O melhor Guia de Viagem é aquele elaborado de acordo com os seus interesses, capaz de proporcionar experiências inesquecíveis e garantir que aproveite mais e melhor cada dia de sua viagem.
Contudo, nem sempre é possível contratar um expert para fazer um guia para a sua viagem, da mesma forma como nem sempre você terá tempo para estudar o roteiro e definir as melhores escolhas de acordo com os seus desejos.
Por isso aqui compartilhamos algumas maneiras de aproveitar bons Guias de Viagem existentes no mercado — sejam eles impressos ou digitais — ajustando-os de acordo com o seu perfil de viajante.
Guia de Viagem: defina os seguintes itens
- objetivo da viagem;
- quando irá viajar;
- orçamento disponível;
- quanto tempo de viagem;
- escolha das atrações e atividades;
- escolha da hospedagem;
- meios de locomoção;
- documentação necessária;
- seguro viagem.
A seguir vamos explicar melhor cada um dos nove itens listados acima. Acompanhe e clique nos links indicados: assim terá acesso a outras matérias imprescindíveis para que possa configurar um Guia de Viagem perfeito para você.
1. Objetivo da Viagem
Sem ter este item bem definido nada adiante será possível, e você acabará vivendo a viagem ideal de outro viajante — que não você.
Escolha o que te interessa, o que você quer conhecer, rever, saber mais. Uma vez resolvido o objetivo, siga para o próximo item.
2. Quando irá viajar
Já escrevemos aqui no blog em outras publicações que não adianta ter um ótimo Guia de Viagem para o verão europeu e visitar o continente em pleno inverno.
Muitos de nós simplesmente não pode escolher quando viajar: depende da liberação do chefe na empresa, das férias escolares das crianças, do período em que consegue se ausentar de seu próprio negócio, ou, mesmo, de quando consegue emitir as tão sonhadas passagens aéreas com milhas.
Por isso tenha em mente que a época em que irá viajar é determinante para que possa ter um ótimo Guia de Viagem, e desta resolução depende tudo que iremos tratar daqui em diante.
Para exemplificar melhor como a estação escolhida influencia os objetivos de uma viagem sugerimos ler as seguintes publicações:
3. Orçamento disponível
Objetivo e data da viagem resolvido é hora de estabelecer o orçamento para a viagem.
Imagino que, mesmo quem tem recursos de sobra, precisa ter um controle de seus gastos, certo?
Para isto já publicamos um material bem completo para ajudar você a calcular e controlar todos os gastos de viagem.
4. Quanto tempo de viagem
Objetivo de viagem determinado, você já sabe quando poderá viajar e já estabeleceu um orçamento (não uma camisa de força). É hora de resolver quantos dias (ou diárias) terá a sua viagem.
Só então chegou a hora de, finalmente, começar a entender qual é o melhor Guia de Viagem para esta ocasião.
5. Escolha das atrações e atividades
É um item a ser resolvido junto com o anterior — sobretudo para roteiros em que há mais de um destino.
Saber fazer “caber” em seu Guia de Viagem tudo que você quer conhecer é algo que não se acerta de primeira: quando começamos a viajar juntos eu tinha a tendência de colocar atrações demais para cada destino.
O resultado é óbvio: precisávamos escolher se passávamos o dia como em uma gincana maluca, ou o que deixaríamos para trás…
Exercite este poder de escolha e tenha a certeza de que irá aproveitar mais e se frustrar muito menos. Vale a pena.
A ideia é que cada cliente, ou leitor, tenha uma visão geral de cada destino oferecido e possa escolher o que lhe for mais conveniente.
6. Escolha da hospedagem
Parta de tudo que quer ver e conhecer e só então escolha onde irá se hospedar. Assim poderá escolher ficar perto das atrações mais interessantes e, consequentemente, vai acabar gastando menos tempo e dinheiro com locomoção em cada destino visitado.
É claro que a escolha de onde você irá ficar deve estar adequada ao seu perfil de viajante e ao orçamento da viagem: respeite isso e dificilmente irá errar.
Recomendamos conferir também o post como fazer roteiros de viagem.
7. Meios de Locomoção
Chegou a hora de resolver como irá se locomover até o seu destino e também no restante da viagem.
Muitos acreditam que a melhor maneira de planejar uma viagem é partindo da compra das passagens: não é!
Pode até dar certo, mais fica tudo muito mais complicado e limitado — e quase sempre leva a custos desnecessários.
Sobre o assunto leia na íntegra as seguintes publicações e entenda o que é melhor para a sua viagem:
8. Documentação necessária
Mesmo quem já viajou um tanto pode se atrapalhar em alguns destinos.
Baseados em fatos que presenciamos em aeroportos pelo mundo e a nossa experiência preparamos posts imperdíveis para evitar que você tenha qualquer contratempo ou chateção. Confira e prepare-se:
- documentos para viajar de avião;
- bagagem de mão: saiba o que realmente deve levar com você na cabine (e o que despachar).
9. Seguro Viagem
Tomara que nem precise usar, mas tenha. Para muitos países ter um Seguro Viagem é um dos pré-requisitos para poder ingressar em suas fronteiras. Existem diversos no mercado: escolha o seu.
Para ter mais segurança sugerimos conversar com uma agência de viagens responsável, na Boutique de Viagem trabalhamos com diversos seguros e indicamos a melhor opção para cada cliente, destino e faixa etária.
Hora de adequar o seu guia a sua viagem
Para conhecer e escolher os principais pontos turísticos e atrações você já pode ter usado Guias de Viagem, ou se informado em blogs, como o nosso e tantos outros.
Ajuste as informações encontradas aos seus interesses e JAMAIS escolha um destino ou atração só porque parece ser a escolha da maioria.
Caso precise de um roteiro personalizado e sob medida também podemos ajudar: somos uma Boutique de Viagem e oferecemos um serviço profissionais na medida das necessidades de nossos clientes.
Para entender mais sobre o nosso trabalho, é só entrar em contato conosco.
Acompanhe em nosso Instagram @gallasdisperati.
Até uma próxima.