Contrate a Boutique de Viagem

Castelo de Chillon, uma fortaleza medieval as margens do Lago Léman

castelo de chillon

Sabia que o Castelo de Chillon já tem mais de 1000 anos e é o monumento histórico mais visitado da Suíça? Fica a poucos quilômetros de Montreux e segue sendo uma das mais bem preservadas construções medievais europeias.

Além disso, serviu de inspiração para um dos castelos de uma das estórias da Disney.

Saiba mais sobre o Castelo de Chillon e coloque-o em sua lista de lugares incríveis para visitar!

Mais de 1000 anos de História

Há registros de que o local já tenha sido um ponto de controle militar desde os tempos dos Romanos, e os primeiros registros escritos datam do ano 1150, quando já era uma fortaleza.

O Château de Chillon pertenceu do século XII ao XV aos Condes de Savoia, que exploravam a região e usavam o castelo para cobrar impostos daqueles que cruzavam o Lago Léman.

Depois a fortaleza passou a pertencer aos Berneses entre 1536 e 1798 e, posteriormente, à população de Vaud.

O Castelo de Chillon

Foi construído sobre uma ilha rochosa, bem próxima ao continente. É justamente a sua instalação, à beira do Lago Leman e perto de uma encosta, mais a beleza da arquitetura, que garantem o visual encantador à construção.

A região é estratégica: lançando correntes no lago conseguiam proteger militarmente o entorno e conseguiam cobrar impostos para liberar o acesso das embarcações. Do Lago Léman é possível chegar facilmente à França e Alemanha e, pelo rio Ródano, navegar rapidamente até a Itália.

foto tirada do barco no Lago Leman chegando ao Castelo de Chillon
Foto tirada do barco já chegando ao porto, que fica bem próximo da entrada do castelo de Chillon

Como chegar ao Castelo de Chillon

A fortaleza medieval fica em Veytaux, uma pequena vila suíça com menos de 1000 habitantes que fica a apenas 3 km de Montreux.

É possível chegar ali de carro, trem e ônibus. Mas, aqui deixamos uma dica especial: se for ao Lago Léman nos meses mais quentes do ano o melhor mesmo é ir até o Castelo de Chillon de barco.

Partindo de Montreux ou de Vevey são uns poucos minutos em um passeio tranquilo e com vistas belíssimas: só assim você poderá ver, e fotografar, toda a construção.

Os barcos são em estilo Belle Époque e movidos a roda de água — um charme a mais para sua viagem.

Barco Belle Époque que faz o trajeto Montreux ao Castelo de Chillon
Um dos barcos que faz o trajeto: a parte superior é reservada à Primeira Classe

O Lago Léman

O Lac Léman, em português Lago Léman, é o maior lago da Europa Ocidental — são 581,3 km². Só perde em extensão para o imenso Lago Balaton, na Hungria, que mede 592 km².

Para que tenha uma melhor dimensão do tamanho destes lagos e, se conhece Zurique, saiba que o Lago Zurique mede apenas 90,1 km².

E aqui explico a confusão entre Lago Leman e Lago Genebra: na verdade não são sinônimos (embora muita gente ache que sim). Leman é o nome dado ao conjunto completo dos lagos: dividido entre grande e pequeno. Apenas o Lago pequeno (cerca de um terço da área total) é chamado de Lago Genebra.

interior do Castelo de CHillon
O interior bem preservado do Castelo de Chillon: ali vai encontrar desde a antiga adega de vinhos e a prisão até as salas de recepção e os dormitórios dos antigos condes

E porque visitar a região?

Bom, embora menos conhecida dos brasileiros a Riviera Suíça é das mais lindas regiões do país. Éngloba o trajeto entre Montreux e Genebra, uma região elegante cheia de glamour e com muito charme.

O Lago Leman fica na divisa com a França e é possível programar visitas as pequenas cidades de Évian-les-Bains, conhecida por suas águas termais; e também passar um dia ou dois em Yvoire, uma charmosa vila medieval.

No Cantão de Vaud estão a já mencionada Montreaux e Lausanne e, a cerca de 100 km dali, fica a elegante Genebra — uma das maiores cidades da Suíça. Vaud é também uma importante região vinícola, que fica aos pés dos alpes. Não vai faltar o que ver e fazer por ali.

Sua visita ao Castelo de Chillon

Caso tenha um dos seguintes passes você terá, respectivamente, desconto de 50% ou 100% na entrada ao monumento

Caso contrário as tarifas são 13,50 CHF para adultos e 7 CHF para crianças. Há descontos para estudantes, aposentados, militares e grupos.

Caso não queira correr o risco de esperar uma longa fila, sobretudo no verão, é recomendado comprar tickets com antecedência.

Reserve pelo menos 1,5 hora para conhecer toda a fortaleza e vá com sapatos confortáveis: são vários degraus para subir e descer.

interior do Castelo de Chillon no verão
Na primavera e no verão você verá tudo florido. Nos meses mais frios a luz muda bastante — mas sempre vale a visita

Uma curiosidade: sabia que Chillon inspirou um dos castelos Disney?

Pois é. Se você assistiu ao clássico A Pequena Sereia, de 1989, com certeza vai reconhecer o castelo do príncipe Eric!

E, estando com crianças, vale visitar o local no verão, e chegar de barco: vai que avistam a princesa Ariel por ali? Com certeza vai marcar vários pontos com a sua pequena 😉

Viaja com crianças e quer visitar outras locações que inspiraram animações Disney?

Confira os seguintes posts:

Para saber onde ficar e o que incluir em sua programação

Em breve contaremos mais sobre o que vimos no Vale de Vaud e nos Alpes do entorno. Se precisar de apoio para organizar a sua viagem, entre em contato conosco: somos também uma Boutique de Viagem.

Quer saber mais sobre o Swiss Travel Pass? Também podemos ajudar — somos parceiros e podemos emitir os bilhetes para você. De maneira que aproveite o melhor da Suíça, da forma mais econômica e inteligente.

Volte mais vezes aqui ao blog e nos acompanhe pelo instagram @gallasdisperati.