El Calafate fica na Patagônia Argentina, na província de Santa Cruz e é a cidade mais próxima ao Parque Nacional los Glaciares.
Portanto, será a sua base para conhecer o espetacular Perito Moreno: a mais famosa geleira da América do Sul.
Mas há muito mais atrações imperdíveis para ver no destino, e nós vamos contar não só o que fazer em El Calafate como também o que você precisa saber para aproveitar da melhor forma a sua viagem.
Continue lendo!
Como chegar em El Calafate
Há três maneiras de chegar: a mais prática, e a recomendada por nós, é de avião:
- Partindo de Bariloche serão menos de 2 horas e os voos de Buenos Aires demoram cerca de 3,5 horas.
- Também é possível pegar a estrada rumo ao sul, mas as distâncias são imensas e a paisagem monótona: mais de 2.000 km separam a capital argentina de El Calafate, que fica a quase 1.500 km de Bariloche.
- De ônibus, a opção mais barata, será preciso enfrentar longas 24 horas no trajeto!
Uma dica: se for de avião, escolha voar durante o dia, para apreciar as belas paisagens do percurso. E sim, vale a pena sentar-se na janelinha para avistar a magnífica cordilheira, com alguns vulcões.
O que esperar de El Calafate
Evite frustrações: a cidade não é bonita. Para quem conhece a linda Bariloche não pense em comparações!
Nada de charme nas construções ou a beleza natural do lago Nahuel Hualpi. El Calafate é sem graça mesmo, uma pequena cidade comum de interior.
Ela serve apenas como apoio para quem quer conhecer a região, os glaciares e as montanhas próximas à cordilheira. Mas, nem por isso, você deve desmerecer o destino.
Ele é encantador e as paisagens no entorno: belíssimas!
E na cidade você vai encontrar diversas opções de hospedagem, restaurantes para todos os tipos pessoas — alguns muito charmosos e concorridos — e várias lojinhas.
Inclusive de roupas. Então, se esquecer de levar alguma coisa, não vai ter problema!
Saiba que a região é um dos locais mais visitados da América do Sul e recebe anualmente milhares de viajantes, vindos de toda a parte do mundo.
É um ótimo indicativo, não é mesmo?
Especialidades da cozinha local
São duas as especialidades locais: o cordeiro patagônico, assado em fogo de chão, e o sorvete de Calafate — a frutinha que dá nome à cidade.
Podem ser encontrados em diversos restaurantes e também nos muitos hoteis. Se estiver muito frio você pode preferir provar a geleia, ou os licores de Calafate: são bons souvenirs para trazer como lembrança.
Uma breve introdução sobre os principais glaciares argentinos
Como já afirmei acima, o Perito Moreno é a geleira mais famosa de lá, mas não o maior dos glaciares da região.
O Perito Moreno é maravilhoso! Então, sugerimos deixá-lo mais para o final da viagem, sob pena de se decepcionar com os demais.
Por isso sugerimos conhecer antes os glaciares Upsala e Viedma. O primeiro pode ser avistado no passeio à Estância Cristina — o Upsala fica no mesmo parque em que está o Perito Moreno, às margens do lago Argentino.
Para conhecer o Glaciar Viedma será preciso ir a El Chaltén, na fronteira com o Chile, no Parque Nacional onde está a icônica montanha Fitz Roy.
Vamos explicar melhor sobre cada uma das atrações mais adiante.
El Calafate: principais atrações
El Calafate não é um destino barato: por isso nem pense em ficar apenas 2 ou 3 dias por lá. As distâncias são longas, há muitos passeios interessantes e você se sentirá frustrado se der apenas uma olhadinha.
Também é preciso certo preparo físico e bastante disposição.
Conheça outras 4 atrações que você não pode perder estando ali, além do Perito Moreno:
- Lago Argentino e a reserva natural da Laguna Nimez: sem dúvida é uma boa maneira de começar a conhecer melhor a estepe patagônica.
- Glaciar Upsala e a experiência de conhecer uma estância patagônica: o tempo muda rápido e intensamente nesta região. Então saiba que é preciso estar preparado não só para as intempéries, com roupas de proteção ao vento e a chuva, como para frustrações.
- El Chaltén e a montanha Fitz Roy: de El Calafate a El Chaltén são 230 km. É possível fazer um bate e volta — como nós fizemos — ou se hospedar neste povoado, caso queira fazer trilhas para conhecer melhor a região. Vai depender de qual tipo de viajante é você.
- Que tal conhecer o Parque Nacional Torres del Paine? Um lugar ideal para quem curte aventura, trekking e natureza. Fica no Chile: se for de El Calafate não deixe de levar o seu passaporte e dinheiro chileno para pagar a entrada do parque (confira o post completo sobre a nossa experiência de um bate-volta de El Calafate até Torres del Paine).
- Perito Moreno: a atração principal de El Calafate, sobre a qual fizemos um post completo. É um destino impressionante e que merece estar em sua lista de lugares para visitar.
O Perito Moreno é realmente um grande espetáculo da natureza e tem a melhor estrutura turística da região.
Ver o glaciar Perito Moreno é, com certeza, algo especial. Para não esquecer jamais!
E agora que você está pronto para conhecer todos os encantos de El Calafate convidamos a ver nossos outros posts sobre a Argentina:
- Bariloche no verão: o que há de melhor por lá;
- Argentina no verão: saiba o que ver no país nesta estação do ano;
- Patagônia Argentina: paisagens estonteantes e muito a ser conhecido;
- Perito Moreno: o mais famoso glaciar da América do Sul;
- O que fazer em Mendoza: confira as nossas dicas para uma escapada romântica!
E fique de olho! Porque em breve vamos contar sobre os nossos dias em Ushuaia, no Fim do Mundo!
Nos acompanhe por aqui e em nosso Instagram: sempre publicamos informações e experiências em novos destinos e diversas informações culturais.
E, antes de nos despedirmos por hoje lembramos que a Boutique de Viagem é uma agência especializada em atendimento personalizado, e que podemos cuidar de todos os detalhes de sua próxima viagem.
Até uma próxima!