Contrate a Boutique de Viagem

Bariloche no verão: a melhor época para conhecer

bariloche-no-verao

O verão em Bariloche é alta-temporada e a Patagônia é visitada por turistas de todo o mundo. Saiba por que vale a pena conhecer o destino nesta época do ano!

O verão na Argentina é entre 21 de dezembro e 20 de março, quando a região é visitada tanto pelos locais, como por estrangeiros. O porquê disso? Simples, os dias são longos, o clima ameno e todos aproveitam muito mais.

Confira o nosso post e se prepare: é a melhor época para curtir tudo que a região oferece!

Nós já estivemos na cidade três vezes em janeiro e a cada retorno nos encantamos mais!

Na última vez ampliamos a viagem para conhecer melhor a Patagônia Argentina, viajando também a El Calafate e Ushuaia, com uma passadinha em El Chaltén. Mas isso será matéria do outros posts.

Hoje compartilhamos aqui o que vimos e experimentamos de melhor neste que é um dos lugares mais bonitos da América Latina. Fique de olho!

O melhor de Bariloche no verão

Em Bariloche no verão a vegetação e os jardins são exuberantes, o tempo é bom e os dias são longos. Ao contrário do inverno, quando escurece cedo e o frio e a neve restringem bastante a mobilidade.

De dezembro a março há muito sol, céu azul, com noites sempre mais frescas. Mas saiba que já pegamos dias em janeiro de 12 ou 13 graus, com bastante vento.

Então, como o seguro morreu de velho, se prepare: e leve agasalho!

Nossos passeios preferidos em Bariloche no verão

É possível contratar os passeios antecipadamente do Brasil, ou em alguma agência, já estando em Bariloche.

Mas recomendamos se programar com antecedência, sobretudo em época de alta temporada, como no início de janeiro ou nos feriados nacionais.

E, preste atenção: mesmo já tendo os vouchers comprados e pagos será preciso trocá-los em uma cabine na entrada do Puerto Pañuelo e depois ficar em outra fila para pagar a taxa turística (e eles aceitam somente pesos)!

Então chegue com folga para evitar perder o seu barco.

Puerto Blest, Puerto Frias e a Cascata de Los Cântaros

É um passeio de um dia inteiro de travessia de barco pelo Lago Nahuel Hualpi, em direção ao Chile.

Seguindo para Puerto Frias

Nós fizemos esta opção e adoramos. Mormente porque demos uma sorte imensa, e fez um dia perfeito!

Puerto Frias fica a uns poucos quilômetros da fronteira com o Chile. A baía é maior e mais bonita que a anterior e no percurso de barco as vistas são estonteantes.

Chegando lá você poderá ver um pequeno museu e a réplica de “La Poderosa“, a antiga moto usada por Che Guevara e seu amigo Alberto Granado para atravessar a América Latina entre 1951 e 1952.

Um filme baseado na aventura da dupla foi filmado pelo cineasta brasileiro Walter Salles. É o imperdível Diários de Motocicleta. Vale a pena assistir!

A subida até a Cascada de los Cântaros

Para chegar lá você irá fazer novo percurso em barco, saindo do Puerto Frias até outro porto, com cobertura de madeira. Dali é o princípio do sendero, ou caminho, para a cascata.

Esteja preparado para subir 1 quilômetro em uma estrutura de madeira no meio de um aprazível bosque de arrayanes. Tudo muito bem organizado, com bancos para descanso e um corredor largo.

Contudo, se tiver algum problema de mobilidade, será muito difícil. Senão, a cascata valerá o esforço!

Cascada de los Cântaros, em um dia de verão.

Depois é só descer toda a estrutura e pegar novamente o barco, de volta ao ponto de partida: Puerto Pañuelo. No inverno muito da graça destes passeios se perde, prejudicado pelo forte frio e pela neve.

Mas é claro que as paisagens invernais também encantam.

Ilha Vitória e o bosque de Arrayanes

É outra opção de passeio de barco pelo lago, e a parte mais bacana é andar no meio do bosque, com suas árvores de troncos de cores claras.

Valem as mesmas recomendações do item anterior, e é bom saber que há diferentes opções de embarcações: algumas mais populares e outras mais confortáveis.

O que muda é apenas o serviço e o conforto: as vistas e o passeio são os mesmos.

Se for estender a sua estada é bom considerar também esses outros passeios:

É possível alugar um carro para conhecer a região, se locomover de táxi ou em excursões. A escolha depende de cada tipo de viajante.

Onde se hospedar

Nós somos daqueles que gostam de voltar aos lugares preferidos, e um dos hoteis que mais gostamos no mundo é o Llao Llao Hotel & Resort.

Está implantado na parte mais bonita de Bariloche, em meio a uma paisagem de tirar o fôlego, com ótimo serviço e muito conforto.

A cidade de Bariloche é pequena, com uma rua principal de comércio onde ficam diversas lojas, chocolaterias e muitos restaurantes. Todo o comércio se espalha pelo pequeno centro.

Muita gente prefere ficar no centro comercial, para sair para comer e fazer compras. São dezenas as opções de hospedagem por lá, muitas com vistas para o lago.

Mais algumas informações sobre Bariloche, no verão ou qualquer outra estação

Um mínimo para conhecer bem a região e fazer alguns dos passeios pelo belíssimo e onipresente lago Nahuel Hualpi é uma estada de 4 dias. Não fique menos, porque se arrependerá!

Esteja ligado com alguns taxistas: combine antes se irá pagar com cartão de crédito, senão poderá ser cobrado a mais por conta da taxa de uso das maquininhas. Coisas de uma economia dolarizada…

E ainda sobre o dólar: embora o dólar seja aceito em 99% dos estabelecimentos, tenha sempre alguns pesos com você.

E saiba ainda

Embora a principal região vinícola da Argentina seja Mendoza, são produzidos alguns vinhos bem gostosos na Patagônia, e mesmo mais ao sul do país, no chamado Fim do Mundo. Não deixe de provar!

E porque você sempre deve ter alguns pesos: você precisará deles para pagar táxis, taxas turísticas (como a de entrada do parque Nahuel Hualpi) e em alguns restaurantes e cafés.

Ademais, não é difícil encontrar lugares que não aceitam cartão. Além disso, sempre que pagar com dólar a conversão será pior que a taxa oficial. E o troco será sempre em pesos.

Outra questão importante é que agora há voos diretos de São Paulo a Bariloche: uma opção mais rápida e econômica que com parada em Buenos Aires.

E você ainda pode esticar a sua viagem para conhecer cidades mais ao sul, como El Calafate e Ushuaia.

Já planejando as suas próximas viagens? Conte com o nosso apoio para formatar os seus próximos roteiros de viagem, é só entrar em contato conosco. A Gallas & Disperati é também uma Boutique de Viagem e cuidamos de todos os detalhes das viagens de nossos clientes.

Acompanhe nosso Instagram com muitas imagens e informações sobre viagens, destinos e experiências incríveis pelos mais 30 países em que estivemos. Até uma próxima!