Os Países Bálticos são a Estônia, Letônia e a Lituânia e estão localizados no nordeste europeu. No entanto, são poucos os turistas que colocam estes três países nos primeiros lugares de suas listas de destinos para conhecer.
Confesso que tampouco estavam na nossa, mas, assim que decidimos viajar a Riga, na Letônia, nos apaixonamos e desde então sempre pensamos em voltar para a região.
Também já estivemos em Tallinn, a capital da Estônia, e só não fomos ainda a Vilnius por causa da chegada da pandemia (em 2019) e da guerra na Ucrânia (2022).
Esperamos poder conhecê-la em breve. Por enquanto compartilhamos um resumo descomplicado para você entender melhor sobre a Cultura e História dos Países Bálticos.
O Mar Báltico
Começamos diferenciando Mares de Oceanos:
- Mares são totalmente ou quase completamente cercados por terra; além de menos extensos são também menos profundos.
- Oceanos são extensões imensas de água — o menor oceano é mais de vinte vezes maior que o maior mar — além de serem muito mais profundos.
Fica no Norte da Europa, ligando o Mar do Norte ao Oceano Ártico. É cercado por 9 nações:
- os três Países Bálticos: Letônia, Estônia e Lituânia;
- dois dos três Países Escandinavos: Dinamarca e Suécia;
- a nórdica Finlândia;
- Rússia;
- Polônia;
- Alemanha: vale conferir o texto que preparamos contando sobre a praia em Travemünde.
O Mar Báltico tem baixa salinidade e muitos destinos fantásticos estão em sua costa, entre os quais destacamos as capitais Riga, Tallinn, Helsinki e Estocolmo.
Os três Países Bálticos integraram o Império Russo
Embora tenham nascido independentes os três Países Bálticos fizeram parte do Império Russo, tendo sido depois absorvidos pela União Soviética. Só em 1991 Letônia e Estônia tornaram-se independentes; a Lituânia conquistou esta posição no ano anterior, em 1990.
Passaram a fazer parte da União Europeia em 2004 e são membros da OTAN — a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Depois de tanto tempo sob o domínio dos russos é compreensível que tenham procurado se proteger o máximo possível.
O que esperar em uma viagem aos Países Bálticos
A primeira coisa a saber é que você irá se surpreender: os destinos são carregados de História, as cidades são muito bem preservadas, a população é extremamente gentil e a gastronomia está entre as melhores que já pudemos provar.
Conheça adiante um pouco mais sobre cada país e suas capitais.
Letônia e sua capital, Riga
A Letônia é o maior país das três Repúblicas Bálticas e a sua capital, Riga, a maior cidade da região, onde vive um terço da população do país. Em toda Letônia vivem menos de 2 milhões de habitantes em uma área de menos de 65 mil km² — um pouco maior que o estado da Paraíba.
Riga foi fundada há mais de 800 anos, em 1201, e a cidade tornou-se independente nos tempos medievais. Pertenceu a Liga Hanseática e seu centro histórico, conhecido como Vecriga, é protegido pela Unesco.
Convivendo com os prédios do centro antigo há um elegante bairro de construções Jugendstil — o que, de uma meneira bem simplificada, pode ser explicado como um mix entre os estilos Art Déco e Art Nouveau.
Foi justamente estas magníficas obras o principal motivo que nos levou até lá (a imagem superior é um detalhe de uma das fachadas que fotografamos em Riga).
Tallinn, a charmosa capital da Estônia
Tallinn é a mais antiga capital da Europa setentrional — porção norte deste continente— e o seu centro histórico conserva muralhas, ruelas e construções medievais. A capital estoniana completou 900 anos quando estivemos lá, em 2019.
A Estônia é o menor dos três Países Bálticos. São apenas pouco mais de 45 mil km² (uma área menor que a do estado do Espírito Santo) com uma população de menos de 1,4 milhões de habitantes.
Muito segura, desburocratizada e altamente desenvolvida a Estônia é o paraíso dos nômades digitais: no país é possível abrir uma empresa em cerca de 1 hora!
Mas foi a excelente gastronomia que mais chamou a nossa atenção por ali: não deixe de conferir os muitos restaurantes descolados e estilosos e aproveite ao máximo a sua estada.
A Lituânia e Vilnius
Existem referências de sua existência desde o comecinhos dos anos 1000: a Lituânia é o mais ao sul dos três Países Bálticos e faz divisa com a Letônia, Polônia e a Bielorrúsia. Aliás, a capital Vilnius fica bem perto da fronteira com os vizinhos bielorrussos e seu centro histórico é mais um tesouro europeu.
Em todo o país vivem quase 3 milhões de pessoas, em uma área de 65 mil km².
A arquitetura é um ponto alto para quem se interessa em visitar a capital da Lituânia: ela guarda construções dos períodos Gótico, Renascentista e Barrocas.
(Para ter um melhor ideia da cronologia dos estilos na História da Arte não deixe de conferir o nosso resumo descomplicado — é um dos assuntos mais lidos em nosso Blog).
Convencemos você a incluir os Países Bálticos em sua Bucket List?
Tomara que sim! Se não, o demérito é nosso — jamais destes destinos tão interessantes.
Vai viajar?
Contar conosco!
Na Boutique de Viagem Gallas & Disperati, somos especializados em roteiros culturais e experiências personalizadas. Estamos prontos para ajudar você a planejar cada detalhe da sua visita aos Países Bálticos ou outros destinos imperdíveis.
Desde a escolha da melhor hospedagem até a criação de um itinerário que combine cultura, gastronomia e conforto, nossa equipe está aqui para garantir que sua experiência seja verdadeiramente inesquecível.
Entre em contato conosco e comece a planejar sua viagem dos sonhos! Acompanhe nossas novidades no Instagram @gallasdisperati e fique por dentro de dicas e inspirações para sua próxima aventura.