A respeitava The Economist revelou em dezembro de 2022 que Viena foi eleita a melhor cidade do mundo para se viver. Um feito, sobretudo se olharmos para os últimos cinco anos: a capital austríaca também ocupou a primeira posição nos anos de 2018 e 2019.
E vale ressaltar que só perdeu posições em 2020 e 2021 por conta das restrições impostas pela pandemia, ocasião que Auckland, na Nova Zelândia, acabou se destacando.
(A imagem acima é o detalhe decorativo de uma das igrejas mais bonitas de Viena, um local reconhecido por guardar tesouros de arte e arquitetura).
Conheça as melhores cidades para viver no mundo em 2022
Se Viena é o melhor lugar do mundo para se viver, é óbvio que é um excelente destino de viagem — aliás, vivemos repetindo que é o lugar que mais gostamos de visitar!
Por isso publicamos abaixo as cidades que ocupam as dez primeiras posições na lista da The Economist:
- Viena, na Áustria
- Copenhagen, na Dinamarca
- Zurique, na Suíça
- Calgary, no Canadá
- Vancouver, no Canadá
- Genebra, na Suíça
- Frankfurt, na Alemanha
- Toronto, no Canadá
- Amsterdam, nos Países Baixos
- Osaka, no Japão
Me chamou atenção que três cidades canadenses estejam entre as dez primeiras posições — é um destino que está na nossa lista de viagem para 2023.
A verdade é que tanto Viena, quanto Copenhagen e Zurique, são destaques nos destinos de viagem mais desejados do Continente Europeu. E sobre os quais já publicamos diversas informações aqui no blog.
Posts que já publicamos sobre alguns dos destinos listados acima
- Viena no inverno: vale a pena!
- Réveillon em Viena: uma noite inesquecível a ser vivida
- Viena é uma cidade cultural e para conhecê-la é preciso prestar atenção na Arte e Música
- Viena, Praga e Budapest: três capitais européias
- Copenhagen e as atrações imperdíveis na capital da Dinamarca
- Viaje para Copenhague com a ótima série Borgen
- Suíça: um país no coração da Europa
- Zurique: entre as mais elegantes cidades europeias
- Frankfurt, o centro financeiro da Alemanha, merece a sua visita
- História do Dinheiro: conheça o Geldmuseum, em Frankfurt
Saiba porque Viena é a melhor cidade do mundo para viver
Outra gigante internacional, a Mercer, vem realizando há mais de duas décadas a pesquisa Quality of living city ranking — Ranking de Qualidade de Vida. E não é surpresa que Viena vem ocupando a primeira posição há mais de dez anos consecutivos.
A economia é estável, a cidade é muito segura, os vienenses contam com excelente infraestrutura e a oferta cultural é imensa. Tudo isso em uma cidade que soube preservar a arquitetura dos tempos que a Áustria foi sede de um dos mais poderosos, importantes e elegantes impérios da Europa.
E sem que haja conflito do passado com a modernidade. Os austríacos não se acomodaram conquistando a primeira posição de melhor lugar para viver do mundo. Eles não se acomodam e estão pensando em como melhorar os tempos gastos pela população no transporte público, como diminuir as emissões de carbono e como usar, cada vez mais, energias limpas.
Uma cidade que deve ser copiada e merece ser visitada.
Que tal conhecer o melhor de Viena?
Apaixonamos que somos pela capital austríaca já estivemos por lá quase uma dezena de vezes. E em breve vamos voltar.
Por isso preparamos um ebook com um roteiro de Viena super caprichado: ele é ideal para viajantes que gostam de organizar por si só seus programas de viagem.
Caso prefira um roteiro personalizado é só entrar em contato conosco.
Somos uma agência boutique de viagem e vamos cuidar de cada detalhe para que você aproveite mais e melhor seus dias em Viena, ou em qualquer outro destino que deseje conhecer.
Deixe que cuidemos de tudo por você, de acordo com o seu perfil de viajante.
E se quiser saber por onde estivemos em Viena ou nas mais de 250 cidades que visitamos pelo mundo é só nos acompanhar em nosso Instagram GallasDisperati.
E leia também um post caprichado com uma lista imperdível com as 20 melhores frases de viagem.
Até mais!