As Sete Maravilhas do Mundo Moderno foram escolhidas por votação internacional e levadas a público em 2007, em um projeto coordenado pela UNESCO.
Foi uma ação que visava encontrar um consenso mundial sobre quais serão os maiores destaques arquitetônicos do planeta, tendo em conta a beleza, o valor histórico e a relevância cultural e a complexidade construtiva.
Confira a seguir quais são e também algumas informações turísticas de cada um dos locais, espalhados por diversos países pelo mundo.
A origem da Lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno
Na Antiguidade Clássica, há centenas de anos, ficou famoso um poema que narrava quais seriam as Sete Maravilhas do Mundo naquele momento. Preste atenção que a Antiguidade Clássica é o período que compreende os séculos VIII a.C. até V d.C.. A seguir, a lista original:
- Jardins suspensos da Babilônia
- Pirâmide de Gizé
- Estátua de Zeus
- Templo de Artêmis
- Mausoléu de Halicarnasso
- Farol da Alexandria
- Colosso de Rodes
Todas estas obras foram destruídas pelo tempo, a exceção da Pirâmide de Gizé, no Egito. Por ser uma das remanescentes da lista original a direção da UNESCO decidiu em 2007 que teria o título de Maravilha Honorária.
A escolha das nova TOP 7 atrações do mundo
A fim de fomentar o turismo entre as obras tombadas pelo Patrimônio da Humanidade a UNESCO organizou votação para eleger as novas obras mais icônicas. Foram mais de 200 construções inscritas e uma votação aberta ao público chegou aos 20 sítios históricos mais relevantes.
Formou-se então um grupo de arquitetos, que escolheram de acordo com critérios técnicos quais entre os 20 finalistas encabeçariam a lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
A lista com as Sete Maravilhas do Mundo Moderno
- Cristo Redentor, no Brasil
- Machu Picchu, no Peru
- Chichén Itzá, no México
- Coliseu, em Roma
- Taj Mahal, na Índia
- Grande Muralha, na China
- Ruínas de Petra, na Jordânia
E aí, você pode se perguntar: mas como eu posso aproveitar esta lista?
Bem, tínhamos um amigo que fazia questão de ticar este tipo de lista. Elas se tornaram não só motivos para ele viajar como para a escolha dos destinos que iria visitar. E assim ele esteve em mais de 50 países.
Nada mal, não acha?
Até o momento eu só estive em quatro das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Confira a seguir algumas informações turísticas sobre elas.
Motivos para conhecer alguns destinos desta lista
1. Cristo Redentor
O Cristo Redentor é monumento mais famoso do Brasil e a mais visitada atração nacional, um dos maiores símbolos do nosso país no exterior.
Sua arquitetura é elegante, um marco do estilo Art Déco, e o fato de ter sido escolhido entre as Sete Maravilhas do Mundo Moderno atesta a sua qualidade e importância cultural — pois deixou para trás outros marcos semelhantes, como a Estátua da Liberdade, em Nova York, e a Torre Eiffel, em Paris.
Por si só já seria motivo para uma viagem ao Rio de Janeiro, mas acontece que o Rio é conhecido mundialmente como a Cidade Maravilhosa. Com este nome só poderia ser um destino que precisa estar na lista de lugares para conhecer de qualquer viajante.
2. Machu Picchu
Aqui trata-se da atração mais visitada de toda a América do Sul!
E Machu Pucchu é mesmo um dos lugares mais fantásticos em que já estivemos. Vale demais ir além de Cusco e a Cidade Perdida. Para saber mais leia o que já escrevemos sobre o país:
- Viagem ao Peru: uma seleção de filmes e documentários
- Lugares para viajar no Peru
- Viagem para Machu Picchu
- Vale Sagrado dos Incas
- Vale do Colca
- Arequipa: a cidade branca em um vale de vulcões
- O que ver em Cusco: o fantástico umbigo do mundo
- Mal de Altitude: 7 cuidados para minimizar o soroche
3. Chichén Itzá
Uma viagem ao México foi a minha estreia em destinos internacionais, em 1995. Eu era, então, uma jovem e acabei esquecendo de levar a minha máquina fotográfica no dia que visitamos Chichén Itzá.
Nunca me desculpei do lapso… e é um destino que planejo voltar com o Alfredo, levando as nossa câmeras, é claro!
Fica na Península de Yucatán, facilmente acessível para quem visita o balneário de Cancun ou de outros locais na badalada Riviera Maya.
4. Coliseu
Bem no centro de Roma o antigo Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flavio, foi construído entre os anos 72 e 80 d.C.. É o maior símbolo do poder do Império Romano, e também uma das principais atrações da capital italiana.
Mais do que lembrar dos gladiadores e das demonstrações de barbárie, que nos tempos dos césares romanos serviam para divertir a população, é interessante contar hoje esta imensa obra está em ruínas porque grande parte de seus mármores foram usados na construção da Igreja de São Pedro.
Não deixe de conferir o post que preparamos para um giro fora do óbvio em Roma:
- As fontanas de Roma: um guia para conhecê-las a pé.
Em busca de mais inspirações de destinos para as suas próximas viagens?
Aqui no blog temos centenas de posts com muita informações e em nosso Instagram você encontra um bom resumo do que vimos: acompanhe GallasDisperati e saiba mais.
Se curtiu saber mais sobre as Sete Maravilhas do Mundo moderno sugerimos ler também sobre as Sete Maravilhas da Natureza — duas delas estão no Brasil!
Que tal programar a sua próxima viagem conosco? Cuidaremos de cada detalhe por você.
Somos uma Boutique de Viagem especializada em atender de forma personalizada e sob medida a cada um de nossos clientes.
Isso vale para qualquer destino que você deseje conhecer: o nosso trabalho é realizar os seus sonhos e aumentar a sua bagagem cultural.
Volte mais vezes por aqui. Esperamos você.