O estilo Gótico nasceu na França, nos anos 1050-1100, e as duas primeiras construções eram simplesmente soberbas: as catedrais de Chartres e a Notre Dame de Reims — as duas maiores e mais importantes do país.
O encantamento que estas duas catedrais provocaram na época foi tanto que o estilo construtivo ganhou a Europa nos tempos medievais com o nome de “Obra Francesa”, ou “Arte das Catedrais”.
O termo Gótico só foi adotado séculos depois, já durante o Iluminismo, e está ligado ao grotesco — mas, deixo para explicar melhor sobre no post a origem do estilo gótico.
Um breve resumo sobre o Românico
Na cronologia da História da Arte o tipo de arquitetura que antecede o estilo Gótico é o Românico.
De uma maneira simplista e resumida podemos dizer que o Românico é o tipo de obra que se popularizou pela Europa com as Cruzadas, quando as igrejas precisaram ser protegidas e, portanto, foram praticamente transformadas em fortalezas.
Com o passar do temponovas técnicas construtivas foram sendo desenvolvidas e as obras foram ficando cada vez maiores, acompanhando o crescente poder da Igreja Católica.
Nasce uma nova arquitetura
E foi graças ao desenvolvimento de novas técnicas e a ousadia de alguns construtores franceses que os projetos começaram a se destacar.
Obras com fachadas muito mais altas e seus pilares de sustentação mais estreitos, com o peso da cobertura distribuídos em uma complexa estrutura de arcos, ogivas e distribuição exterior — os arcobotantes.
Essa nova configuração possibilitou maiores aberturas, com mais portas e janelas muito mais amplas. As rosáceas se tornaram maiores e ganharam destaque: a luz passou a desempenhar um papel importante, valorizada pela arte dos vitrais.
As novas catedrais francesas de Chartres, Reims, Amiens se tornaram maiores, mais altas e visualmente mais leves. Embora continuassem tão resistentes quanto as Românicas.
A decoração ganhou importância e as fachadas foram revestidas por uma profusão de detalhes e esculturas realistas — pensadas para fascinar os fiéis.
Agora ficou mais fácil entender porque o estilo que chegaria aos nossos dias como Gótico fez sucesso imediato e virou moda, passando a ser reproduzido em diversos Estados europeus.
Alguns exemplos incríveis do Estilo Gótico
Notre Dame, de Reims
Querendo saber mais sobre a cidade de Reims e sua catedral é só ler o post que preparamos sobre este destino.
Kölner Dom, a Catedral de Colônia
Para ter uma ideia de sua importância vale afirmar que é o monumento mais visitado da Alemanha!
Para saber mais sobre a cidade de Colônia e sua catedral preparamos dois posts bem completos — confira e saiba tudo sobre o assunto!
(E temos ainda um terceiro, sobre a Água-de-Colônia — um dos perfumes mais antigos do Ocidente).
Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa
Já ouviu falar em Arquitetura Manuelina? Esse é o nome dado ao estilo Gótico tardio português.
São diversos os exemplos desta arquitetura em Portugal, mas o Mosteiro dos Jerónimos é a máxima expressão, e um dos lugares que não pode deixar de ser visitados quando na capital lusa.
A imagem que encabeça este post é um recorte da portada principal da Igreja do Mosteiro dos Jerónimos.
Mas vale lembrar que há obras góticas muito mais antigas em Portugal: a primeira delas é a do Mosteiro de Alcobaça.
Sainte Chapelle, em Paris
Uma obra batante posterior às primeiras construções, foi inteiramente construída em 7 anos, entre 1241 e 1248 .⠀
Hospice de Beaune, na Borgonha
No coração da Borgonha, a romântica cidade de Beaune, é onde encontramos este exemplo do que ficou conhecido como Gótico Flamejante.
Duomo, em Milão
Uma das principais atrações de Milão está instalada na parte mais bonita da cidade, junto a Galleria Vittorio Emanuele.
Mais um exemplo de Gótico tardio, começou a ser construída em 1386 e só ficou pronta em 1965.
Catedral de Sevilha, na Andaluzia
Deixamos para o final deste post apresentar a maior obra gótica da Europa!
Começou a ser construída em 1401 e se tornou o símbolo dos Reis Católicos e de suas conquistas: o casal Isabel de Castela e Fernando de Aragão estão sepultados ali.
Tem uma particularidade que é a sua torre, conhecida como La Giralda, com 104 metros de altura: sua decoração mantém inspiração árabe — de acordo com o passado Andaluz.
Agora que já conhece mais do estilo Gótico…
É claro que existem muitas outras obras no estilo pela Europa, nos países já citados, e também na Inglaterra e Áustria.
Deixamos você com uma lista de 7 catedrais góticas fantásticas. Siga nos acompanhando por aqui e em nosso Instagram @gallasdisperati.
E, se quiser explorar o estilo gótico em suas próximas viagens, considere visitar algumas das catedrais mencionadas e outras estruturas importantes em diversos destinos europeus. Aproveite também para mergulhar na rica história do gótico em museus dedicados à arte e arquitetura.
Conte com a nossa ajuda!
Se você busca apoio para formatar um roteiro de viagem que inclua os melhores exemplos do estilo gótico, a Boutique de Viagem Gallas & Disperati está aqui para ajudar! Oferecemos consultoria especializada e roteiros personalizados que atendem às suas necessidades e expectativas.
Até a próxima!