Quer aprender como fazer roteiros de viagem? Use a experiência de quem já viaja há mais de duas décadas e evite cometer erros comuns a quem está começando a viajar.
A ideia é poupar você de chateações e gastos desnecessários. Aproveite.
Comece identificando qual é o seu perfil de viajante. Com isso resolvido, é hora de algumas definições primordiais:
- período total da sua viagem;
- orçamento disponível: confira nossas TOP dicas para ajudar a controlar os seus gastos de viagem.
E uma primeira dica a seguir: não comece comprando as passagens!
Check list para formatar seus roteiros de viagem
Não é a toa que tantas pessoas preferem contar com agentes de viagem ou especialistas em planejamentos personalizados.
Entender como fazer roteiros de viagem funcionais é algo que dá trabalho e demanda tempo e experiência.
Por isso já publicamos aqui no blog um check list em 13 passos com tudo a considerar na hora de montar o seu roteiro de viagens.
E agora vamos ao que você precisa considerar, e quais erros não cometer:
Qual será o destino da viagem?
Vamos começar partindo do pressuposto que nem sempre será possível encaixar o destino dos sonhos nos dias que você terá disponíveis. Só pode viajar por 4 dias? Não dá para ir à Europa!
Esqueça a ideia de que vai dormir no avião e aproveitar o máximo quando desembarcar.
Outro dia um cliente nos ligou para ajudá-los com a programação de uma viagem de 4 dias a Lisboa.
Explicamos que era preciso considerar, no mínimo, 20 hs de avião (ida e volta), mais o tempo perdido nos aeroportos da partida e chegada e todos deslocamentos. Seria mais de um dia inteiro perdido!
Mesmo se viajassem a noite nos dois trajetos, a conta não fecharia. Sobraria cerca 2,5 dias: o que é insuficiente para ver um mínimo da capital de Portugal. Isso porque nem comentei que pretendiam dar um pulinho em Fátima (!). Melhor seria trocar o destino.
Outra coisa a considerar quando for determinar as cidades a serem conhecidas é se a estação é a adequada aqueles destinos.
Um amigo sempre comenta que chegou no litoral da França em pleno inverno: a maioria dos hotéis, atrações e restaurantes estavam fechados. Além do frio e do vento: chovia. Mas as passagens já estavam compradas!
Não dá para conhecer tudo de uma vez
Será a sua primeira vez na Europa? Não dá para conhecer uma cidade por dia.
Viajar não é só ter passado por um lugar, é vivenciar um pouco de cada destino. Então: nada de maratona. Foque nos seus principais pontos de interesse e esqueça o resto!
E isso nos leva a outro ponto importante: para saber o que interessa a VOCÊ é preciso dedicar um tempo para conhecer um mínimo da história e cultura do lugar que pretende visitar.
Saiba quais são as principais atrações turísticas, a origem dos monumentos, como é a gastronomia. Isso faz imensa diferença.
Para ter uma ideia da importancia destas informações na hora de conhecer qualquer destino sugerimos a leitura dos posts a seguir:
- Portão de Brandenburgo: o principal cartão postal de Berlim;
- Batalha das Nações: conheça o monumento em Leipzig;
- Mosteiro dos Jerónimos: entenda a importância desta joia gótica.
Conhecendo um pouco melhor cada um dos três monumentos acima os destinos de Berlim, Leipzig e Lisboa ficam ainda mais interessantes, concorda?
Afinal, qual é o sentido de estar em um lugar e não saber exatamente o por que?
É também por isso que aqui em nosso blog, em nossos livros e nos eBooks que oferecemos sempre apresentamos um pouco mais da História e da Arte dos lugares em que estivemos.
Olhe no mapa onde ficam os destinos escolhidos
A não ser que tempo e dinheiro não sejam um problema para você o seu itinerário de viagem é bastante importante!
Só assim será capaz de entender qual é o melhor meio de deslocamento. E se deve incluir, ou não, aquela cidade que pretende conhecer em seu roteiro de viagens.
Para quem ainda tem dúvidas nesta área publicamos os seguintes conteúdos:
- Viagem de trem: saiba quando vale a pena, com dicas para economizar.
- Aluguel de carro na Europa: grandes centros não combinam com carros, deixe-os para cidades menores e aproveite mais do trajeto.
- Documentos para viajar de avião: não vale computar só a duração do vôo. Não esqueça os deslocamentos e os tempos antes e depois do embarque e desembarque.
Isso também vai dar uma boa ideia de quando vale a pena fazer um bate-volta e quando é melhor um pit-stop.
E aí não deixe de levar em conta a questão da bagagem que levará com você: lembre sempre de considerar o que irá carregar em qualquer planejamento de viagem
Ainda em dúvida como fazer roteiros de viagem? Conte conosco!
Sempre pensando em oferecer materiais diferenciados formatamos alguns roteiros de viagens que trazem TODAS as informações necessárias para conhecer cada um dos destinos, ou regiões, escolhidos.
São um ótimo ponto de partida para você. É só adequar o que apresentamos às suas expectativas e orçamento. Todos são guias de viagens completos em PDFs clicáveis: cada link leva você a informações complementares e relevantes.
Também leia a matéria imperdível sobre como reconhecer o melhor Guia de Viagem para você.
Mas se você prefere que cuidemos de todos os detalhes de suas próximas viagens é só entrar em contato conosco: somos uma Boutique de Viagem especializada em entregar soluções personalizadas, sob medida para as suas necessidades.
Aguardamos você aqui no blog ou em nosso Instagram @GallasDisperati.