Conhecer os Países Nórdicos vai muito além da curiosidade sobre os vikings e a mitologia regional, da impactante aurora boreal ou de uma visita à terra do Papai Noel.
Embora não estejam entre os países mais visitados na Europa são destinos reconhecidos internacionalmente como excelentes lugares para se viver, com muita história e uma estrutura turística encantadora: impossível não cair de amores por lá!
Aqui vamos contar um pouco sobre cada um dos cinco Países Nórdicos e compartilhar nossa experiência nas cidades que mais gostamos. Continue lendo e aproveite!
Os 5 Países Nórdicos
Para começar, entenda que Nórdico não é sinônimo de Escandinavo. A Escandinávia engloba só três países: Dinamarca, Noruega e Suécia.
Os 5 Países Nórdicos são os três Escandinavos mais a Finlândia e a Islândia.
As bandeiras dos Países Nórdicos
Como pode prestar atenção à imagem abaixo é fácil perceber que as 5 bandeiras são bastante semelhantes. Todas apresentam a chamada cruz nórdica — a qual não é centralizada e onde o braço horizontal do lado direito é alongado.
E você sabe qual é a origem? O desenho original é o da bandeira da Dinamarca, tida como a mais antiga em uso contínuo no mundo!
Provavelmente ela deriva da bandeira local do tempo das Cruzadas, e os demais países do grupo inspiraram-se em sua força visual e seguiram o mesmo padrão.
E agora vamos a um pequeno resumo descomplicado dos 5 destinos encantadores em ordem alfabética, junto a algumas de suas principais atrações.
Dinamarca
Por muitos anos ocupou a primeira posição de país mais feliz do mundo (atualmente quem está na primeira posição é a Finlândia).
A Dinamarca tem mesmo um ótimo clima e uma população afável. Não deixe de colocar em seu roteiro os principais castelos e palácios — são bem diferentes entre si e guardam muito da estética dos países do norte.
Além dos mais famosos e conhecidos, no coração de Copenhagen, insistimos para que conheça:
- Kronborg, em Helsingor. Fica de frente ao canal e dali você avista a Suécia. A construção é imensa e foi a inspiração para que Shakespeare escrever seu ótimo Hamlet (como ja contei no post sobre Clássicos da Literatura);
- Frederiksborg, em Hillerod. O palácio que mais gostamos de visitar e que é o maior do país: não deixe de prestar atenção à decoração de sua imensa capela.
Finlândia
Além de sua estilosa capital, Helsinki, um dos locais mais visitados da Finlândia é a região da Lapônia: onde fica a vila do Papai Noel, se pode curtir a aurora boreal e conhecer as fazendas de renas.
Aliás, é bom nem comentar com os pequenos que além de puxarem os trenós, as renas também são usadas na alimentação. Bom, outra iguaria bastante apreciada e facilmente encontrada nos mercados locais é a carne de urso. Abaixo uma imagem da versão enlatada das carnes exóticas que fotografamos no mercado de Helsinki.
Para os amantes do inverno são muitas as estações e resorts para curtir o ski, e algo que agrada a todos os locais são mesmo as saunas. Aliás, sabia que existem mais saunas do que carros na Finlândia?
Turku é a cidade mais antiga do país e Helsinki o destino ideal para quem curte arte e design (a imagem na parte superior do post é um recorte da estação de trem da capital finlandesa).
Islândia
Infelizmente ainda não estivemos neste países tão único, também conhecido como a Terra do Gelo. A Islândia está localizada em uma ilha vulcânica, bem perto do Ártico e outro destaque são as suas geleiras.
A capital Reykjavik e demais cidades garantem uma estrutura confortável e moderna, mas a sensação turística do país é mesmo a imensidão e a beleza de suas paisagens e dos muitos parques naturais.
Noruega
Noruega e Suécia dividem a mesma porção da Península Escandinava, a maior península da Europa. A Noruega é o país dos fiordes. Bergen é uma cidade famosa por suas construções coloridas e ponto de partida para ver estas belezas naturais.
E se quiser saber mais: leia o post explicando o que é um fiorde.
A capital norueguesa é Oslo, uma cidade moderna com muito verde.
Suécia
A Suécia foi um destino em que estivemos entre julho e agosto de 2022, junto com a Noruega, e tem a sua capital, Estocolmo, construída sobre nada menos que 14 mil ilhas!
Não deixe de conferir o post caprichado que publicamos de lá:
Informações importantes
Como chegar aos Países Nórdicos?
Bom, não há vôo direto do Brasil para qualquer um deles. Porém, isso não chega a ser um problema, pois diversas companhias áreas voam de muitas cidades europeias para os principais destinos nos cinco Países Nórdicos.
Ah, e você também poderá chegar até um deles por via marítima: opções não faltam. Para exemplificar, compartilhamos a seguir algumas de nossas experiências de viagem.
- Já incluímos a Escandinávia em uma viagem em que estávamos pelo norte da Alemanha. A opção foi dirigir até o porto em Puttgarden e pegar a Ferry para atravessar até Rodbyhavn, já na Dinamarca. De lá seguimos viagem de carro até a capital do país, Copenhagen, e aproveitamos para conhecer outras cidades interessantes no entorno.
- Também já optamos por voar até Helsinki — tendo desembarcado em Frankfurt — onde fica o maior aeroporto da Alemanha — e seguimos tranquilamente até a capital finlandesa.
- Outra viagem que recomendamos é atravessar de barco da charmosa Tallinn, na Estônia até a capital da Finlândia — percurso que leva menos de duas horas (leia também o post sobre os Países Bálticos).
Cheque o que combina mais com o seu perfil de viajante e inicie o seu planejamento.
Melhor época para conhecer
Para nós, brasileiros, os Países Nórdicos são bastante gelados e os dias de inverno por lá castigam; além de terem poucas horas de sol por dia.
Por isso, sem dúvida, a melhor época para conhecer qualquer um deles é nos meses mais quentes do ano. O verão é a alta temporada por lá e as cidades estarão muito mais vibrantes.
Só assim você terá pique para andar bastante a pé, aproveitar os muitos parques e poderá curtir mais todas as opções culturais e gastronômicas. Muita coisa fecha mais cedo nos meses mais frios, e você ainda precisará providenciar roupas adequadas, que dificilmente usará quando estiver de volta no Brasil.
E aquela dica de mãe: mesmo viajando no verão não deixe de levar alguns agasalhos, as temperaturas podem ser muito mais baixas do que você imagina. Já pegamos lindos dias azuis com apenas 13 graus em pleno final de junho em Copenhagen.
Filmes para inspirar você a viajar para estes destinos fascinantes
Quer conhecer mais sobre os Países Nórdicos? Por aqui temos várias listas de filmes e séries e acredito ser uma boa conferir os seguintes posts:
- Viaje para Copenhagen com a ótima série Borgen;
- Uma super seleção de mais de 20 filmes incríveis para viajar: dois dos indicados são excelentes títulos suecos.
Conte conosco em sua próxima viagem
Na Boutique de Viagem Gallas & Disperati, somos especializados em roteiros culturais e experiências personalizadas. Estamos prontos para ajudar você a planejar cada detalhe da sua visita aos países nórdicos e outros destinos imperdíveis.
Desde a escolha da melhor hospedagem até a criação de um itinerário que combine cultura, gastronomia e conforto, nossa equipe está aqui para garantir que sua experiência seja verdadeiramente inesquecível.
Entre em contato conosco e comece a planejar sua viagem dos sonhos! Acompanhe nossas novidades no Instagram @gallasdisperati e fique por dentro de dicas e inspirações para sua próxima aventura.
Até a próxima viagem!