Contrate a Boutique de Viagem

História de Hannover: aproveite melhor o destino

historia de hannover

Para que aproveite melhor uma viagem a este que é um dos destinos mais interessantes no Norte da Alemanha, apresento abaixo a História de Hannover em tópicos até a virada do século XX.

O trecho histórico da 1ª Guerra Mundial até a Reconstrução, em 1965, será publicado em breve.

Garanto que vai se surpreender com a longuíssima, rica, trágica e admirável trajetória histórica — um post ideal para complementar Hannover, Alemanha: principais atrações turísticas e culturais.

Alguns spoilers para ter uma ideia de sua importância:

1ª parte da História de Hannover

Das origens pré-históricas até o início do séc.XX

Nesta época Hannover já contava cerca de 4.000 habitantes e viveu um significativo desenvolvimento. Preservou os seus interesses e conectou-se com a Liga Hanseática, tornando-se assim um rico centro comercial.

Hannover dispunha ainda de uma importante travessia sobre o Rio Leine, permitindo a conexão Leste-Oeste na Saxônia. Dispunha igualmente da rota comercial norte-sul, unindo a Alemanha Central ao Mar do Norte.

Apesar do formidável crescimento de seu comércio, a cidade ainda não havia alcançado a importância de Berlim, Hamburgo e Bremen.

antiga prefeitura
Um detalhe da construção gótica em tijolo da Antiga Prefeitura

Desta forma, outros grupos ficavam excluídos da participação política, pois somente burgueses proprietários de imóveis tinham por obrigação pagar impostos e taxas. Com isso ele detinham o direito de votar.

Nobres, membros do clero e judeus eram grupos com direitos diferenciados dos demais habitantes. Existiam também as “ocupações não confiáveis“, sem direitos e sem obrigações burguesas, porém sujeitos às leis da cidade.

Como em qualquer outro lugar ou época estes grupos sociais eram claramente identificados pelos trajes diferenciados com que se apresentavam.

herrenhausen historia de hannover
Um detalhe do jardim do Herrenhausen

Sophie era filha do Eleitor do Palatinado e da princesa Elizabeth Stuart — por sua vez, filha do rei da Inglaterra com a princesa Anne da Dinamarca.

Maquete Hannover
Hannover em 1689: maquete exposta no salão da Nova Prefeitura de Hannover

De 1714 até 1837 Hannover e Grã-Bretanha mantiveram esta estreita união dinástica, com a condição de que o exército inglês não fosse utilizado na defesa dos interesses do Eleitorado alemão.

Na época Hannover era uma cidade emergente, atraindo visitantes de alto nível, com destaque para Gottfried Wilhelm Leibniz, matemático nascido em Leipzig muito prestigiado por conceber o cálculo integral e diferencial.

Em 1676 Leibniz tornou-se conselheiro da Corte e bibliotecário, cargo que ocupou até a sua morte em 1716.

Embora tenha sido cercada e atacada pelos dinamarqueses Hannover mais uma vez foi blindada por suas muralhas, poupando a sua população de maiores danos.

O exército de Hannover foi dissolvido e muitos de seus militares emigraram para a Grã-Bretanha.

Permaneceu ali até a derrota decisiva de Napoleão em 4 de novembro 1813 na Batalha das NaçõesVölkershlachtdenkmal. Sugiro ler este texto explicando sobre este confronto e também sobre o estilo do monumento, que é Art Déco.

E já adianto que a Batalha das Nações foi palco da maior confronto da Europa até a sua época. Napoleão aliado ao rei da Saxônia enfrentou os exércitos da Grã-Bretanha, Áustria, Prússia, Rússia e Suécia.

No final do combate, que durou apenas quatro dias e envolveu 500 mil soldados, morreram mais de 120 mil homens. Napoleão foi derrotado e retirou-se com suas tropas para a França, enquanto o rei Friedrich Albert I da Saxônia foi levado prisioneiro para Berlim.

Victoria era neta do rei inglês George III e foi a última da Casa de Hannover a governar a Grã-Bretanha. Seu filho e sucessor inaugurou a dinastia de Saxe, Coburg and Gotha.

Nova Prefeitura Hannover
Vista lateral da Nova Prefeitura

E como já afirmei antes, em breve vamos publicar a continuação da História de Hannover, com os acontecimentos mais interessantes da 1ª Guerra Mundial até a Reconstrução, em 1965.

Até lá, fique conosco em nosso Instagram.