O Norte da Alemanha é uma região que surpreende os brasileiros que conhecem apenas a Bavária e sua capital, Munique — no sul do país. As paisagens, a arquitetura, a cultura e a gastronomia são bastante distintas e, na nossa opinião, ainda mais fascinantes.
Foi essa singularidade que nos motivou a escrever este post, apresentando 7 cidades no norte da Alemanha que são verdadeiramente interessantes!
7 Cidades no Norte da Alemanha para incluir em Seu Roteiro de Viagem
1. Lübeck
Já era uma cidade em 1160 e é reconhecida tanto pela beleza de sua arquitetura medieval quanto por um dos doces mais apreciados do país: o marzipan.
Lübeck foi uma das mais importantes cidades da Liga Hanseática e abriga um dos restaurantes mais antigos da Alemanha: o Schiffergesellschaft.
1.1 Travemünde
Quem for a Lübeck nos meses mais quentes não deve deixar de esticar a sua estada até o balneário Travemünde. O lugar já é habitado desde o século XII — onde havia uma fortaleza para proteger a entrada do rio Trave.
⠀
Pertence a cidade de Lübeck e é um refúgio de descanso e lazer para os moradores da região. Mas não se parece em nada com as praias brazucas!
Para quem está organizando viagens mais longas, saiba que cidades como Riga, Tallinn, Copenhagen e Helsinki complementam bem um roteiro pelo Norte da Alemanha.
2. Bremen
É mais uma cidade livre e, como Lübeck e Hamburg, também pertenceu à Liga Hanseática.
No entanto, se você gosta dos contos dos Irmãos Grimm já vai ter um motivo a mais para conhecer esta que uma de nossas cidades preferidas no norte alemão: a fábula os Músicos de Bremen!⠀
Para quem não se lembra os Irmãos Grimm escreveram estórias que todos conhecemos:
- Rapunzel;
- Cinderela;
- Chapeuzinho Vermelho;
- Branca de Neve;
- João e Maria, entre tantas outras…
Para conferir o melhor de Bremen é só ler o post completo preparado pelo Alfredo: lá ele também narra a fábula dos animais musicais.
3. Hamburg
Conhecida como a Veneza do Norte é ao mesmo tempo uma Cidade Livre e um dos 16 estados da Alemanha. Então a sua Rathaus, a linda Prefeitura de Hamburg, não é só sede do governo, como também a Casa do Parlamento.
4. Magdeburg
É a capital do estado da Saxônia-Anhalt e mais uma das cidades independentes do país. É ali onde está a igreja gótica mais antiga da Alemanha — embora a mais visitada seja mesmo a Catedral de Colônia.
O ideal é chegar a Magdeburg viajando de trem: foi o que fizemos e recomendamos.
5. Hannover
A capital da Baixa Saxônia — a Niedersachsen — foi fundada no século 13 e é uma das cidades mais verdes da Europa.
Hannover tem uma história longa e muito interessante: tema dos seguintes posts do Alfredo:
- Hannover, Alemanha: principais atrações turísticas e culturais ;
- História de Hannover, parte 1: até a virada do século XX;
6. Potsdam
Potsdam fica a poucos quilômetros de Berlim, e é ideal para um bate-e-volta.
Contudo, se quiser aproveitar o clima local com calma e ainda conhecer a cidade, que é bem charmosinha, recomendamos, ao menos, uma pernoite.
A atração principal de Potsdam é a residência de verão do rei prussinano Frederico, o Grande: o Palácio Sanssouci — que quer dizer literalmente: sem preocupação.
7. Berlim
O Neoclássico é o estilo de Arte ligado ao Iluminismo e uma das cidades com mais obras neoclássicas no mundo é justamente a capital alemã, Berlim.
E a primeira obra neste estilo na cidade fica na Pariser Platz e é também o principal cartão postal berlinense: o Brandenburger Tor.
E se quiser ler cada um dos posts sobre os destinos selecionados, confira:
Já organizando a sua próxima viagem? Lembre-se que tão importante quanto definir a hospedagem em qualquer destino é preciso estar sempre com o Seguro Viagem em dia. Podemos cuidar disso para você.
E, se busca apoio a sua próxima viagem saiba que a Gallas & Disperati é também uma Boutique de Viagem e oferecemos desde a assessoria completa até um serviço de consultoria, na medida de suas necessidades e expectativas.
Esperamos você uma próxima vez, por aqui ou em nosso Instagram.