O Chile é um destino de viagem adorável e há muito para ser visto por lá! Sua configuração geográfica garante ao país uma imensa variedade de climas e paisagens e um dos lugares mais bonitos é a região de Puerto Varas.
Fica quase na mesma latitude que Bariloche, mas um pouquinho mais ao sul.
Aqui vamos contar tudo que você precisa saber para aproveitar o melhor de Puerto Varas. O que pode ser feito em poucos dias, ou em uma viagem maior, agregando outros lugares igualmente encantadores.
Vamos lá?!
Como chegar
O nosso destino de hoje fica a pouco mais de 1000 km da capital Santiago, mas na vizinha Puerto Montt há um aeroporto internacional. As duas cidades distam apenas 22 km uma da outra e o caminho é quase uma só reta.
Como as estradas da região são boas, tranquilas e bem sinalizadas sugerimos alugar um carro já no aeroporto. Mas você pode optar por transfer, táxi ou ônibus — dependendo do seu tipo de viajante.
Puerto Varas x Puerto Montt
Preferimos o primeiro destino: uma cidade menor, mais bonita e com ótimos hotéis e boas opções gastronômicas.
Puerto Montt é a maior cidade da localidade, capital da província de LLanquihue e com uma população quase 6 vezes maior: são cerca de 213 mil habitantes contra os pouco mais de 37 mil de Puerto Varas.
E há outra diferença: Puerto Montt fica de frente para o mar, enquanto Puerto Varas está de frente ao segundo maior lago chileno: o Llanquihue.
Mas, se ainda não está convencido: ainda tem o vulcão Osorno, visível quase o tempo todo na idílica paisagem de Puerto Varas!
Só por isso já vale a pena estar lá!
Puerto Varas e seus vulcões
O local onde está instalada a simpática cidade é excepcional: o lago Llanquihue é imenso e em volta é possível avistar nada menos do que três vulcões!
Você vai se apaixonar pela paisagem local, com o belíssimo Osorno, que parece obra de um bom designer, o Calbuco e mais um vulcão menorzinho, o Pontiagudo.
O Calbuco deu um susto em abril de 2015 e lançou cinzas até a depois da cordilheira. Depois disso voltou a hibernar — mas é bom ter em mente que pode acordar a qualquer momento!
A beleza da natureza e a tranquilidade do lugar faz com que seja um destino muito romântico. Ideal para ser curtido a dois!
Mas, é claro, nada impede que seja conhecido em família, sozinho ou com amigos.
Saiba ainda que o tempo muda rápido na região dos Lagos, então não se desespere se ao chegar estiver encoberto. Pelo mesmo motivo aproveite os momentos de céu claro, porque chove bastante por lá!
Principais atrações
Estar ali já é uma delícia: então se permita curtir a vista calmamente, e aproveite para fazer muitos registros fotográficos.
Passear pela Avenida Costanera ao redor do lago já é um bom programa!
A cidade não é grande e o centrinho é para ser percorrido a pé. Na praça principal, a de Armas, fica uma pequena feirinha de artesanato. Ali é um bom lugar para encontrar tanto souvenirs de viagem quanto presentinhos.
Não faltam cafés, restaurantes, bares e lojas tanto de marcas internacionais quanto locais, e algumas chocolaterias.
Once Alemana
Uma das manias locais é uma parada à tarde para curtir um chá, café, sanduiches, tortas e bolos. Algo muito parecido com os chamados “cafés coloniais” aqui do sul do Brasil.
E faz sentido que sejam semelhantes! Afinal, têm a mesma origem: os imigrantes alemães.
A once alemana é uma das tradições herdadas dos primeiros colonos vindos da Alemanha, que também deixaram a sua marca na arquitetura da cidade.
Escolha um dos lugares à beira do lago e só vá com muita fome: ou não dará conta nem da metade do que é oferecido…
O que ver no entorno de Puerto Varas
Aproveite com calma e tranquilidade a beleza das estradas locais: elas serpenteiam pela margem do Llanquihue, às vezes com vistas do Lago e seus povoados, outras em meio ao bosque — frondoso e bastante verde nos meses mais quentes.
