O Parque Nacional Torres del Paine existe desde o final da década de 1950 e foi declarado área de Reserva da Biosfera, pela Unesco. São mais de 242 mil hectares e os pontos mais impactantes são as chamadas Torres del Paine e os Cuernos del Paine — que aparecem na imagem acima.
O destino fica na porção chilena da Patagônia — uma área imensa, com uma natureza que surpreende e encanta.
Como chegar
A maneira mais fácil é voando de Santiago do Chile, a capital do país, até Puerto Natales.
Nós chegamos até lá de um jeito bem mais complicado — e menos confortável. Estávamos na Patagônia Argentina, e fomos até Torres del Paine de ônibus 4×4, partindo de El Calafate.
Vamos contar a nossa experiência mais para à frente.
Parque Nacional Torres del Paine
Um dos principais parques do Chile fica em Magalhães e Antártica Chilena, uma das 16 regiões chilenas.
Está a pouco mais de 100 km ao norte de Puerto Natales — outro destino bastante visitado por turistas, assim como Puerto Arenas.
O Lago Pehoé e outros menores, sempre de cores intensas, encantam a todos os visitantes, tendo como plano de fundo as montanhas de granito, e alguns glaciares. O mais famoso é o Grey, que é bem menos fantástico que o argentino Perito Moreno.
O destino ideal para quem ama trekking e montanhismo
O parque é realmente grande e são muitas as possibilidades de caminhada — dependendo do seu nível de condicionamento e tipo de viajante.
As mais procuradas são:
- o Circuito W: que leva 4 dias para ser completado;
- o Circuito O: que dá uma volta mais completa e que leva entre 7 e 10 dias para ser completado;
- você também pode escolher fazer como nós: uma visita de um único dia.
Lá você também encontrará as florestas andinas, cascatas e quedas d’água e poderá avistar animais como os simpáticos guanácos, raposas, condores e, com muita sorte, algum puma.
De qualquer forma é importante deixar claro que é bom que saiba que para entrar no parque é preciso comprar os ingressos com dinheiro chileno.
E que as máquinas de cartão nem sempre estão funcionando — o local é distante de tudo! Por isso, esteja preparado e tenha pesos chilenos para evitar qualquer contratempo.
Se você não é do tipo que curte trilhas, saiba também
Quando estivemos lá todos os banheiros que tentei usar no parque ou estavam interditados, ou sem água. E é bom salientar que era alta temporada: início de janeiro.
Então: já vá com o modo “expedição” ligado. E leve consigo água e papel — só para garantir.
De El Calafate a Torres del Paine
Apesar de ser apenas pouco mais de 250 km de distância (ida e volta) saímos do hotel em El Calafate umas 5 da manhã e só voltamos depois das 10 da noite.
Então, se pretende fazer como nos prepare-se para a maratona que será esse dia. Para quem estiver pensando em viajar com crianças ou alguém com problema de mobilidade, sugiro abortarem o passeio. Não vai ter vista que valha a pena o sacrifício!
Nosso perrengue não programado
Olhando pelo mapa, quando fazíamos o planejamento de viagem, achei que valeria a pena. Mas eu não estava preparada para o dia que programei para nós.
Sorte que nada tira o bom humor do meu marido/companheiro!
Para começar, a viagem é em um ônibus 4 x 4: parece veículo para ir a guerra! O caminho começa bem, mas choveu sem para na noite anterior e os buracos tomaram conta da pista.
Então, nem pense em fazer o trajeto em um carro de passeio. Pelo menos, não em dia de chuva.
Os buracos pela estrada eram gigantescos, e em pouco tempo o nosso ônibus estava com suas imensas janelas totalmente cobertas de lama!
Não é exagero, tinha lama até na cobertura do nosso ônibus.
Prepare-se para as Alfândegas
Além da grande distância e da precariedade da estrada, saiba que será preciso passar pelas alfândegas: são duas na ida e duas na volta.
Para grupos, é preciso desembarcar, com seus pertences, e fazer a tramitação a pé. Faça chuva, ou faça sol.
No nosso caso, na ida, chovia sem parar. E pense que não tem cobertura no lado argentino…
No lado chileno é mais bem preparado e tudo passa pelo Raio-X. Mas, até inocentes maçãs (levadas para o lanche), podem ser confiscadas. Não ouse tentar passar com um sanduíche de carne!
E mais uma informação: se for mulher, lembre-se: o banheiro no lado chileno pode ser a sua única opção.
Hospedagem e alimentação em Torres del Paine
A maioria fica fora, mas há opções de hospedagem dentro do Parque nacional Torres del Paine. Também existem áreas demarcadas para acampar.
Sobre a alimentação, as opções são poucas. Leve-a com você.
E tenha consciência: leve todo o seu lixo com você para fora do parque. E como estará em uma reserva tenha todo cuidado com o fogo!
O último incêndio destruiu mais de 33 mil hectares de florestas! Ainda dá para ver as árvores queimadas — uma tristeza.
Para quem gosta de destinos como Torres del Paine, sugerimos conferir estes outros posts:
Que tal viajar para Torres del Paine?
Que tal explorar Torres del Paine e suas impressionantes paisagens patagônicas? Este parque nacional é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, com montanhas majestosas, lagos cristalinos e uma biodiversidade incrível, oferecendo uma experiência de trekking e aventura incomparável.
Se você está pensando em viajar para Torres del Paine ou qualquer outro destino nas Patagônias Argentina e Chilena, a Boutique de Viagem Gallas & Disperati está aqui para ajudar! Com nossa expertise em roteiros de aventura e natureza, podemos criar um itinerário personalizado que inclua trilhas deslumbrantes, experiências únicas de observação da fauna e acomodações confortáveis, garantindo que você aproveite cada momento de sua jornada na Patagônia.
Entre em contato conosco e comece a planejar sua próxima viagem, repleta de aventuras e paisagens de tirar o fôlego!
Nos acompanhe em nosso Instagram e aqui em nosso blog, até uma próxima visita!