Contrate a Boutique de Viagem

Riga: conheça tudo sobre este destino fascinante

Riga

Riga, a capital da Letônia, é a maior cidade dos 3 Países Bálticos, onde vive um terço da população do seu país. Fundada em 1201, tornou-se cidade independente — tendo pertencido a Liga Hanseática, desde os tempos medievais. Seu centro histórico, conhecido como Vecriga, é uma das joias europeias, protegida pela Unesco.

Então, não deixe de saber o que há de melhor por lá e se surpreenda!

Sobre os Países Bálticos

São três os Países Bálticos: Letônia, Lituânia e Estônia. Estão situados no nordeste da Europa, costeados pelo Mar Báltico.

Com uma longa história, construções bem preservadas, população homogenea e alto índice de IDH, as três capitais: Riga, Vilnius e Tallinn tem se tornado, ano após ano, grandes destinos de viagem.

Saiba o porquê!

Um breve resumo sobre Riga

Com mais de 800 anos a cidade se orgulha de sua história. Desde os tempos dos Cruzados conviveram com governos estrangeiros de países muito poderosos, como a Alemanha, Suécia e a Rússia.

Mas, isto não impediu que fossem parceiros de cidades Estados importantes como Hamburgo, Lübeck, Amsterdam e Bergen, fazendo parte da bem sucedida Liga Hanseática.

Viveram um boom de desenvolvimento no início do século XIX, período em que foram construídos nada menos que 800 prédios em estilo Art Nouveau e Déco. Inclusive, cabe confessar que foram estas construções que despertaram o nosso interesse por Riga.

Mas encontramos muitos outros motivos que nos encantaram, e farão o mesmo com você.

Os anos soviéticos

A Catedral Ortodoxa, construída durante a domínio russo em Riga.

Os anos entre guerras foram de paz e tranquilidade, mas duraram pouco. Em seguida os nazistas tomaram o país e, após 1945, os letões passaram a viver sob o domínio soviético.

Só voltariam a comemorar a Independência em 1991!

As principais atrações de Riga

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que a cidade é plana e a parte antiga não é muito grande: você poderá percorrer todas as ruelas a pé!

Mesmo assim, ao programar a sua viagem para lá, reserve, ao menos, 4 dias. Você pode escolher ficar menos tempo, mas tenha isso em mente: você irá se arrepender!

Tem muito para ser visto, explorado, curtido. Mas vamos deixar registrado aqui, tudo que você não deve deixar de conhecer na cidade.

Arquitetura Art Nouveau e Déco

Mesmo sob o governo russo a cidade foi capaz de preservar as principais construções. Desde a Independência eles têm trabalhado sistematicamente para deixar tudo em ordem: por isso, há muito para ver e fotografar!

Vecriga

Este é o nome letão para Centro Antigo e, portanto, trata-se da bem preservada região medieval, de ruelas estreitas e charmosas.

Passeie sem pressa para ter tempo de curtir a arquitetura local, as lojas charmosas e os restaurantes e cafeterias com refeições caprichadas e ambiente agradável.

Então, não deixe de ver:

Não perca também os bons museus de arte da cidade: os nomes são impronunciáveis para nós, mas os acervos são bastante interessantes e ajudam a compreender melhor a cultura local.

arquitetura em Rida
Casa das Cabeças Pretas, do século XIV. Queimou em 1940 e foi reconstruída em 2001.

Distrito Boulevard

Perto do centro antigo, é a área mais elegante de Riga. É lá que ficam também as embaixadas, prédios refinados, um parque muito aprazível e o belíssimo Monumento à Liberdade.

Perto dali está a Latvian National Opera, a concorrida casa de óperas e ballets da cidade. O prédio é neoclássico, de 1918, e as apresentações de alto nível.

Recomendamos comprar ingressos com antecedência para um espetáculo: nós assistimos a um e foi uma experiência inesquecível!

Não deixe de anotar que ali perto fica a Confeitaria Laima: é quase centenária e reconhecida por seus ótimos chocolates!

Onde é melhor se hospedar e comer em Riga?

Em nossa opinião, o melhor lugar para ficar é no centro antigo: há muitas opções, você estará perto de tudo e poderá sair sempre a pé.

Nós ficamos no Neiburgs, um hotel boutique instalado em um prédio Jugendstil, reputado como o primeiro no estilo em Riga.

Foi completamente restaurado em 2010, as acomodações são confortáveis e espaçosas. Ah! E o serviço é tão bom e atencioso que o Neiburgs ficará para sempre entre os nossos hotéis preferidos no mundo.

Já para comer são tantas as opções que vamos listar, só para exemplificar, apenas os dois locais que consideramos imperdíveis:

Esperamos que agora seja possível ter uma ideia melhor de o que encontrar em Riga, pois o destino é, realmente, imperdível!

Vai Viajar? Conte conosco!

Na Boutique de Viagem Gallas & Disperati, somos especializados em roteiros culturais e experiências personalizadas. Estamos prontos para ajudar você a planejar cada detalhe da sua visita a Carcassonne e outros destinos imperdíveis.

Desde a escolha da melhor hospedagem até a criação de um itinerário que combine cultura, gastronomia e conforto, nossa equipe está aqui para garantir que sua experiência seja verdadeiramente inesquecível.

Entre em contato conosco e comece a planejar sua viagem dos sonhos! Acompanhe nossas novidades no Instagram e fique por dentro de dicas e inspirações para sua próxima aventura.

Até a próxima viagem!