Está no ar a parte final de La Casa de Papel — um dos maiores sucessos da Netflix.
E eu, que adoro séries e o cinema espanhol, fui logo conferir como o Professor e seu bando terminam a empreitada. Aviso: contém alguns spoilers…
E como por aqui estamos sempre pensando em destinos de viagem, usamos os codinomes de cada um dos personagens para falar um pouco de cada cidade.
Codinomes e cidades em La Casa de Papel
Madri
Não dá para começar esta lista sem citar a cidade onde se passam os grandes roubos: o primeiro, na Casa da Moeda, e o segundo, que se passa no Banco Central da Espanha.
Madri é a linda capital espanhola, e uma das maiores cidades europeias.
É um destino incrível a ser conhecido: muita história, ótimos museus, uma cidade vibrante e bastante animada.
Lisboa
A capital portuguesa é o codinome da personagem que abandonou a vida como policial e se juntou por paixão ao Professor.
Como ela Lisboa é uma cidade encantadora: intimamente ligada à História do nosso país, com uma gastronomia fantástica e muito para ser visto. É uma de nossa cidades preferidas, onde já estivemos juntos 10 vezes!
Aliás, se curte filmes espanhóis, vale comentar que a atriz que faz a mãe de Raquel na série é interpretada pela veterana Kiti Mánver — amiga que trabalhou em diversos dos filmes de Almodóvar.
Tokyo
Uma das principais personagens da série é literalmente explosiva!
E é também agitada e ultramoderna — exatamente como a capital japonesa.
Mas a cidade de Tokyo faz questão de manter a tradição e respeitar o passado, o que lhe faz ainda mais tentadora como destino de viagem. Em breve iremos conhecê-la e daí contamos o que achamos de melhor por lá.
Berlim
Meu personagem preferido em La Casa de Papel infelizmente morreu no final do primeiro assalto, mas seguiu em todas as temporadas em flashbacks. Não ia ter a mesma graça sem o carismático Berlim de Pedro Alonso.
E o final está ligado ao filho e a ex-mulher de Berlim: sim, Tatiana volta a aparecer e o jovem Rafael de Patrick Criado também. Aliás, se o filme ou série é com Criado, vale ver!
Berlim é a capital da Alemanha, a antiga capital da Prússia, e que passou décadas dividida após a Segunda Guerra Mundial. Já faz tempo que é um dos lugares mais interessantes para ser visitado no norte da Alemanha.
Nairóbi
A capital do Quênia dá nome à uma das personagens mais queridas da maioria: e aqui vale contar para quem não sabe que a atriz, Alba Flores, também é ótima cantora — vem de uma família de artistas.
A capital queniana é um famoso ponto de partida para quem quer fazer safáris fotográficos: as imagens são sempre belíssimas, mas ainda não estivemos por lá.
Denver
Fica bem no meio dos Estados Unidos e é a capital do Colorado, um ótimo destino para quem quer conhecer as Montanhas Rochosas.
Estocolmo
É uma personagem bastante doce na série — era funcionária da Casa da Moeda no começo da série e apaixonou-se por Denver. Daí o seu nome!
Já que Síndrome de Estocolmo é o nome de uma patologia na qual a vítima se apaixona por seu agressor: no caso de La Casa de Papel, Denver é um dos assaltantes.
Quanto à capital sueca sugerimos conferir o post caprichado sobre o melhor de Estocolmo.
E para entender o porque da escolha da personagem Mónica ser Estocolmo no bando leia também:
Moscou
Outro personagem bastante carismático e uma triste baixa para o bando do Professor. Ele era o pai de Denver — um ladrão boa praça.
A capital russa é cosmopolita, histórica, cheia de tesouros e contradições. Não está em nossa lista de destinos para conhecer antes de morrer: em seu lugar colocamos a igualmente russa São Petesburgo.
Rio
O caçula dos bandidos entrou na trupe como nerd, e precisou se tornar bastante violento. Apaixonado pela Tokyo foi capturado e torturado.
Quando escolheu seu codinome o então jovem era apenas um estudante, sem ter muita certeza do que iria precisar enfrentar.
A cidade do Rio de Janeiro é o local conhecido em todo mundo como Cidade Maravilhosa: embora seja também um dos principais destinos de fuga de bandidos de tantos filmes.
Oslo
Um personagem menor, que saiu de combate logo no começo de La Casa de Papel. Era amigão de Helsinki, nosso próximo destaque.
Em tempo: leia o post explicando porque Oslo, a capital norueguesa, é demais.
Helsinki
Outra figura muito carismática do elenco: apesar de sua aparência rústica é um bandido doce. Durante o segundo assalto apaixonou-se pelo instável Palermo. Impossível não torcer pelo grandalhão!
Helsinki, a capital da Finlândia é um dos destino que nos encantou: uma cidade ordenada, moderna e demais de interessante. Recomendamos fortemente colocá-la em sua lista de viagens!
Palermo
Chegou no meio da série e já ocupou um espaço imenso: era parceiro de Berlim, por quem nutria um amor impossível. Pouquíssimo confiável é volúvel e um dos personagens mais importantes na parte final.
O ator é o ótimo Rodrigo de la Serna, argentino que ganhou fama com o amigo de Che em Diários de Motocicleta.
De qualquer forma, Palermo é a conturbada capital da Sicília: um destino cheio de belezas, histórias e tumultos.
Bogotá
É também um dos personagens mais novos: um especialista em metalurgia que organiza a abertura do cofre e a fundição do ouro no Banco Central da Espanha.
A capital da Colômbia é uma das primeiras cidades que Alfredo e eu conhecemos juntos, há mais de 20 anos!
Um destino interessante na América do Sul, principalmente se você incluir a vibrante Cartagena de Índias.
Manila
Interpretada pela ótima Belén Cuesta Manila é um personagem trans, ligado a Moscou e a Denver. Seu pai também tem papel importante na parte final de La Casa de Papel — mas o personagem não ganhou um codinome.
Manila é a capital das Filipinas, um destino que ainda não entrou em nosso radar. Já entrou no seu?
Marselha
O personagem é aquele que sempre está onde deve estar, e sempre faz o que é preciso. Daqueles que não perde a calma, altamente confiável, um tremendo apoio para o Professor.
A cidade de Marselha é a mais antiga da França, fundada pelos gregos. A segunda cidade mais importante da França.
Pamplona
Era mesmo o estagiário do bando, e escolheu uma cidade importante no norte da Espanha: a terra das Fiesta de San Firmin. Alguns dias em julho com a medieval corrida junto aos touros.
E ainda tem a ótima Alicia Sierra que tampouco ganhou um codinome: mais um papel impecável da atriz e cantora Najwa Nimri.
E agora se você ainda não viu La Casa de Papel, vale começar da primeira temporada.
Que tal uma versão asiática?
O sucesso foi tanto que depois de finalizada a série espanhola entrou no ar uma versão coreana de La Casa de Papel. Os personagens são os mesmos e a história é quase idêntica…. mas acho que merece a sua atenção.
E aí? Já assistiu a versão coreana? Curtiu?
Nos conte o que achou. E, se curte as nossos textos e imagens: nos acompanhe por aqui e em nosso Instagram.
Planejando conhecer seu novo destino?
Se você está planejando uma viagem para qualquer destino, saiba que pode cofiar em nossa Boutique de Viagem Gallas & Disperati! Com nossa expertise em roteiros culturais, podemos criar um itinerário personalizado que inclua as principais atrações, além de experiências autênticas que revelam a rica diversidade de cada cidade a ser visitada.
Entre em contato conosco!