A Suíça é um dos mais interessantes destinos de viagem na Europa: belas paisagens, uma das melhores redes de transporte público do mundo, excelente infraestrutura e muita história. E ainda tem a ótima gastronomia: além de estarem entre os maiores exportadores de queijos, chocolate e café!
Estão mesmo no coração da Europa, dividindo fronteira com outros destinos incríveis:
Confira o resumo interessante que preparamos sobre o país e deixe pronto o seu plano de viagem para conhecer o melhor da Suíça.
Um grande destino de viagem
Sabia que a Suíça é um país pequeno, quase do tamanho do Espírito Santo? São 41.290 km² contra 46,095 km² do estado brasileiro — para ter uma melhor dimensão do tamanho da Suíça saiba que é menos da metade do tamanho de Portugal!
E, mesmo assim, eles concentram a MAIOR malha ferroviária da Europa: são 5.250 km de trilhos.
Por isso, em sua viagem pela Suíça tenha uma certeza: vá de trem! É fácil, rápido e confortável.
Aliás, se não tem prática em viagens de trem pela Europa, leia o post que preparamos sobre o assunto. Caso prefira que cuidemos da emissão dos passes e tickets para você, é só entrar em contato conosco.
A Suíça em números
Vivem no país menos de 8,5 milhões de habitantes que gozam de uma das maiores rendas per capta do mundo e de um sistema de educação e saúde exemplares.
Em um país tão pequeno se destacam duas cidades que são importantes polos financeiros e econômicos não apenas nacionais, mais mundiais: Zurique e Genebra.
Criaram algumas das marcas mais valiosas, como Nestlé, Omega e Credit Suisse e são sede de diversos organismos internacionais, como a Cruz Vermelha.
É dividida em 26 cantões, que são como estados — mas completamente independentes e com as suas próprias leis. São um Estado Federal desde 1848, e há quatro regiões distintas na Suíça: com sua própria língua e aspectos culturais:
- A Suíça Alemã, engloba mais de 60% do país;
- A Suíça Francesa: com mais de 20%
- A Suíça Italiana
- A região do Romanche: com menos de 0,5 da população.
Como resultado grande parte da população também fala inglês, a maneira encontrada pelo governo para que todos se entendam, sem privilegiar qualquer das quatro regiões.
Fatos interessantes sobre a Suíça
- A Suíça é um país neutro desde 1815.
- A capital é a elegante cidade de Berna.
- Eles se orgulham de ser um dos países onde é mais fácil abrir um negócio online.
- O suíço alemão ( Schweizerdeutsch) não é uma língua, e sim um dialeto. Nas escolas é ensinado o alemão.
- A bandeira suíça é quadrada, e não retangular. O design de fundo vermelho e a cruz branca ao centro datam de 1339 — quando soldados que lutaram na Batalha de Laupen costuraram cruzes brancas em suas vestes para se diferenciarem dos inimigos.
- O Aeroporto de Zurique (que na verdade fica em Kloten) é um dos dez maiores da Europa.
- Eles são produtores de vinhos desde o tempo dos Romanos. Só na região de Lavaux são mais de 800 hectares cobrindo as encostas do Lago Leman com vinhas.
- Respeitam e preservam ao máximo os seus recursos naturais.
- Para circular pelas estradas é preciso ter no carro um selo comprovando o pagamento anual do pedágio, de apenas apenas 40 francos.
E mais algumas curiosidades sobre o país
- O canivete suíço foi criado em 1891, por Karl Elsener.
- Como já explicamos acima, o país tem quatro línguas nacionais.
- Curte trilhas? Vá para a Suíça! São mais de 60.000 km de trilhas catalogadas por todo o país.
- O maior túnel europeu fica na Suíça: é o de São Gotardo com mais de 57 km de extensão.
- A Suíça é oficialmente chamadas de Confederação Helvética, por isso a abreviatura do nome do país é CH.
- O presidente muda de 12 em 12 meses, motivo pelo qual muitos dos suíços nem sabem quem está à frente dos ministros. O que importa por lá é que tudo funciona.
- Nas primeiras quartas-feiras de fevereiro são testadas TODAS as sirenes de emergência do país. Se estiver por lá, não se assuste!
- Freddie Mercury apaixonou-se por Montreux após ter participado com o Queen do famoso festival da cidade. Gravaram lá diversos discos e Mercury viveu na cidade por um período.
- Cada suíço consome, em média, por ano: 21,5 kg de queijo, 11 kg de chocolate e 7,5 kg de café!
Confira os destinos suíços sobre os quais já escrevemos aqui no blog:
- Zurique: entre as mais elegantes cidades europeias
- Castelo de Chillon: o monumento mais visitado da Suíça — que inspirou um dos castelos das animações Disney.
Em breve vamos contar mais do que vimos nas cidades por onde estivemos:
- Genebra
- Lucerna
- Montreux
- Berna
- Zermatt
- Lugano
- Schaffhausen
- Lausanne
- Gstaad
Pretende conhecer o melhor da Suíça?
Se você está pensando em explorar o melhor da Suíça, prepare-se para descobrir paisagens deslumbrantes, cidades encantadoras e uma rica cultura que fará sua viagem inesquecível!
Na Boutique de Viagem GD, ajudamos você a planejar a viagem dos seus sonhos, oferecendo roteiros personalizados que destacam as maravilhas naturais e experiências culturais da Suíça. Cuidaremos de todos os detalhes, desde a escolha das melhores acomodações até a organização de atividades únicas.
Além disso, oferecemos a opção de emitir seu seguro viagem conosco, garantindo que sua aventura pela Suíça seja segura e tranquila.
Entre em contato e comece a planejar sua próxima jornada por este incrível país! Estamos ansiosos para ajudá-lo a criar memórias inesquecíveis!
Para não perder nenhuma dica e continuar explorando maravilhas ao redor do mundo, convidamos você a acompanhar nossos posts aqui no blog, onde sempre compartilhamos informações interessantes e relevantes sobre destinos, cultura e experiências de viagem.
Além disso, siga-nos no Instagram @gallasdisperati, onde publicamos conteúdo que inspira e auxilia na sua jornada.
Até a próxima!