E não se engane: faz frio quase o tempo todo, mesmo no verão. Lembre-se de sua mãe e siga o conselho: leve um casaquinho!
Frutillar
É onde você irá encontrar a melhor vista para fotografar o vulcão Osorno. Foi fundada por alemães em 1856 e conta com um simpático Museu da Imigração. São apenas cerca de 5 mil habitantes, e no verão acontece anualmente um festival de música clássica.
Frutillar: origem do nome
E uma curiosidade: frutilla é morango no Chile, Argentina e Uruguai e por ali há uma florzinha conhecida como frutilla chilena, uma espécie de rosa selvagem bastante comum nos bosques da região. Ela dá origem a um morango selvagem.
Obs: Na Espanha e em outros países como a Colômbia, morango é fresa.
Puerto Octay
Ainda menor que a cidade anterior, sua vizinha, também teve a sua origem nos colonos alemães. Há uma pequena colina onde poderá avistar a paisagem e fazer boas fotos!
Que tal visitar um vulcão?
O mais antigo parque nacional do Chile é o Vicente Pérez Rosales, bem pertinho de Puerto Varas.
É uma imensa reserva de mata e há duas grandes atrações ali:
- o rio Petrohué e suas quedas — onde os mais aventureiros podem praticar hafting;
- o vulcão Osorno: é possível subir até uma certa altura, com um teleférico em duas escalas.
A subida ao Osorno
Se estiver de carro, como nós estivemos, é uma delícia circular pelas lindas estradas do parque: encontramos até uma simpática raposa, que passeava despreocupadamente.
A subida é por uma via estreita com muitas curvas fechadas. Não se preocupe: tudo é asfaltado e você não vai sentir qualquer sensação de insegurança.
Ao chegar à base você deve comprar os tickets para o teleférico.
Quando estivemos lá o tempo fechou e o teleférico ficou interrompido. Afinal, viagem é assim: nem sempre as coisas saem como planejado.
Mais para ampliar a viagem pela região
Para quem for fazer a travessia pelos lagos até a Argentina a última cidade é Peulla. Fica bem pertinho da fronteira com a Argentina e a apenas 18 km de Puerto Blest — uma das principais atrações de quem visita Bariloche.
Estivemos em Puerto Blest, mas deixamos para conhecer Peulla em outra ocasião, assim como ainda não estivemos na colorida Chiloé — com suas casinhas de palafitas.
Para viajantes com mais tempo e querendo ir mais ao sul na Patagônia Chilena vale considerar voar até Puerto Arenas — e de lá chegar ao Parque Nacional Torres del Paine.
Ou ainda viajar até Puerto Natales, bem no chamado Fim do Mundo — na província de Magallanes y Antártica Chilena.
Nós estivemos em Torres del Paine para ver os famosos Cuernos em outra viagem, partindo de El Calafate. Um destino que também merece ser considerado, pois é lá que está o mais bonito glaciar de todos: o Perito Moreno.
Sabia que embora seja maior que a cidade de Buenos Aires o Perito Moreno não é o campeão em tamanho na América Latina?
Vale ir ao Chile?
Sempre que puder!
Produzem excelentes vinhos, a gastronomia é saborosa, o país é seguro e a população amistosa.
Aqui preparamos um post sobre a nossa experiência de um bate volta até o Parque Nacional Torres del Paine.
Puerto Varas é apenas uma das muitas joias que o Chile tem a oferecer! Com sua deslumbrante paisagem à beira do Lago Llanquihue e uma vista incrível do Vulcão Osorno, essa cidade é ideal para quem busca aliar natureza e cultura.
No entanto, há muito mais para ser visto neste país fascinante, que é dividido em 16 regiões, 57 províncias e 346 comunas, cada uma com suas próprias características e encantos. Desde o deserto do Atacama até a Patagônia chilena, as opções são inúmeras e diversificadas.
Se você está planejando explorar o Chile e deseja um suporte especializado para descobrir o melhor de cada destino, entre em contato conosco na Boutique de Viagem Gallas & Disperati. Estamos prontos para ajudar você a criar um roteiro personalizado que atenda às suas expectativas e desejos.
Experimente viajar com conforto e aproveite ao máximo a sua aventura no Chile.
Esperamos você!