Contrate a Boutique de Viagem

Liga Hanseática: um resumo histórico e principais destinos a visitar

Liga Hanseatica em Bremen

A Liga Hanseática foi uma associação comercial criada na Idade Média e capitaneada pelas cidades de Lübeck e Hamburgo. Englobou dezenas de cidades, dominando o comércio do norte da Europa.

Aqui no blog já publicamos matérias sobre muitos países da Europa, e em vários deles contamos quando algumas de suas cidades pertenceram à liga Hanseática.

Mas, como temos recebido algumas consultas perguntando o que foi a Liga Hanseática, achamos por bem publicar este post: assim você entende melhor os aspectos históricos e culturais destes destinos e pode aproveitar melhor de cada um das cidades citadas.

Vamos lá?

Afinal, o que foi a Liga Hanseática?

Como já afirmamos antes a liga era uma associação comercial, criada nos tempos medievais para defender os interesses de seus membros.

As cidades que pertenciam a Liga Hanseática mantinham-se independentes, com administração destacada dos reinos e impérios do período. O que na prática, garantia status de cidades livres.

A união teve início no século XIII, a princípio apenas para cidades de língua alemã ou com influência da língua alemã, e ao longo do tempo foi se ampliando, chegando até a cidades da Inglaterra e da França, por exemplo.

Ao longo dos séculos alcançaram imenso poder econômico, pela cooperação para o comércio exterior de seus membros: chegaram até a impor bloqueios mercantis a alguns países para fazer valer os interesses da Hanse, como era conhecida a Liga Hanseática.

Baseados na organização de um único sistema de pesos, medidas e equivalência monetária criaram um sistema de leis marítimas e comerciais que foram a base da estabilização das regras comerciais da Idade Moderna.

Funcionou até 1862, tendo participado da associação mais de 250 cidades.

E a origem do nome?

Liga Hanseática tem origem no termo Die Hanse, o que traduzindo do alemão significa a Banda, o Grupo. Nasceu como uma guilda de comerciantes do Mar Báltico, a qual foram se associando outras cidades com os mesmos interesses comuns — e assim a Liga Hanseática foi ganhando mais poder, mais sucesso e mais membros.

E, aqui deixamos uma explicação de o que eram as guildas: associações, ou grupamentos, que tiveram origem na Idade Média entre pessoas com interesses comuns. Podiam ser, por exemplo, negociantes, artesão, marinheiros…

É por isso que as guildas são chamadas também de Corporações de Ofício.

A ideia era de que em grupo pudessem alcançar mais força, garantir um preço mínimo, e ter melhor retorno financeiro.

Uma rápida explicação sobre ao uso do termo “língua alemã”

É claro que, como país, a Alemanha existe apenas desde o século XIX.

Optamos por usar “língua alemã” aqui no texto apenas no sentido de facilitar o entendimento — ao invés de darmos nomes a cada dialeto derivado das línguas germânicas da Idade Média.

Algumas das principais cidades que fizeram parte da Liga Hanseática

Por que considerar cidades que pertenceram à Liga Hanseática em seus próximos planos de viagem?

Porque estas cidades foram bastante ricas e a imensa maioria delas preservou parte das construções do período hanseático, fazendo com que seus centros históricos sejam muito interessantes.

Destacamos 5 cidades para considerar em sua lista de destinos para conhecer, ou revisitar

Lübeck

Um dos destinos mais charmosos do norte da Alemanha, sobre o qual já publicamos as seguintes matérias:

  1. Lübeck: uma cidade medieval, hanseática, das sete torres e do marzipan
  2. Viagem a Lübeck e a lenda do diabo na igreja
  3. Marzipan de Lübeck: descubra a delícia do Norte da Alemanha
  4. Conheça Lübeck, a cidade natal de Thomas Mann

Para entender sobre a história e cultural local recomendamos, caso goste de um bom livro, ler Os Buddenbrook, o mais famoso dos livros escritos por Thomas Mann que narra a saga de uma família e também o fim da era de ouro a Liga Hanseática.

E se quiser conhecer o entorno da região, não deixe de conferir nosso post sobre Travemünde: conheça uma praia interessante no Mar Báltico.

Hamburgo

Uma das maiores e mais ricas cidades da Alemanha mantém o status dos tempos medievais: assim como Bremen, ainda hoje é uma cidade livre.

Aliás, Hamburgo, Bremen e Berlim são o que alemães consideram Stadtstaaten, ou seja, cidades-estados — tendo maior força administrativa.

Confira a seguir o post que Alfredo escreveu sobre lá:

Para entender mais sobre a divisão da Alemanha, sugerimos:

Bremen

Bremen é um destino encantador, sobre o qual já publicamos aqui no blog:

E tanto andar pelo bairro medieval Schnoor, tão ligado ao mar, quanto pela praça principal da cidade é com certeza uma volta ao passado, com sua arquitetura com forte herança dos tempos do apogeu hanseático.

A imagem que aparece na parte superior deste post é da Schütting, a antiga sede dos mercadores da cidade de Bremen. Fica na praça principal da cidade, a Marktplatz. Perceba como a decoração tem vários elementos ligados ao mar. Desde 1849 é a Câmara do Comércio local.

fachada em Bryggen, em Bergen
Bryggen, o bonito e movimentado centro histórico de Bergen

Bergen

Fundada em 1070 Bergen foi a capital da Noruega até 1299. A cidade pertenceu à Liga Hanseática entre 1350 e 1750 e foi uma das mais fortes da Hanse.

Importante polo turístico norueguês Bergen é também conhecida como “o coração dos fiordes”. Em seu centro histórico está Bryggen, as antigas construções de madeira coloridas que foram galpões portuários.

Atualmente são ocupadas por hotéis, restaurantes, lojas, bares e cafés e são protegidas pela Unesco por terem sido declaradas Patrimônio da Humanidade.

Saiba mais sobre o destino a seguir:

Riga

A capital da Letônia prosperou no período e se tornou um imenso polo comercial, como uma das cidades membro da Liga Hanseática. As ruelas estreitas de seu centro histórico — conhecido como Vecriga — guardam alguns testemunhos desta época: como a bonita fachada da Casa dos Cabeças Pretas.

Mas foram mesmo as construções em estilo Jugendstil que mais nos encantaram por lá. Saiba o que você não pode deixar de conhecer na capital letã em:

Agora que conhece mais sobre as cidades da Liga Hanseática

Fica ainda mais interessante visitar os destinos que pertenceram a esta importante associação, não é verdade?

É por isso que aqui e em nossa redes sociais sempre trazemos alguns assuntos ligados à história e a cultura dos países em que já estivemos.

Afinal, viajar deve servir também para aumentar a nossa bagagem cultural!

Contamos com uma próxima visita sua aqui pelo site, blog ou em nosso instagram @gallasdisperati

Curtiu o post? Compartilhe.