Contrate a Boutique de Viagem

Mini Guia de Planejamento de Viagem: Tudo O Que Você Precisa Saber

programar viagem

Aqui você vai encontrar um mini guia descomplicado com tudo o que precisa para programar a sua viagem dos sonhos.

Vamos lá?

O que Considerar ao Planejar a Sua Viagem

  1. Decidir o Destino;
  2. Definir um orçamento de viagem — Pense sempre em uma margem de segurança, pois imprevistos acontecem, e às vezes há gastos inesperados;
  3. Definir Quanto Tempo Ficar Fora — Se for para mais de um destino, quanto tempo dedicar a cada lugar;
  4. Escolher o Modo de Transporte — avião, carro, trem ou ônibus;
  5. Escolher Onde Ficar Hospedado;
  6. Planejar, ao Menos em Linhas Gerais, o Que Fazer Durante a Viagem — Em alguns lugares, é recomendável comprar ingressos com antecedência para museus, eventos, parques e atividades recreativas, pois deixar para a última hora pode resultar em preços mais altos ou na impossibilidade de realizar o que havia planejado;
  7. Checar a Validade do Seguro Saúde — Verifique se ele é válido no destino escolhido;
  8. Reunir Todos os Documentos Necessários — E verificar se é preciso tomar alguma vacina antes do embarque.

Para saber mais…

Preparamos alguns posts complementares para ajudá-lo a não esquecer nada de importante. Não deixe de conferir e salvar, para não perder!

O nosso jeito de viajar

Nós viajamos juntos há mais de vinte anos e, com o tempo, acabei me tornando uma expert no assunto. E acredite: já errei bastante! No entanto, com a prática, o feeling vai ficando mais apurado e tudo se torna mais fácil.

É exatamente a nossa maneira de programar viagem que vou compartilhar com você aqui. Confira!

A melhor maneira de programar uma viagem

A primeira coisa a decidir é difícil: para onde ir?

O mundo é tão grande e há tanto para ser descoberto. Então, é preciso fazer um exercício e escolher um foco de interesse, além de ver o que cabe em suas férias e orçamento, claro!

Uma vez decidido o ponto de interesse, é hora de ajustar quantos dias ficar. Se tiver apenas uma semana, sugiro um lugar, ou, no máximo, dois!

Não ache que vai dar para ver tudo só porque cabe no papel. É preciso levar em conta o tempo da viagem, sobretudo, se for de avião, os deslocamentos e deixar uma folga para atrasos.

Por exemplo: em voos internacionais você deve ter, ao menos, 1 hora entre conexões. Ao contrário, correrá o risco de perder o segundo voo.

Em viagens de trem os tempos podem ser bastante mais flexíveis, mas é preciso ater à estação escolhida, pois em algumas cidades existem mais de uma e isso pode gerar confusão. Preste atenção!

A escolha de onde se hospedar

O tipo de hospedagem depende não só do budget de viagem, mas do estilo de cada um. Não tem certo ou errado.

Conheço gente que tem muito dinheiro e só se hospeda em hotéis supereconômicos e, também, temos amigos que só ficam no hotel mais caro de cada destino.

Tem quem curte Airbnb, alugar apartamento, ficar em hostel. Eu não cozinho em viagem — curtimos sair para almoçar e jantar. Além disso, não quero perder tempo fazendo o café da manhã.

Então, procuramos hotéis onde tenhamos esse conforto: e nós dois adoramos café da manhã de hotel!

São ocasiões que aproveitamos para conversar sobre a programação do dia, comer um pouco mais do que em casa e, assim, sentir um pouco mais a cultura de cada lugar.

Mas uma regra vale para todos: escolha ficar perto dos seus pontos de interesse! Você vai ganhar tempo e acaba economizando com transporte.

Programas de milhagem

Sempre vale a pena fazer parte de um programa de milhagem, sobretudo, se viajar mais de uma vez por ano. Comece escolhendo um cartão de crédito ligado a companhias aéreas e concentre os pagamentos do mês nele.

Entretanto, lembre-se! Ele deve ser pago religiosamente até a data de vencimento e o valor total da fatura: senão arcará com os juros mais altos do mercado!

Programas de hospedagem

Se você gostar de ficar sempre em uma mesma cadeia de hotéis, considere fazer parte do programa de milhagem da cadeia. Além de diárias, você terá up grades de categoria na hospedagem, poderá ganhar o café da manhã (na Europa, onde os valores são altos, é um ganho imenso!) ou desfrutar ainda de jantares e receber mimos na chegada: como uma garrafa de vinho, uma espumante ou uma cesta de frutas. Eu acho isso o máximo!

E deixamos para o final o item mais importante: a programação da viagem. Sim, você precisa gastar um tempo escolhendo o que vai ver.

O planejando de sua viagem

Pouco vai adiantar se você não fizer uma programação de viagem adequada aos seus interesses. Para isso, é preciso pesquisar, informar-se e se planejar. Não deixe para descobrir o que ver quando chegar lá.

Ao deixar para o acaso lhe guiar, você correrá diversos riscos:

No entanto, se gastar um tempinho para encontrar o que tem de melhor em cada destino, poderá:

Nas duas experiências o investimento de recursos é o mesmo. Então, o que você prefere?

E mais uma informação

Pesquise o que verá e fará em suas férias de acordo com os seus interesses. Não faça alguma coisa só porque está na moda ou um amigo recomendou. Faça porque você escolheu!

A viagem é sua, portanto, ela precisa ser boa para você.

Ouse ver ou aprender sobre algo novo: viajar é sempre enriquecedor! Temos várias dicas no blog de destinos fantásticos e também alguns textos sobre a nossa paixão por viajar. Confira e se prepare para programar sua próxima viagem.

Agora que você tem todas as informações para fazer um ótimo planejamento de viagem, está pronto para começar a organizar suas próximas aventuras. Se preferir, a Boutique de Viagem Gallas & Disperati pode cuidar de tudo por você, oferecendo um atendimento exclusivo e personalizado.

Nosso objetivo é ajudar você a criar roteiros sob medida, garantindo que você conheça cada destino de forma enriquecedora. Para mais dicas sobre lugares incríveis, consulte nossos outros posts no blog e siga-nos no Instagram @GallasDisperati!

Se você deseja uma experiência perfeita, entre em contato conosco. Estamos aqui para garantir que sua próxima viagem seja sensacional!