Neste texto a seguir mostramos 8 rotas de vinhos na Europa para conhecer algumas das melhores vinícolas em cenários que merecem a sua atenção.
E, agora, que tal aproveitar as suas férias para aprimorar os seus conhecimentos de vinhos aproveitando harmonizações gastronômicas ao mesmo tempo que conhece alguns dos países mais interessantes da Europa?
Então, vamos às 8 rotas de vinho na Europa do post de hoje:
1. Bordeaux
Algumas regiões são famosas por suas grandes produções, variando a área. Por exemplo, quando falamos de filmes muitos pensam em Hollywood, quando se trata de perfumes pensamos na França, mas, e quando falamos de vinho?
Bem, nessa situação, podemos imaginar Bordeaux, uma das regiões mais interessantes da França.
Bordeaux é uma região historicamente associada à produção vinícola, com uma extensa tradição de séculos e que segue mostrando sinais de fortalecimento na área, mesmo depois de tanto tempo. É um local com grande importância econômica, sendo um dos grandes pontos responsáveis pelo turismo no país.
A elaboração de vinho é muito significativa em Bordeaux, que também é um grande destino. A região teve relevância na formação do estado francês, graças ao fortalecimento de comércio forte, com possibilidade de produção e navegação pelo oceano.
O que permitiu a exportação da bebida e o desenvolvimento de Bordeaux.
2. Rioja
Rioja, situada na Espanha, é uma região que contempla diversas cidades e bodegas para explorar, com entradas muito boas e cheias de rotas de vinho para aproveitar.
Sem dúvidas, a bebida é o principal atrativo da viagem, mas as pessoas são apresentadas a diversas cidades pitorescas, pueblos, mosteiros, museus e muitos outros passeios interessantes que são uma verdadeira imersão na região, e na cultura e gastronomia espanholas.
As uvas mais famosas são a tinta tempranillo e a garnacha, mazuelo e graciano. Também podemos mencionar as brancas viura e malvasia.
3. Rota de Champagne
Outra região francesa é um dos nossos destinos preferidos no país. É uma das melhores rotas de vinho da Europa e que com certeza não poderia faltar nessa lista.
Na França há diversas regiões vinícolas, mas uma das mais apreciadas por seus segredos, charme e curiosidades é a rota de Champagne-Ardenne.
A rota possui uma grande variedade de uvas pinot noir, chardonnay e pinot meunier, que são conhecidas por fazerem dos espumantes uma bebida singular e apreciada mundialmente.
Com solos ricos em calcário, os vinicultores experientes nos convidam a muito aprendizado, cultura e gastronomia pelas regiões de Reims e Épernay.
Os dois locais são fantásticos e você irá conhecer o processo de fabricação de algumas das mais famosas marcas da França. E brindar com champagne, é claro!
4. Rotas de vinho do Douro e do Porto
Em Portugal, as rotas de vinho produzido no Douro e do vinho do Porto são ideais para quem gosta da bebida e hospedagens do mais alto nível, com alguns dos melhores hotéis e pousadas do país. Além da gastronomia, as paisagens são muito bonitas e encantam qualquer viajante.
A rota mais conhecida é a que parte da cidade do Porto. Não custa lembrar que a região do Douro não produz apenas o famoso vinho do Porto, grande referência no mundo, como também excelentes vinhos tintos e brancos, além de outros produtos alimentícios que você pode degustar em sua estada.
Algumas atrações turísticas para aproveitar nesta região:
- Passeios de barco;
- Trem histórico entre vinhedos;
- Vinícolas com hospedagem e muitos outros.
5. Toscana
A Toscana é outra grande região que produz os melhores vinhos do mundo, como Brunello, Chianti, Nobile e outros que são premiados e conhecidos mundialmente.
As rotas de vinho da Toscana, na Itália, são obrigatórias para qualquer viajante que se interesse pelo país, já que possuem inúmeras qualidades.
Com trajetos guiados por placas, as rotas unem o que a Toscana tem de melhor, com centros históricos e algumas das mais belas cidades europeias com vinícolas, castelos, estabelecimentos gastronômicos únicos que, além de vinho, oferecem produtos típicos locais para você experimentar.
Prepare-se para ganhar uns quilinhos.
Ao todo, são 16 rotas oficiais que você pode escolher, todas muito interessantes e lindas, cheias de vinho, história e delícias.
6. Rota do vinho da Alemanha
Outra rota importante e que não poderia deixar de ser citada é a rota de vinho alemã, talvez a mais antiga do mundo, inaugurada em 1935.
Escolhemos as que passam pelos estados da Renânia e a região conhecida como Francônia. Inclusive já escrevemos aqui no blog sobre Wüerzburg, e o vinho branco Silvaner.
Mas é claro que há muito mais para conhecer pela região. Sugerimos ler também duas outras publicações:
Afinal, a Alemanha é muito mais que o país da Oktoberfest.
7. A região do Dão
Rivaliza em importância com os vinhos produzidos na região do Douro, também em Portugal. É uma rota de vinho com uma linda paisagem local e com excelentes opções de hospedagem.
Em algumas propriedades você pode acompanhar a produção de vinho que une tecnologia e sustentabilidade. Bem perto dali fica ainda outra região especial, onde está uma das maiores especialidades portuguesas: o divino queijo da Serra, muito famoso por lá. Não deixe de provar!
8. A região do Alentejo
Existem muitas vinícolas em Portugal para conhecer, e as nossas preferidas estão no sul do país, no lindo Alentejo. Impossível não encantar-se também pelas plantações de corticeiras e pelos muitos olivais.
Na vinícola Esporão há uma oliveira que afirmam ter 1000 anos!
E é inesquecível ver as plantações da icônica Cartuxa, que produz o famoso, e caríssimo vinho Pera Manca.
Existem vinícolas espalhadas ao longo de todo Portugal, então é interessante buscar conhecer as principais antes e avaliar quais combinam mais com o que você está buscando em uma viagem.
Agora que já conferiu 8 regiões vinícolas na Europa convidamos você a ler outros posts publicados no blog tratando de destinos e vinhos:
- Beaune, o coração da Borgonha;
- Existe o melhor vinho do mundo? Confira a nossa opinião;
- O que fazer em Mendoza, na Argentina?
- Vale dos Vinhedos: conheça a linda Toscana Brasileira
- Carmelo no Uruguai: a pioneira do país no enoturismo
- Saiba mais sobre o Enoturismo
É claro que existem dezenas de outras rotas do vinho pelos países na Europa, mas hoje vamos encerrando apenas com estas opções.
Gostaria de fazer uma viagem a um dos melhores destinos no mundo do enoturismo? Fale conosco: somos uma Boutique de Viagem especializada em formatar roteiros personalizados, sob medida para cada cliente.
E, se a sua preferida ficou de fora da sua lista de hoje nos conte nos comentários! Esperamos você por aqui outra vez, ou em nosso Instagram @gallasdisperati.