A Patagônia Argentina é uma das regiões mais bonitas do planeta: paisagens cinematográficas, ventos constantes e uma vegetação que vai mudando conforme vamos baixando para as áreas mais ao sul.
O Chile também garantiu o seu quinhão desta região tão interessante — mas, vamos deixar a Patagônia Chilena para tratar em outra ocasião.
Os dois países são separados pela imponente Cordilheira dos Andes. É uma região de montanhas, lagos de cores fortes, rios caudalosos e ainda guardam a segunda maior área de geleiras depois da Antártica.
E ainda tem os animas selvagens: guanacos, raposas, pinguins, leões-marinhos, baleias…
Aqui vamos compartilhar o que visitamos de melhor na Patagônia Argentina, uma região que não deve ser conhecida em uma única viagem.
A origem do nome e um pouco de História
A região foi descrita nos relatos de Fernão de Magalhães, o primeiro navegador a completar a circum-navegação e comprovar que a terra era mesmo redonda — no comecinho do século XVI!
A Patagônia Argentina
Vai muito além da linda Bariloche! É formada por quatro províncias:
- Sta Cruz, onde está El Calafate — a cidade dos glaciares;
- Neuquén;
- Rio Negro, onde fica Bariloche;
- Terra do Fogo, ou Fim do Mundo.
1. El Calafate: a base para visitar as geleiras
Temos um post completo de lá, motivo para não ficarmos nos repetindo por aqui. Mas, saiba que embora a atração principal seja mesmo o sensacional Perito Moreno você ainda poderá conhecer outros glaciares.
E ainda têm passeios no Lago Argentino, a Laguna Nimez em plena Calafate, e de lá é fácil chegar por rodovia até El Chaltén.
Muitos viajantes também incluem em seu roteiro uma visita ao parque chileno de Torres del Paine.
2. El Chaltén, a capital mundial do trekking
E um povoado que fica nos pés de uma das montanhas mais famosas da América do Sul: a Fitz Roy. Ali também fica o Cerro Torre.
Para saber onde se hospedar vai depender do seu tipo de viajante: nós fizemos um bate-volta de Calafate até Chaltén — são pouco mais de 200 km.
Mas, se curtir trekking, vale a pena ficar alguns dias no destino.
3. Bariloche, ideal para uma primeira visita à Patagônia Argentina
A região de Bariloche é encantadora, e há o belíssimo Lago Nahuel Huapi. Também fizemos um post explicando porque pensamos ser no verão a melhor época para visitar a região: não deixe de ler, e salvar.
De lá você poderá optar por fazer o Cruce Andino — o passeio de barco que parte de Bariloche e navega até Puerto Varas, no Chile. Nós optamos por ir aos dois destinos em diferentes ocasiões.
4. Ushuaia, a cidade mais austral das Américas
Instalada na província da Terra do Fogo, também conhecida como Fim do Mundo, é um destino que encanta — e onde o frio é constante. Por isso a alta temporada acontece no verão.
As principais atrações:
- visitar o Parque Nacional da Terra do Fogo;
- fazer o nostálgico passeio no Trem do Fim do Mundo;
- navegar pelo Canal do Beagle e ficar perto dos animais selvagens: a ilha dos pinguins é inesquecível!
E é de Ushuaia que partem os cruzeiros até a Antártica — mas saiba que é preciso organizar a viagem para lá com um mínimo de seis meses de planejamento.
Para continuar a acompanhar os destinos em que estivemos e para informações interessantes, e nada óbvias, de viagens: é só nos acompanhar em nosso Instagram.
Vai viajar? Conte com a Boutique de Viagem
Explorar a Patagônia Argentina é uma aventura que se destaca entre as experiências mais incríveis do mundo! Com paisagens de tirar o fôlego, montanhas majestosas, lagos cristalinos e gelos eternos, essa região é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e da aventura.
Se você está pensando em viajar para a Patagônia Argentina e precisa de um suporte profissional, a Boutique de Viagem Gallas & Disperati está aqui para ajudar! Temos uma vasta experiência na região e podemos criar roteiros personalizados que incluem as melhores experiências, desde trilhas nas montanhas até expedições nos glaciares, garantindo que você aproveite cada momento nesta deslumbrante parte do mundo.
Ajudaremos você a planejar uma viagem inesquecível pela Patagônia, repleta de aventuras emocionantes e descobertas únicas.
Até!