Muitas vezes nos perguntam sobre os documentos para viajar de avião, sobretudo leitores que estão planejando a sua primeira viagem internacional.
Por isso resolvemos publicar um post bem detalhado — para ser seu check list definitivo, e evitar qualquer problema. Vamos lá?
Uma dica importante
Não confie totalmente na memória eletrônica. Documentos mais importantes, como cópia do passaporte, comprovante da hospedagem no dia do desembarque e a primeira folha do Seguro Saúde precisam estar com você: tenha-as impressas!
Em uma de nossas viagens meu celular pifou durante o vôo e não ligou no desembarque — mesmo estando carregado e desligado durante o vôo.
Por sorte tínhamos as cópias impressas conosco na bagagem de mão e não tivemos qualquer chateação.
É sempre melhor prevenir, não é mesmo?!
Viagens Nacionais e Internacionais
Para viagens nacionais, apenas um documento de identidade original será solicitado: RG e Carteira de Motorista são aceitos por todas as companhias aéreas.
Mas lembre-se: é preciso estar dentro da validade. O RG deve ser renovado a cada 10 anos!
Embora pelo acordo do Mercosul seja possível viajar para os países da América do Sul apresentando apenas o RG original, nós recomendamos fortemente que tenha um passaporte válido com você. E a seguir explicamos os porquês.
RG x Passaporte
O passaporte dentro da validade é um documento legítimo internacionalmente e sempre será aceito.
Enquanto que o RG pode lhe acarretar alguns problemas, pois ele só é aceito se você estiver “reconhecível” na foto. E esta é uma questão muito subjetiva.
Sobretudo para mulheres, que mudam a cor e o corte do cabelo ao longo dos anos; para crianças e adolescentes, que mudam de fisionomia rapidamente. E pode acontecer mesmo com homens: que tiram ou deixam a barba crescer, por exemplo; ou engordam e emagrecem.
Evite problemas e viaje com o seu passaporte.
O ideal é que seja renovado 6 meses antes do vencimento: é o prazo máximo que alguns países consideram. No entanto, muitos aceitam entrada de estrangeiros com passaportes até 3 meses antes do final da validade.
Confira no site da embaixada de cada destino antes de embarcar!
Outra vantagem de viajar com passaporte é que terá os carimbos de entrada e saída do país visitado. E esse carimbo pode ser de alguma validade nas imigrações de países da Europa, Ásia e mesmo nos EUA — como prova de que é um turista, e não um candidato a imigrante ilegal.
Em viagem evitar problemas deve se tornar um mantra!
Outros documentos para viajar de avião devem ser providenciados e levados com você
Vistos
Cheque com antecedência no site da Embaixada se o destino para o qual você irá viajar exige vistos para a sua nacionalidade. Se sim, você precisará providenciá-lo em tempo hábil, para estar com tudo certo na hora do embarque.
É bom reforçar que alguns vistos são necessários mesmo quando você irá fazer apenas uma conexão: isso se aplica, por exemplo, aos Estados Unidos.
Vacinas e cuidados genéricos com a saúde
Mesmo antes da assustadora pandemia da Covid-19 para entrar em algumas regiões do Brasil, certos países da América do Sul e do exterior já era preciso ter se vacinado contra Febre Amarela.
E para ter validade a vacina precisa ter sido tomada com no mínimo dez dias de folga antes da data de embarque (outras vacinas podem necessitar ainda mais tempo).
Certifique-se, esteja protegido e embarque com o comprovante da vacinação. No caso da fevre amarela o ideal é ter o documento CIVP — Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.
Consulte o site da ANVISA e garanta o seu. Os nossos viajam conosco sempre, junto aos passaportes.
Certificado de Vacina contra Covid-19
Quem já está com o ciclo completo de proteção pode e deve emitir o certificado no aplicativo Conecte Sus: as informações estão disponíveis também em inglês e espanhol.
Para evitar qualquer problema sugerimos checar no site da embaixada do destino de sua viagem as informações atualizadas sobre o assunto.
Seguro Saúde
Para quem está planejando uma viagem internacional um bom Seguro Viagem é obrigatório para garantir a sua entrada em diversos destinos.
Na Europa, por exemplo, a maioria dos países exigem que tenha segurado um mínimo 30 mil euros em assistência médica e repatriação — resultado do tratado conhecido como Acordo de Schengen.
A boa notícia é que, se você tem um bom cartão de crédito, talvez não precise pagar por isso. Desde que as passagens aéreas tenham sido pagas com o tal cartão, claro! Confira com o gerente da sua conta.
E seu uso é extensível ao acompanhante e aos filhos menores do titular do cartão. Então, não deixe de conferir se o seu cartão de crédito lhe garante essa vantagem.
Seja prudente: confira qual é a cobertura oferecida.
Mas, não basta apenas comprar a passagem com o cartão para viajar tranquilamente. Se prepare e leve com você:
- uma cópia do comprovante da compra das passagens;
- cópia dos passaportes, comprovante de residência e das passagens aéreas;
- emita o seguro pelo site de seu cartão de crédito antes da viagem. É fácil, feito de forma online.
Em caso de necessidade você poderá arcar com as despesas e ser reembolsado depois; ou entrar em contato com a seguradora e relatar o ocorrido: eles cuidarão de informar onde será o atendimento e enviarão uma carta de crédito, assumindo diretamente todos os custos.
É por isso que sempre preferimos emitir Seguro Viagem para as nossas viagens e as dos clientes de nossa Boutique de Viagem. Buscamos, em cada destino, e para cada faixa etária de cliente, as melhores opções.
Comprovantes de hospedagem
Dependendo qual é o seu país de entrada pode ser que o oficial de imigração peça comprovante de hospedagem.
Se a acomodação escolhida for hotéis, hostels ou apartamentos será fácil: é só mostrar a reserva.
Mas, se for se hospedar na casa de alguém: família, amigos ou mesmos o chamado couch surfing, será preciso pedir ao seu anfitrião para emitir um documento aceito pelas autoridades do país de destino.
Sem isso, pode ter a entrada barrada. O pesadelo de qualquer viajante!
E para dirigir tranquilamente fora do Brasil
Em alguns países a PID está entre os documentos necessários para viajar de avião. Ela é a carteira de motorista internacional, ou PID — Permissão Internacional para Dirigir. Deve ser usada junto ao documento original e é emitida com a mesma data de validade.
É super fácil emitir no site do Detran do seu estado. Pague a taxa e receba pelo Correios.
Confira também se o seu cartão de crédito oferece algum seguro de carro: em alguns casos é possível diminuir os custos de locação por causa disso.
Para aluguel de carro na Europa temos um post bem completo. Não deixe de conferir.
Vale a pena conferir também:
- Top 5 dicas: essenciais para calcular gastos de viagem;
- Viagem e maquiagem: dicas fáceis e práticas para você!
- Viagem de trem pela Europa: tudo que você precisa saber;
- Roteiro de viagens: um check list em 13 passos;
- Planejamento de viagem: dicas top para viajar mais e melhor;
- Viagem na melhor idade.
Aqui no blog apresentamos diversos destinos e você pode acompanhar também o nosso Instagram: sempre publicamos novidades!
E, se busca apoio para encontrar a melhor hospedagem para você, ou se estiver precisando de ajuda para formatar os seus roteiros de viagem, contratar seguros ou emitir passagens, entre em contato conosco.
A Gallas & Disperati é também uma Boutique de Viagem e oferecemos desde a assessoria completa até um serviço de consultoria, na medida de suas necessidades e expectativas.
Até lá!