Contrate a Boutique de Viagem

Wuerzburg: Barroco, ponte sobre o Main, vinho branco Silvaner

Wuerzburg

Wuerzburg é uma cidade da francônia na Bavária que compõe a Rota Romântica. Fica a 120 km de Frankfurt, onde está o principal aeroporto internacional da Alemanha. É, portanto, facilmente alcançável por trem e automóvel.

A melhor chegada a Wuerzburg

A primeira e marcante impressão ao chegar à cidade é a Alte Brücke, Ponte Velha em alemão.

Ao atravessar o rio Main, esta ponte de 1543 nos leva ao centro da cidade. Nesta ponte pode-se apreciar um conjunto de doze estátuas barrocas representando santos e personalidades da época, com destaque para a de Carlos Magno — a primeira no início da ponte.

Com altura média de 4,50 metros e construído em 1744, este conjunto da ponte de Wuerzburg lembrará aos brasileiros as famosas estátuas do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo, feitas por Aleijadinho cinquenta anos depois, entre 1794 e 1804.

Bombardeio e reconstrução

Na noite de 16 de março de 1945, a seis meses do final da 2ª Guerra Mundial, Wuerzburg foi destruída em 17 minutos por 225 bombardeiros britânicos lançando 1200 toneladas de bombas. O ataque não teve a intenção de destruir um polo industrial, que ali não havia, mas apenas o objetivo de quebrar o ânimo da população alemã.

O fogo destruiu cerca de 80% do centro da cidade e matou perto de 5.000 pessoas. Todos os edifícios históricos restaram carbonizados ou muito danificados, incluindo a catedral e outras igrejas da cidade. O que sobrou foram 2,7 milhões de metros cúbicos de entulho a ser removido.

Na reconstrução da cidade foi decisiva a iniciativa e participação das mulheres sobreviventes, pois os homens estavam mortos ou prisioneiros.

Vinte anos após, em 1965, os edifícios e os monumentos já tinham sido cuidadosamente reconstruídos e neles haviam sido reinstaladas muitas das suas obras de arte originais, as quais foram preservadas em lugares seguros, antes do bombardeio.

O que não deixar de conhecer em Wuerzburg

Wuerzburg-falkenhaus
Belo logotipo da Falkenhaus: falcão e uvas. Detalhe de um dos frontões do edifício, restaurado em 1950.

Falkenhaus

Uma boa escolha para iniciar o passeio pela cidade é uma passada pela Casa dos Falcões, Falkenhaus em alemão, um seminário em 1338 e hospedaria em 1629. Atualmente é um centro de informações da região.

wuerzburg-catedral
À direita, nave da Catedral de Wuerzburg após a reforma de 1967. Imagem de Pepino, o Jovem, com vista sobre o casario e torre da Marienkapelle.

Catedral de Wuerzburg

Wuerzburg tem seu nome composto pela palavra Wuerze – em alemão erva/especiaria, com Burg – em alemão, castelo.

A primeira diocese no local foi fundada em 742 e a primeira catedral foi consagrada por Carlos Magno em 788. Escrevi um texto sobre Aachen onde conto mais sobre a coroação deste importante imperador.

O edifício da atual catedral foi construído de 1040 a 1225 em estilo Românico, transitando para o estilo Barroco com o decorrer do tempo.

(Para entender melhor a ordem cronológica dos estilos artísticos, veja o post sobre História da Arte).

O edifício da atual Catedral de Wuerzburg, ou Dom St. Kilian, tem origem na reforma iniciada pelo Bispo Bruno em 1034-1045, tendo sido concluída em 1188. Com 105 metros de comprimento é a quarta maior igreja românica da Alemanha.

O desenvolvimento do Barroco em Wuerzburg

Em 1705 a nave principal recebeu uma decoração em estuque no estilo barroco italiano, por Pietro Magno, enquanto o renomado arquiteto barroco alemão, Balthasar Neumann finalizou em 1736 a capela da asa transversal norte.

No ataque aéreo britânico de 1945 a catedral foi totalmente destruída pelas chamas e, no inverno do ano seguinte, a nave central desabou.

Na restauração, que se estendeu até 1967, o estuque da nave transversal e do coro foram restaurados, enquanto a nave central não teve seu estuque lateral restaurado e sua abóboda recebeu apenas um forro de madeira.

Marienkapelle

Wuerzburg-Marienkapelle
Nas laterais, detalhes de Adão e Eva e, ao centro, o portal de Riemenschneider na entrada principal da Marienkapelle.

No coração do centro histórico de Wuerzburg, na praça do antigo mercado — o Unterer Markt — fica a Marienkapelle.

Ela foi construída no século XIV sobre as ruínas de uma antiga sinagoga em estilo gótico tardio. Ali estão exemplos importantes da obra de Tilman Riemenschneider, tanto na fachada quanto no interior.

Wuerzburger Residenz

wuerzburg-residenz
Wuertzburger Residenz, detalhe da Capela Imperial. A restauração do palácio esteve ativa até 2006.

Uma das mais importantes construções barrocas da Europa é a Wuerzburger Residenz, a qual teve as suas obras iniciadas em 1720 tendo a sua construção bruta sido terminada em 1744. Entretanto, a sua finalização com seus ricos acabamentos somente foi concluída em 1780.

Silvaner, o vinho branco da Francônia

Embora o vinho branco Riesling seja dominante na Alemanha, o branco Silvaner se destaca na Francônia, onde está localizada Wuerzburg.

Uma das regiões viníferas da Francônia que merece ser visitada é Maindreieck, em alemão, Triângulo do Rio Main. A principal cidade desta região é Volkach, distante 25 km de Wuerzburg.

(E confira também o post que preparamos com 8 Rotas do Vinho na Europa).

Outras cidades na Francônia para você conferir

Para apreciadores de vinhos

Em toda a região o Silvaner e outros excelentes vinhos brancos podem e devem ser apreciados em restaurantes, vinícolas, festas anuais e nos vinhedos. É redundante citar tipos e marcas, pois alguns podem até ser diferentes, porém todos são muito bons, pois os ruins já foram eliminados há muito tempo!

Se o seu interesse for em dicas de viagens e informações culturais, é só nos acompanhar por aqui e em nosso Instagram.

Conte com a Boutique de Viagem em suas próximas férias

Se você está pensando em visitar Würzburg, conte com a nossa ajuda profissional! Na Boutique de Viagem Gallas & Disperati, sabemos que essa cidade encantadora, famosa por sua rica história e arquitetura impressionante, é apenas uma das muitas joias da Alemanha.

Com mais de 20 experiências em viagens pelo país, estamos prontos para guiar você na exploração de Würzburg, onde você pode descobrir o magnífico Palácio de Würzburg, classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO, e das belíssimas vinícolas da região.

E por que parar por aí? Que tal ampliar sua viagem e conhecer outros destinos fascinantes na Alemanha, como Nuremberg, Rothenburg ob der Tauber e a vibrante cidade de Frankfurt?

Entre em contato conosco e comece a planejar um roteiro personalizado que atenda a todas as suas expectativas e desejos. Ajudaremos você a descobrir a beleza e a cultura de Würzburg e de toda a Alemanha em suas próximas férias!

PS – Optamos por grafar Wuerzburg e não Würzburg por motivo de não existir o trema em português. Em alemão “ü” é equivalente a “ue”.