solo alemão. Tornou-se protestante logo após Martim Lutero ter proclamado as 95 teses que deram início à Reforma.
Magdeburg é um destino menos conhecido pelos brasileiros, mas bastante interessante. A cidade é a capital da Saxônia-Anhalt, um dos 16 estados alemães. Fica a meio caminho entre a fantástica Berlim e a elegante Hannover.
A linda imagem da gárgula na parte superior do post é de lá!
Stephansdom, a Catedral de Santo Estevão, em Viena
Uma das mais lindas catedrais góticas da Europa é também o coração do centro histórico da capital da Áustria.
Não é possível dizer que esteve em Viena sem ter entrado neste importante monumento — sua torre de mais de 136 m de altura e sua cobertura revestida com mais de 230 mil telhas esmaltadas formando um mosaico colorido podem ser avistadas de diversos pontos da cidade.
Elegante, bem mantida e sempre muito movimentada a Stephansdom é uma das principais atrações da antiga capital do Império Austríaco.
E como a cidade é a nossa preferida no mundo, sugerimos ler:
- Viena, Praga e Budapest: três capitais;
- Viena é uma viagem muito cultural;
- Réveillon em Viena;
- Viena no inverno.
Katedrála Sváteho Vita, a Catedral de São Vito, em Praga
A maior igreja da República Tcheca faz parte do complexo do Castelo de Praga, a principal atração a ser conhecida na cidade.
Aliás, para quem curte o assunto aproveitamos para afirmar que o Castelo de Praga, ou Prazký hrad, é considerado pelo Guiness World Record Book como o maior do mundo.
No alto da colina Hradchany, é o local de nascimento de Praga — e ocupa lugar de destaque na paisagem de quem observe a margem oposta do rio Vltava, estando na cidade velha.
Sua decoração é muito rica: destacamos que se deve prestar atenção também no túmulo de prata de São João Nepomuceno e os vitrais feitos por Alfons Mucha, um dos criadores do estilo Art Nouveau.
As duas obras foram destacadas em dois de nossos livros: o túmulo de prata no livro sobre o Barroco e o vitral do Art Déco.
Catedral Santa Maria de Segóvia
Oficialmente é a Santa Iglesia Catedral de Nuestra Señora de la Asunción y de Sant Frutos e é conhecida na Espanha como a dama das catedrais. É uma das mais tardias construções em estilo Gótico da Europa, e já apresenta diversas características da arquitetura Renascentista.
Estando em Madri não deixe de fazer, ao menos, um bate-volta até Segóvia: fica a cerca de 90 km da capital espanhola, toda a cidade é muito bonita e foi declarada nos anos 1980 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
A catedral é imensa e fica bem perto da praça principal da cidade. Aproveite para ver também o impressionante aqueduto romano, extremamente bem preservado, e o Alcázar. O antigo palácio real foi construído como uma fortaleza é um dos mais bonitos e importantes do país. Fica na parte mais alta de Segóvia, com vistas belíssimas do entorno.
E se você está querendo entender melhor sobre estilos artísticos confira o post que preparamos com um resumo cronológico, e descomplicado, da História da Arte (é um dos nossos posts mais lidos, com milhares de visitantes todos os meses).
Catedral de Barcelona
Em catalão é conhecida como a Catedral de Santa Creu e em espanhol seu nome completo é Santa Iglesia Catedral Basilica Metropolitana de la Santa Cruz y Santa Eulalia.
É uma das principais igrejas góticas da Catalunha e das mais antigas do país: foi construída onde antes havia outra catedral, em estilo românico.
Fica na parte antiga da cidade, no charmoso Barri Gòtic — bairro Gótico em português. Foi ali que nasceu Barcelona!
A Catedral de Barcelona não é a Catedral do Mar!
Só não a confunda com outro monumento gótico a ser visitado: a Igreja de Santa Maria do Mar, no bairro da Ribeira. É ela o pano de fundo e cenário para a série da Netflix “A Catedral do Mar“, protagonizada pela dupla carismática Aitor Luna e Michelle Jenner.
A série é baseada no romance de mesmo nome escrito por Ildefonso Falcones. Fenômeno editorial, a obra já vendeu mais e 9 milhões de exemplares em todo o mundo.
Cathédrale Saints-Michel-et-Gudule, a Catedral de Bruxelas
Em neerlandês seu nome é Kathedraal van Sint-Michiel en Sint-Goedele, começou a ser construída no início do século XIII e ficou pronta por volta de 1500.
Está localizada no alto de uma colina e fica perto da Estação Central de Bruxelas, a capital da Bélgica. No passado era um dos destaques da rota comercial entre Flandres e a cidade de Colônia.
Curtiu e quer conhecer outras catedrais góticas na Europa?
Sem problemas! É só clicar nos links a seguir para conferir outros monumentos belíssimos e saber mais sobre outras construções no estilo. Elas também merecem estar em sua lista de lugares para conhecer:
- a impactante Catedral de Reims;
- A abadia no alto da colina do Mont Saint Michel;
- o Hospice de Beaune, na Borgonha;
- o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa;
- a igreja de Alcobaça, e a lenda de Inês de Castro, a rainha póstuma;
- a Catedral de Aachen, onde foram consagrados 32 imperadores;
- Carcassonne: a charmosa cidadela medieval.
Precisa de ajuda para formatar seu próximo roteiro: entre em contato e deixe a Boutique de Viagem cuidar de todos os detalhes da sua próxima viagem.
Somos especializados em roteiros sob medida para ajudar você a conhecer os melhores destinos de forma única e enriquecedora. Temos conhecimento profundo sobre cultura, arte e história com uma compreensão das preferências individuais dos viajantes, garantindo uma experiência inesquecível que atende às necessidades e expectativas de cada cliente.
Desde a escolha das melhores acomodações até a seleção de atividades autênticas, estamos aqui para transformar a sua viagem em uma aventura verdadeiramente especial.
Esperamos rever você em nosso blog ou no instagram @gallasdisperati outras vezes. Até lá!