Contrate a Boutique de Viagem

Copenhagen e as atrações imperdíveis na capital da Dinamarca

copenhagen dinamarca

Copenhagen, a capital da Dinamarca, é um grande destino de viagem. É o país com a menor taxa de desigualdade social e o menos corrupto no mundo. Só por isso já vale a visita, mas a Dinamarca é rica culturalmente, bastante verde e muito interessante.

No final de 2022 Copenhagen foi eleita pela respeitada The Economist a segunda melhor cidade para viver no mundo: atrás apenas de Viena.

Então, saiba o que não perder em Copenhagen e se encante pela Dinamarca!

Como chegar em Copenhague, a capital da Dinamarca?

Não há vôo direto do Brasil para a Escandinávia. Por ser um importante centro de negócios na Europa existem muitos voos de diversas cidades europeias para Copenhagen, onde há um aeroporto internacional. Frankfurt ou Lisboa são boas opções de entrada na Europa.

Mas você também pode chegar de trem à Dinamarca, partindo de algumas cidades alemãs, como Berlim e Hamburgo.

Nós fomos de carro: uma viagem tranquila e com belas paisagens — o que tem vantagens e desvantagens:

Onde ficar em Copenhage

Saiba que o destino é caro. É claro que há opções para todos os bolsos, gostos e tipos de viajantes, mas é um fato que a capital dinamarquesa está entre as mais custosas que já conhecemos.

Por isso a melhor opção é ficar perto do centro, para facilitar os deslocamentos.

Nos dias em que estivemos lá andamos muito a pé: a cidade é bem plana, assim como todo o país, e é fácil se locomover. Trams e metrô levam a todas as partes, mas você também pode se locomover de bicicleta — como faz grande parte da população.

Nós ficamos em Nyhavn, que quer dizer Porto Novo. Mas devo salientar que Nyhavn não é exatamente novo. O canal foi escavado na segunda metade do século 17!

Amalienborg e arredores

Seguindo a pé pelo antigo cais de Nyhavn chega-se a praça octogonal onde está o Amalienborg.

É lá que vivem nos meses mais frios a rainha Margareth e seus descendentes — uma família real bem menos pomposa que os Windsor da Grã-Bretanha.

E alguns passos dali está a Frederikskirke, também conhecida como Marmorkirken, ou Igreja de Mármore — uma belíssima construção neoclássica, reproduzida em nosso livro sobre este estilo artístico.

Caminhando um pouco mais passamos por um parque, chamado “Kings Garden” e chegamos ao Rosenborg Slot.

Castelo Rosenborg

Slot é castelo em dinamarquês, e o Rosenborg é uma construção renascentista, inaugurada em 1624. Com uma decoração exagerada, mas interessante, é onde estão expostas as joias da coroa dinamarquesa. Então se prepare para ter suas bolsas e mochilas revistadas por uma guarda com cara de pouquíssimos amigos…

Stroget

Na região também está a Stroget, a mais longa rua de pedestres do mundo!

Lojas de todos os tipos e algumas cafeterias que podem salvar o dia de quem, como eu, não ama a cozinha nórdica!

Lego: uma das mais famosas marcas dinamarquesas

Na área de pedestres está a loja conceito da Lego: não deixe de visitá-la de for a Copenhagen!

Uma curiosidade

É interessante perceber também que, sendo a maioria da população luterana, algumas igrejas católicas passaram a ter outra ocupação.

Em uma delas encontramos um sebo de livros, em outra diferentes barracas de objetos artesanais e outra havia se transformado em um local de balada! Difícil de imaginar isso por aqui!

Copenhagen e seus museus

Os dinamarqueses são referência no design, com vários nomes reconhecidos pelo mundo afora, como é o caso de Arne Jacobsen e suas icônicas cadeiras.

Contudo, o mesmo não acontece com os artistas nórdicos. Os principais nomes da pintura e escultura não estão no radar mesmo de quem se interessa por arte europeia.

Mas o fato de não serem conhecidos por aqui não quer dizer que não devam ser vistos, muito pelo contrário.

E, por isso, recomendamos uma visita a três ótimos museus:

Hans Christian Andersen

O escritor H.C. Andersen é o autor de obras consagradas da literatura infantil, eternizadas nas lembranças de crianças do mundo todo. Entre as suas obras mais famosas cito as minhas preferidas:

E este é o motivo de haver tantos turistas em busca de uma foto com a pequena escultura da Sereiazinha, uma obra inaugurada em 1913 no cais Langelinie.

Então não se esqueça: não foi a Disney que criou a famosa personagem!

copenhagen dinamarca
Detalhe de construção de 1737

Sabia que um dos restaurantes mais famosos do mundo fica em Copenhagen. É o NoMa. O nome do restaurante vem de Nordik e Mad (comida em dinamarquês).

Para mim, alérgica a peixes e frutos do mar, é impossível encontrar boas opções na cozinha escandinava. Mas Copenhagen não é reconhecida por ser um destino gastronômico, não é mesmo?

Quando ir? E a temperatura em Copenhague

Depende de você! Mas, é claro, se quiser aproveitar melhor os muitos parques da cidade e andar a pé por Copenhagen e outras cidades da Dinamarca o melhor é no final da primavera e no verão: que é fresco como um bonito dia de inverno em São Paulo!

Embora frios para os nossos padrões sul-americanos de clima, os dias de verão na Escandinávia são longos. E a população sai animada para a rua, sempre movimentada, deixando a cidade alegre e festiva.

De certo que no outono e início da primavera os preços de hospedagem são menores. E acho que o inverno na Dinamarca é só para quem realmente gosta de aproveitar o frio. As temperaturas por lá no inverno são baixíssimas!

Em breve: mais sobre Copenhagen, Dinamarca e arredores

Certamente, Copenhagen merece uma visita e há muito mais para descobrirmos neste país e em seus vizinhos. Estamos preparando mais conteúdos sobre os Países Nórdicos. Assim, fique de olho!

Para rever ou rever Copenhague sugerimos maratonar a ótima série Borgen.

Se você está de olho em seus próximos destinos e considera Copenhague, conte com a nossa ajuda profissional! Na Boutique de Viagem Gallas & Disperati, conhecemos bem a região e temos uma paixão especial pelos países do norte da Europa.

Oferecemos roteiros diferenciados e personalizados, adaptados às suas preferências e interesses, garantindo que você aproveite ao máximo sua experiência em Copenhague e além. Desde a descoberta de encantadoras atrações culturais até experiências gastronômicas únicas, estamos prontos para planejar uma viagem inesquecível.

Entre em contato conosco e inicie a jornada para a sua próxima aventura no norte da Europa. Ajudaremos você a explorar Copenhague e seus tesouros escondidos!

E, antes de nos despedir por hoje, para quem quiser ver outros destinos que visitamos pelo mundo é só nos acompanhar em nosso Instagram.

Até mais!