É verão na Argentina ao mesmo tempo que no Brasil, entre 21 de dezembro e 20 de março, e saiba que essa é a melhor época para conhecer os destinos mais ao sul, na belíssima Patagônia.
Confira os motivos e o que não deve faltar em sua programação de viagem ao país hermano!
Não é por que a maioria vai no inverno que é melhor
Em viagem nem sempre o que funciona para os outros é o melhor para você, ou para nós. Por isso é bom sempre levar em consideração o que você gosta, o que você procura.
Muita gente não gosta de frio, não tem roupas adequadas ao inverno argentino — bastante mais severo que o nosso — e mesmo assim embarca para uma viagem nos meses de junho e julho.
Ao chegar lá mal consegue colocar o pé na rua, se irrita com a falta de luz e acaba não aproveitando como deveria.
Você e eu conhece quem já passou por isso…
Então deixe de “seguir a manada” e faça diferente: aproveite o país hermano com sol, muita luz, dias longos e paisagens ainda mais bonitas.
E se pretende incluir uma ida ao extremo sul do continente será a melhor época: onde ainda haverá um pouco de frio e neve nos picos mais altos!
Melhores destinos para o Verão na Argentina
É alta temporada na Patagônia entre novembro e março — os melhores meses para conhecer esta região tão especial da América do Sul.
Patagônia Argentina
São três os principais destinos a serem visitados, os dois primeiros servidos por aeroportos internacionais, e para os quais preparamos posts bastante completos:
- Bariloche;
- El Calafate;
- Ushuaia, que tecnicamente está na Província da Terra do Fogo, mais conhecida como Fim do Mundo.
Mas você pode ampliar a visita para cidades vizinhas, conforme o seu interesse e o tempo disponível para a viagem.
Saiba o que não perder em cada uma destas cidades:
Bariloche: o melhor destino para curtir a Argentina no verão
San Carlos de Bariloche é a cidade mais importante da Província do Rio Negro, tem a sua economia totalmente baseada no turismo e fica perto da Cordilheira dos Andes — a fronteira com o Chile.
Sua arquitetura foi fortemente influenciada pelos imigrantes alemães e no verão você poderá apreciar as florestas, que são vastas e estarão esplendorosas, muito verdes e onde o clima é ameno.
Normalmente faz sol e pode ventar bastante à noite — mas é bom estar preparado para uma rápida e forte virada de tempo: já vivenciamos temperaturas perto de 10 ou 12 graus em pleno janeiro!
E mais: não deixe de fazer um passeio pelo belíssimo lago Nahuel Hualpi.
El Calafate
É a sede para conhecer o mais lindo e famoso glaciar da Patagônia: o Perito Moreno! Ele é maior do que a cidade de Buenos Aires e um dos grandes espetáculos da natureza.
Mas a região tem muitas outras atrações, que explicamos melhor em nosso post sobre El Calafate.
Ushuaia, a capital da Terra do Fogo
No extremo sul da Argentina fica esta pequena e encantadora cidade: ela é capital da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlàntico Sul.
Ushuaia se desenvolveu em torno de um presídio — não se preocupe, faz décadas que foi desativado!
A população é pequena, são menos de 60 mil habitantes, e é a cidade mais austral do mundo: é de lá que partem os navios de expedição a Antártica.
É impressionante navegar pelo Canal do Beagle e ver as colônias de pinguins, lobos do mar e tantos outros animais marinhos, e não se pode deixar de fazer um passeio pelo Trem do Fim do Mundo, cuja origem também está ligada ao presídio.
É bom frisar que mesmo no verão você deverá levar roupa de frio, com corta vento e botas impermeáveis — bastante úteis em Calafate e de alta necessidade em Ushuaia.
Embora seja no verão a melhor época para se visitar esta porção mais ao sul da Argentina, sobretudo em Ushuaia ainda estará bem frio, vento intenso e você poderá encontrar a parte mais alta das montanhas completamente cobertas de neve!
A capital do país: Buenos Aires
Não é alta temporada por lá e os Portenhos estarão em férias — por isso a cidade estará bem tranquila nesta época do ano e os preços de hotéis e restaurantes estarão mais amigáveis.
Mas é bom saber que faz um calorão intenso em Buenos Aires, sobretudo nos meses de dezembro e janeiro — então uma boa pedida pode ser visitar os museus da capital ou os shoppings e galerias com ar condicionado durante o dia e deixar para caminhar à noite.
Também pode ser uma boa visitar a Colônia de Sacramento, no Uruguai: para isso é só atravessar de barco (os buques) o Rio da Prata.
Só não esqueça de levar seu passaporte, ou RG com o documento recebido na entrada na Argentina, ou não conseguirá embarcar.
Mendoza, a cidade dos vinhos
A não ser que você ame o verão eu não recomendo ir a Mendoza nesta temporada do ano, pois como as temperaturas são bem altas, não é a época mais adequadas para as muitas provas de vinho que você terá a sua escolha.
Afinal a região é mundialmente famosa pela produção de Malbecs e outros tintos.
Acredito que a primavera e o outono sejam mais adequadas — ou mesmo o inverno, para quem curte destinos bem gelados!
Pronto para planejar uma viagem perfeita para a Argentina?
Tomara que sim! E se for no verão, melhor ainda! Para facilitar a sua vida preparamos um check list com 13 passos para você criar os seus roteiros.
Depois nos conte o que achou!
Que tal começar a sua programação?
Viajar para a Argentina no verão é uma experiência incrível, repleta de paisagens deslumbrantes e cultura vibrante! Desde os encantos de Buenos Aires até as maravilhas naturais de Bariloche e Mendoza, o país oferece uma variedade de opções que prometem agradar a todos os tipos de viajantes.
Com seu clima ensolarado e festivais animados, o verão argentino é a temporada perfeita para explorar sua rica gastronomia, ahospitalidade calorosa e as belezas naturais que tornam esta nação tão especial.
Se você está pensando em viajar para a Argentina e deseja um suporte profissional para aproveitar ao máximo sua experiência, entre em contato conosco na Boutique de Viagem Gallas & Disperati. Temos ampla experiência em roteiros na Argentina e podemos ajudá-lo a criar um plano personalizado que inclua as melhores opções de hospedagem, atrações imperdíveis e atividades únicas.
Para informações e destinos incríveis nas cerca de 300 cidades em que já estivemos, é só nos acompanhar no Instagram, aguardamos você por lá ou em uma próxima visita aqui no blog!