Glasgow é um destino menos famoso para nós brasileiros, mas uma cidade que é a terceira mais populosa do Reino Unido, seguindo as inglesas Londres e Birmingham.
Um pouco sobre Glasgow
Para começar, a cidade não é a capital do país, embora seja a maior da Escócia. Este lugar é ocupado por Edinburgh, mais ao leste e distante menos de uma hora de trem e pouco mais de uma hora para quem parte de carro de Glasgow.
(Mas, lembre-se da mão inglesa, então pode ser mais complicado dirigir na Grã-Bretanha).
A origem de Glasgow data do século VI, sua respeitada Universidade foi fundada em 1451 — antes da Descoberta do Brasil — e, durante o longo reinado da rainha Vitória (1837-1901) foi a segunda cidade do Império Britânico.
Segue até hoje um dos 16 principais centros financeiros da Europa e é, com certeza uma das cidades com mais pubs por metro quadrado!
Londres é o mais importante centro financeiro europeu e o segundo do mundo, atrás apenas de Nova York. Outros polos importantes no Velho Continente são as cidades de Zurique, Frankfurt e Paris.
O centro histórico
É compacto e fácil de ser percorrido a pé. A rua mais elegante é a Buchanan — não por acaso, nome de uma marca de whisky. Outra rua a ser percorrida é a Argyle.
Glasgow se desenvolveu após a Revolução Industrial e foi um importante centro de novas tecnologias e engenharia. Por décadas floresceu ali a construção de navios — ao que se seguiu um tempo de desemprego e falta de oportunidades.
Isso tudo superado, Glasgow agora é um simpático destino cultural.
Mackintosh e os Quatro
Um dos grandes nomes da arte e arquitetura escocesa é Charles Rennie Mackintosh (1868 e 1928). Nascido na cidade ganhou fama internacional com seus projetos e a atuação de uma família talentosa.
Conhecidos como os Quatro, Charles e sua esposa Margareth Macdonald estavam sempre juntos com Herbert MacNair e sua esposa Frances — irmã de Margareth.
Os quatro jovens estudaram na escola de Arts & Crafts da Universidade de Glasgow e criaram um movimento aos moldes do Art Nouveau, com inspiração da arte japonesa e nos moldes do Secessionismo de Viena.
A produção de projetos de arquitetura, mobiliário, tecidos e painéis altamente decorativos ficou conhecida como Modern Style.
Para ver as obras de Mackintosh vale visitar os museus Kelsingrove, The Hunterian e a casa de chá Willow Tea Room.
Pubs e whisky escocês
Estivemos em Glasgow no final do verão e choveu TODOS os dias da semana em que estivemos lá. Descobri que isso é uma constante — por isso nas Highlands praticamente vemos o campo crescer. As paisagens são verdadeiramente bonitas.
Na cidade chama a atenção o número de pubs, praticamente em todos os quarteirões — você vai acabar entrando em alguns deles!
E com tantos pubs é claro que o famoso whisky escocês está presente em toda a parte. Saiba que são 5 as regiões produtoras no país. A principal delas é na chamada Highlands, as Terras Altas.
Mas, estando Glasgow nas Lowlands, as Terras Baixas, é bom contar que tudo é muito perto em comparação as grandes distâncias as quais nos acostumamos a percorrer aqui no Brasil.
Em pouco mais de meia hora chegamos a uma das mais famosas destilarias: a Glengoyne.
Uma rápida apresentação da destilaria Glengoyne
Recebe visitantes diariamente em sete diferentes tipos de tours. O que fizemos foi bem completo, organizado pela diretoria da Universidade de Glasgow, onde participamos de um Congresso.
Prestes a completar 190 anos, a Glengoyne tem como mote “Unhurried since 1833” — eles seguem sem pressa, mas assumiram o comprometimento em usar 100% de energia renovável pelo motivo de que pretendem continuar fazendo tudo como sempre foi feito, e manter a Glengoyne como a mais bonita destilaria escocesa.
Vale demais a visita!
Em nosso Instagram temos alguns posts sobre Glasgow: acompanhe!
Se curte destinos culturais recomendamos ler os seguintes posts:
- Darmstadt: um destino perto de Frankfurt e sua Colônia de Artistas;
- Leipzig: onde estudou Goethe, inspiração para o livro Fausto e atualmente conhecida Hypezig.
E se quiser saber mais sobre Mackintosh, Margareth e outros muitos artistas do estilo é só conferir o o nosso livro sobre o Art Déco. Ele é completo!
Vai viajar?
Está pensando em explorar a Escócia e suas paisagens deslumbrantes? Este destino fascinante é conhecido por suas montanhas majestosas, castelos históricos e rica cultura, oferecendo uma experiência única e encantadora a todos os viajantes.
Se você está planejando uma viagem para a Escócia, a Boutique de Viagem Gallas & Disperati pode cuidar de todos os detalhes para você! Com nossa experiência em roteiros personalizados, podemos criar um itinerário que inclua as principais atrações, como Glasgow, o icônico Lago Ness, o histórico Castelo de Edimburgo e as Highlands, além de experiências autênticas que refletem a cultura escocesa.
Entre em contato conosco e comece a planejar sua aventura na Escócia.
Até!